Freio traseiro com problemas pode prejudicar todo o sistema?

Empenamento de disco de freio, espelhamento de pastilha e deficiência de frenagem estão entre as possíveis consequências da perda de eficiência do freio traseiro

 

 

O sistema de freio a tambor funciona por meio do atrito das lonas com o tambor e é composto também pelo cilindro, molas e alavanca, todos os itens devem estar em boas condições de uso e devidamente ajustados, uma vez que atuam conjuntamente.

Em média, o freio dianteiro é responsável por 70% da carga de frenagem de um automóvel e o traseiro 30%.

Por isso, para que não ocorra o comprometimento de todo o sistema, a Fras-le recomenda avaliação periódica dessas peças.

Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, ressalta a importância do funcionamento adequado do sistema de freio traseiro quando o veículo conta com tambor. “A falta de manutenção faz com que o sistema de freio dianteiro atue com sobrecarga para compensar a perda de eficiência da traseira. Isto pode causar aquecimento excessivo nos componentes do sistema dianteiro e provocar empenamento de disco, espelhamento de pastilha e deficiência de frenagem”, alerta.

Sinais de alerta de manutenção do sistema de freio

Além das avaliações periódicas, de acordo com as recomendações do fabricante, alguns indícios necessitam de atenção e servem de alerta, indicando que pode haver comprometimento de alguma peça do sistema, entre eles, vibração no pedal de freio, ruídos ao acionar o pedal, resposta de freio demorada, luz do painel acesa ou pedal muito duro ou muito suave.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php