Ford equipará Novo Ka com motor 1.0 de 3 cilindros baseado no EcoBoost

A Ford revelou que o Novo Ka, que chega ao mercado ainda em 2014, será equipado com o motor 1.0 3C Duplo Comando Flex, fabricado no Brasil. Trata-se de um motor 1.0 de 3 cilindros baseado no motor 1.0 EcoBoost utilizado no exterior. Segundo a fabricante, os dois motores compartilham muitas peças entre si, além da filosofia de design. As principais diferenças estão no sistema de injeção de combustível (flex no brasileiro; apenas gasolina no EcoBoost) e na sobrealimentação (o EcoBoost 1.0 é turbinado, enquanto o brasileiro é aspirado).

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Conforme os dados de fábrica da Ford, o motor 1.0 3C Duplo Comando Flex vem para ser o mais potente de seu segmento: sua ficha técnica aponta que é capaz de gerar 85/80 cv (etanol/gasolina) a 6.500 rpm e torque de 105/100 Nm (etanol/gasolina) a 4.500 rpm.

Assim como no EcoBoost, o futuro 1.0 da Ford tem sistema de correia dentada imersa em óleo. De acordo com a Ford, esse recurso economiza combustível e garante um funcionamento mais suave e silencioso que o sistema de corrente. A correia é específica: é produzida em composto de borracha resistente a óleo e fica alojada em um compartimento dentro do motor. A fabricante garante que a correia não exige verificação nem manutenção pelo período de 10 anos ou 240.000 km de uso.

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O motor tem também duplo comando variável de válvulas (TiVCT), que varia o tanto o comando de admissão como de escapamento de maneira independente, o que aumenta o torque em todas as faixas de rotações. O cabeçote é de alumínio, com coletor de escape integrado. A taxa de compressão é de 12:1. Para a partida a frio, o sistema Ford Easy Start aquece o combustível no injetor, conforme a necessidade, e dispensa o reservatório auxiliar de gasolina.

Outras características marcantes do propulsor incluem o sistema de resfriamento dividido permite que o motor atinja mais rápido a temperatura de operação ideal: quando ele está frio, um segundo termostato integrado ao bloco limita o fluxo de refrigerante para algumas partes e depois o libera. Isso serve para economia de combustível e, consequentemente, redução de emissão de poluentes. O bloco de ferro fundido também contribui para o aquecimento mais rápido do motor e seu tamanho reduzido faz com que ele caiba inteiro sobre uma folha de papel A4. O projeto do motor ainda inclui a aplicação de materiais de ultrabaixo atrito no virabrequim, pistões, tuchos e anéis.

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O conjunto ainda é dotado de sistema de compensação de vibrações para compensar o número ímpar de cilindros. Em vez da solução típica de aplicação de contrapesos, o motor usa a estratégia de desbalancear intencionalmente o volante e a polia do eixo para anular as vibrações.

“O 1.0 3C Duplo Comando Flex é inovador e derivado do premiado motor 1.0 EcoBoost, que gerou mais de 120 patentes mundiais. Ele é o primeiro três cilindros flex da Ford e, além de ser o melhor da classe em potência e torque, também estará entre os melhores em economia de combustível”, destacou Volker Heumann, gerente de Motores da Ford.

2 comentários em “Ford equipará Novo Ka com motor 1.0 de 3 cilindros baseado no EcoBoost

  1. so o fato de não trocar a correia dentada a cada 40 mil km…já é uma grande economia de tempo e dinheiro. estou muito satisfeito com meu ford ka 1.0 2019. potente e econômico.

  2. São economias que nao traz benefício algum ao dono do carro. Esta semana vamos abrir um motor deste. Ainda bem que da defeito, pois dependemos disso !
    Um motor a diesel seria muito bom pra nossa frota !

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