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Ford apresenta o New Fiesta 2014 fabricado no Brasil

A Ford fez a apresentação oficial do New Fiesta Hatch 2014 em Foz do Iguaçu, durante os X Games Brasil, no último final de semana. Agora produzido no Brasil, o New Fiesta 2014 tem duas opções de motorização, ambas da linha Sigma: o 1.6 16V TiVCT Flex e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina.

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Segundo a fabricante, o motor Sigma 1.6 TiVCT Flex do New Fiesta traz duplo comando de válvulas variável e independente, tanto na admissão como na exaustão, taxa de compressão de 12:1 otimizada para a eficiência e performance, pistões grafitados, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade e novos componentes que reduzem o consumo de energia.

Dados de fábrica apontam que o conjunto Sigma 1.6 desenvolve potência máxima de 130 cv (etanol) ou 125 cv (gasolina) e faz o New Fiesta acelerar de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atingir a velocidade máxima de 190 km/h. O consumo declarado na cidade é de 7,9 km/l ou 11,4 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,9 km/l ou 13,9 km/l, valores da versão automática PowerShift. Os números renderam ao modelo nota “A” do Inmetro em eficiência energética dentro de sua categoria.

Já o motor Sigma 1.5 DOHC Flex tem 16 válvulas, duplo comando de válvulas e potência máxima de 111 cv ou 107 cv (etanol/gasolina). Segundo a Ford, os principais atributos desse conjunto são rendimento e economia de combustível. Os dois motores do modelo usam o novo sistema Ford Easy Start, que aquece a linha de combustível quando necessário para a partida a frio, através de sensores, o que dispensa a necessidade do tanquinho de gasolina.

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Na transmissão, o New Fiesta 1.5 conta apenas com a caixa manual IB5. Já o New Fiesta 1.6 dispõe da manual IB5 e da automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, que fez sua estreia no mercado no EcoSport. De acordo com a fabricante, a transmissão PowerShift de dupla embreagem garante trocas suaves e sem interrupção de torque, e também  permite a seleção de diferentes modos de condução: normal (“D”, privilegia a economia), esportivo (“S”) e manual sequencial SelectShift.

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De acordo com a Ford, o New Fiesta 2014 é oferecido em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium. O New Fiesta S 1.5 é equipado com duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990. Já o New Fiesta SE 1.5 acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.

Por sua vez, o New Fiesta SE 1.6 vem com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas. A versão com transmissão manual custa R$45.490 enquanto que a Powershift sai por R$48.990.

O topo de linha New Fiesta Titanium 1.6 vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas. Seu preço na versão manual é de R$51.490 e R$54.990 na PowerShift.

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