Ford EcoSport ganha versões com tração integral e câmbio de dupla embreagem

A Ford anunciou mais duas novidades para o novo EcoSport: o modelo terá uma nova versão com tração integral e duas com transmissão PowerShift de dupla embreagem. A versão Freestyle 4WD, segundo a fábrica, traz sistema de tração nas quatro rodas, motor Duratec 2.0 16V Flex e, também, uma nova transmissão manual de seis marchas. Já as versões com o câmbio PowerShift possuem o mesmo motor 2.0 e dois níveis de acabamento e equipamentos: SE e Titanium.

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De acordo com a Ford, o sistema de tração integral aplicado na versão Freestyle 4WD possui controle inteligente de torque, que aumenta a capacidade off-road e o prazer de dirigir, atuando de modo permanente. A fábrica explica que o controle funciona através do diferencial eletrônico, que garante transferência de torque a todo momento entre as rodas traseiras e dianteiras para adaptar o veículo a cada condição de uso, seja pista molhada, lama, terrenos acidentados ou em curvas.

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O sistema de tração integral ainda possui uma tecla no painel (4WD) que permite ao sistema aumentar a força e tração nas rodas traseiras para enfrentar condições de terreno mais severas. O modelo ainda possui uma nova caixa de câmbio manual de seis velocidades escalonadas para aprimorar a economia de combustível.

Outros sistemas eletrônicos integrados no modelo são direção elétrica, freios ABS e o sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração. O EcoSport Freestyle 4WD chega ao mercado em janeiro com preço declarado de R$66.090.

Dupla embreagem
O Novo EcoSport PowerShift é o primeiro carro da Ford no Brasil a ser oferecido com a transmissão de seis velocidades e dupla embreagem. Segundo a fabricante, quanto comparada a uma transmissão automática convencional, a PowerShift realiza trocas muito mais rápidas (em até um terço do tempo) e reduz em cerca de 10% o consumo de combustível.

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A Ford explica que a caixa PowerShift é uma caixa que funciona como duas, trabalhando simultaneamente para proporcionar trocas instantâneas através de marchas pré-engatadas. Ou seja, enquanto uma embreagem engata a primeira, terceira e quinta marchas, enquanto a outra aciona a segunda, quarta, sexta e ré. Assim, a próxima marcha está sempre engatada no momento em que é feita a troca.

A caixa ainda permite o modo de condução automático e conta também com o recurso do botão “Living Drive”, que permite fazer uma redução temporária em ultrapassagens ou curvas e retorna ao modo automático (D) quando a velocidade se torna constante. Ainda está disponível um modo automático esportivo (S). Outras duas funções automáticas da caixa são o “Neutral Coast Down”, que desacopla a embreagem quando o veículo se aproxima da parada total, aumentando a durabilidade e a economia; e o “Creep Mode”, que simula o controle em baixa velocidade e regula a entrega de torque gradativamente.

Ainda segundo a Ford, a transmissão PowerShift é 20 kg mais leve que uma transmissão similar automática de seis velocidades. Além disso, a montadora garante que a caixa não requer manutenção, uma vez que dispensa o uso de fluídos, bombas e radiadores, e tem durabilidade certificada para 10 anos ou 240 mil km de uso, seguindo os padrões de qualidade da marca.

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A caixa PowerShift está disponível em duas versões da EcoSport. Para a versão Powershift SE, a Ford oferece como equipamentos de série assistente de partida em rampa, sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração, assistência de frenagem de emergência, faróis de neblina e rack de teto, pelo preço de R$63.390. Já o modelo PowerShift Titanium oferece, como itens adicionais de série, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento e retrovisor eletrocrômico, por R$70.890.

A Ford especifica que todos os modelos da linha EcoSport trazem airbag duplo, freios ABS, SYNC Media System com Bluetooth e comandos de voz, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos e volante com regulagem de profundidade e altura.

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