Ford Novo Ka é o carro mais econômico do Brasil, diz Inmetro

Com lançamento programado para o segundo semestre de 2014, o Novo Ford Ka teve seu consumo de combustível avaliado pelo Inmetro/CONPET, dentro do PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do governo federal. O resultado divulgado pelo programa atesta que o futuro lançamento da Ford será o carro compacto de menor consumo de combustível do País, tanto com etanol como com gasolina.

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Mesmo sendo avaliado nas versões top de linha SE/SEL, equipadas com ar-condicionado, o Novo Ka obteve classificação máxima de eficiência “A”, tanto dentro da categoria de compactos quanto no ranking  geral de todo o programa (1,56 MJ/km). Seu consumo avaliado é de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

Segundo a Ford, na lista geral do Programa de Etiquetagem Veicular, o Novo Ka supera todos os compactos e subcompactos de geração moderna avaliados no ranking. Mesmo quando comparado com carros subcompactos sem ar-condicionado, ele também figura entre os dois melhores com motor flex do mercado.

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A fabricante credita o desempenho ao motor Ford 1.0 3C Duplo Comando, concebido para atender os parâmetros de maior desempenho e menor consumo. O conjunto gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Entre os avanços tecnológicos, ele traz duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, sistema eletrônico de partida a frio “Ford Easy Start”, sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote.

A sua tecnologia eletrônica de partida a frio, desenvolvida para a aplicação flex, promove o aquecimento controlado do etanol em temperaturas inferiores a 18°C e dispensa o tanquinho extra de gasolina. O arrefecimento de duplo estágio reduz o tempo de aquecimento para o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, reduzindo ao mesmo tempo a viscosidade do óleo e o atrito. A correia lubrificada reduz o coeficiente de atrito e, além de ter funcionamento silencioso, dispensa manutenção.

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“O motor Ford de três cilindros oferece a melhor eficiência no consumo e emissões e a melhor performance da categoria. Também traz a melhor equação de custos para oferecer uma opção vantajosa de compra para os consumidores”, afirma Volker Heumann, gerente de Motores da Ford.

A Ford também destaca outros aspectos que contribuem para a eficiência energética do Novo Ka, como a aerodinâmica otimizada e a estrutura moderna voltada para a redução do peso do veículo. Além disso, o câmbio de escalonamento amplo (“wide ratio”) permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor Ford 1.0 3C, garantindo bom desempenho desde baixas velocidades, bem como o conforto e a economia em velocidades de estrada. A direção elétrica exige menos potência do motor e reduz o consumo em até 3%. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, de nova geração, também trazem uma economia de até 3%.

“A economia de combustível do Novo Ka é o resultado de um extenso trabalho de engenharia, que otimizou todos os sistemas do veículo. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são outros componentes que ajudam a economizar combustível”, destaca Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.

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