FPT apresenta motores da linha Cursor para o Iveco Stralis Ecoline

A FPT Industrial, braço de fabricação de motores e transmissões do Grupo Fiat, apresenta os novos motores Cursor 9 e Cursor 13, ambos de seis cilindros em linha, utilizados na versão Ecoline do Iveco Stralis. Para atender às normas de emissões de poluentes do Proconve P7/Euro 5, os dois motores são equipados com o sistema SCR Only de pós-tratamento de gases, que utliza Arla 34.

11230

A versão Euro V do Cursor 9 (até então usado apenas para equipar máquinas agrícolas e de construção) tem 8,7 litros de deslocamento e consome 4,5% menos combustível em relação ao antigo motor Cursor 8 Euro III. O propulsor tem duas opções de potência, 330 cv (com torque máximo de 1300Nm disponível entre 1.100 e 1.800rpm) e 360 cv (com torque máximo de 1.500Nm entre 1.200 e 1.650 rpm).

Já o novo Cursor 13 Euro V com aftercooler, segundo a FPT, traz novo rotor do turbo em alumínio forjado, o que proporciona mais resistência e durabilidade, além de novos pistões para suportar a pressão de combustão aumentada. A fábrica estima que, com as mudanças, o propulsor tenha ficado até 7,5% mais econômico. O motor possui três opções de potência: 410cv (torque de 2.250Nm entre 1.000 e 1.500rpm), 440cv (torque de 2.100Nm entre 1.000 e 1.400rpm) e 480cv (torque de 1.900Nm entre 1.000 e 1.400rpm).

11231

Ainda de acordo com a FPT, outra novidade presente nos dois motores é o “green filter”, que exige a troca apenas do cartucho e não de todo o filtro. O Cursor 9 e o Cursor 13 também possuem também sistema Common Rail de injeção de combustível, com pressão de injeção aumentada de 1.600 para 1.800 bar, o que, segundo a fabricante, melhora a eficiência da combustão. Outro item que a fabricante destaca é a hélice do ventilador que funciona por acoplamento eletromagnético, como nas ventoinhas dos automóveis. Isso colabora para a redução de consumo de combustível e ruído, já que o ventilador só funciona quando é necessário.

Fichas Técnicas

Cursor 9 Euro V
Cilindrada: 8,7 l
Diâmetro x Curso: 117mm x 135 mm
Taxa de Compressão: 15,9 : 1
Potências máxs: 360cv @ 2.200rpm / 330cv @ 2.200rpm
Torques máximos: 1.500Nm @ 1.200-1.650rpm / 1300Nm @ 1.100-1.800rpm
Emissões: Euro V

Cursor 13 Euro V
Cilindrada: 12,9 l
Diâmetro x Curso 135mm x 150 mm
Taxa de Compressão: 16,5 : 1
Potências máxs.: 480cv @ 2.250rpm / 440cv @ 2.100rpm / 410cv @ 1.900rpm
Torques máxs.: 2.250Nm @ 1.000-1.500rpm / 2.100Nm @ 1.000-1.400rpm / 1.900Nm @ 1.000-1.400rpm
Emissões: Euro V

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php