Fremax reforça a importância do pré-assentamento do sistema de freio

É necessário fazer o pré-assentamento durante os primeiros 300 km rodados com o veículo

O sistema de frenagem é diretamente ligado à segurança do veículo, por isso, a Fremax recomenda alguns cuidados ao fazer a manutenção. “Ao finalizar a aplicação dos novos discos de freio e pastilhas, para alcançar o máximo desempenho do sistema, é fundamental realizar o pré-assentamento”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Mas, porque fazer o pré-assentamento?

Segundo Leite, o pré-assentamento deve ser feito assim que inicia o contato da pastilha nova com o disco de freio novo. “Nesse momento, deve-se evitar o superaquecimento, por isso as primeiras frenagens precisam ter progressividade para que haja um princípio de assentamento entre as partes e uma perfeita troca de calor para que tudo isto garanta a durabilidade das peças”, ressalta o coordenador da Fremax.

Como fazer o pré-assentamento

Após a instalação dos componentes do sistema de freio, é preciso realizar de 8 a 10 frenagens de 60 km/h, reduzindo para 40 km/h. Em seguida, efetuar de 8 a 10 frenagens de 40 km/h até a parada do veículo. É recomendável também, nos primeiros 300 km, que os freios sejam utilizados moderadamente.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php