O Programa Caminhão 100% realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Posto Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 – pista Sul, em Guarulhos/SP, identificou coifas rasgadas e folgas na barra de direção em 30% dos 38 caminhões checados na ação. A inspeção foi realizada pelo técnico da fabricante de peças Nakata, Edson Vieira.
“Quando a coifa está rasgada ou há folga na barra de direção, o recomendável é substituir todo terminal por outro novo, não dá para recondicionar. Peças soldadas ou recondicionadas podem representar trágicos acidentes, pois qualquer movimento brusco ou estradas esburacadas pode causar o seu rompimento, ocasionando perda da direção”, alerta o profissional.
Segundo ele, a falta de manutenção no sistema de direção leva ao desgaste das peças. “É importante que o sistema de direção seja revisado, periodicamente, a cada 10 mil km”, aconselha o técnico. Ele explica também que, ao fazer a manutenção preventiva, deve-se verificar se a barra de direção está empenada, assim como se existe algum tipo de desgaste ou folga. “As coifas protetoras também devem estar em ordem”, complementa.