Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Ford comemora 45 anos no segmento de luxo no Brasil

A Ford está comemorando o aniversário de 45 anos de lançamento do modelo Galaxie, primeiro carro de luxo da montadora fabricado no Brasil. Apresentado no V Salão do Automóvel de São Paulo, em 1967, o primeiro Galaxie saiu da linha de montagem da antiga fábrica da Ford Ipiranga, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro daquele ano. O sedã foi pioneiro na inclusão de itens como ar condicionado, transmissão automática e direção hidráulica, e deu início à linhagem de grandes carros de luxo da montadora, da qual o sedã Fusion é herdeiro.

9683

De acordo com a Ford, o Galaxie tinha 5,40 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, assim, sendo capaz de acomodar seis passageiros com alto padrão de conforto. Graças ao luxo que oferecia, o modelo virou símbolo de status, e foi adotado até como carro oficial do Presidente da República. Na parte mecânica, inicialmente, era equipado com motor V8 de 164 cv e transmissão de três marchas.

Reestilizada em 1976, a linha teve três versões: o Galaxie 500, de entrada, fabricada até o final dos anos 70; o Galaxie LTD, intermediário, que existiu até 1982; e o Landau, topo de linha, que vinha com teto de vinil, bancos de veludo e acabamento em jacarandá no painel e nas portas. Devido à crise do petróleo, o LTD e o Landau foram equipados com motor 5.0 a álcool, com 135 cv e tanque de 107 litros. O topo de linha foi fabricado até 1983, quando foi substituído pelo Del Rey, modelo menor e mais econômico, mas também com foco no luxo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php