Ford GT voltará às 24 Horas de Le Mans em 2016

Famoso por desbancar os carros da Ferrari nas 24h Horas de Le Mans nos anos 60, o Ford GT voltará à famosa corrida francesa em 2016. A fabricante anunciou que o superesportivo vai competir na categoria GT Endurance Le Mans, para equipes e pilotos profissionais (LM GTE Pro).

O carro de competição será baseado no modelo apresentado pela Ford em janeiro deste ano, e que chegará ao mercado em 2016, comemorando o 50º aniversário da histórica vitória do Ford GT nas 24 Horas de Le Mans em 1966, quando conquistou os três primeiros lugares. “Quando o GT40 competiu em Le Mans nos anos 60, Henry Ford II buscava provar que a Ford podia bater os fabricantes mais lendários nas corridas de resistência”, diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. O carro voltou a vencer em Le Mans em 1967, 1968 e 1969.

19763

Além da tecnologia envolvida para a fabricação do chassi, o motor 3.5 V6 Ecoboost do Ford GT de competição é desenvolvido desde 2014 em parceria com a empresa Roush Yates Engines, com quem a fabricante de veículos trabalha no Tudor United SportsCar Series, campeonato de corridas de longa distância aos moldes das categorias GT de Le Mans.

A equipe Chip Ganassi Racing, que disputa a Tudor United SportsCar Series com os carros da Ford, será a responsável por levar o Ford GT de volta ao palco de suas glórias. “Vencemos várias provas e campeonatos, mas nunca corremos em Le Mans”, disse o dono da equipe, Chip Ganassi, que também está presente em outras grandes categorias, como a NASCAR e a Fórmula Indy.

19762

“Quando surgiu a oportunidade de competir com o novo Ford GT no maior palco de carros esportivos do mundo, e no 50º aniversário de uma das vitórias mais célebres da história do esporte, como qualquer equipe de corrida poderia não querer participar? Será um desafio? Certamente, mas não poderíamos ter um parceiro melhor que a Ford”, completou Ganassi.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php