Em evento reservado a jornalistas, a Ford revelou o protótipo de seu primeiro caminhão extrapesado para o mercado brasileiro. O novo modelo da linha Ford Cargo é do tipo cavalo-mecânico e tem capacidade para até 56 toneladas. A apresentação foi realizada simultaneamente com a Ford Otosan na Turquia, onde o modelo também será produzido.
De acordo com a fabricante, o segmento de extrapesados é a faixa de mercado que mais cresce no Brasil. O design do modelo foi criado e desenvolvido em conjunto pelos designers e engenheiros da Ford do Brasil e da Turquia, com o objetivo de oferecer uma plataforma global com a melhor configuração e custo-benefício do segmento. A Ford procurou aliar, no modelo, conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada.
“É um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade global. Vai oferecer também alto desempenho e conforto, com ótima dirigibilidade e economia operacional”, garante o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim.
Segundo a Ford, o Cargo extrapesado tem um novo conjunto motriz desenvolvido especialmente para proporcionar máxima eficiência operacional, não só em consumo de combustível, mas também em performance e capacidade de carga. A fabricante afirma que a fase de testes do caminhão aconteceu no Campo de Provas de Tatuí/SP, além de o protótipo ter rodado rodar milhares de quilômetros nas estradas da América do Sul.
A linha Ford Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4×2 (11 a 20 t), médios 6×2 (23 a 27 t), pesados 6×4 (27 a 31 t) e cavalos-mecânicos até 46 t.