Fiat Strada 1.4 Fire com óleo de motor diesel, pode isso? | O MECÂNICO RESPONDE

Landulfo responde essa e outras perguntas dos mecânicos brasileiros

Fiat Strada 1.4 Fire com óleo de motor diesel, pode isso? | O MECÂNICO RESPONDE

O segundo programa do Mecânico Responde irá responder o questionamento do Giovanni Gerardo Neto, entre outras dúvidas dos “guerreiros das oficinas”. Gerardo Neto mandou a questão: “Na prática, o que pode acontecer a curto, médio ou longo prazo no motor de meu veículo Fiat Strada 1.4 flex Endurance ano 2023, se eu usar o óleo Lubrax 15W-40 para motores diesel turbo API CI-4/SL ACEA E7, no lugar do recomendado pela Fiat Stellantis óleo 5W-30 sintético API SN, Mopar?  Meu mecânico disse que a concessionária Fiat permite usar esse óleo no lugar do original, isso procede?”

Fernando Landulfo, que é professor e Consultor Técnico da Revista O Mecânico, disse: “Os lubrificantes formulados para motores diesel têm propriedades diferentes daqueles formulados para motores de ignição por centelha. Uma delas é a reserva alcalina chamada TBN. Como os motores diesel tendem a formar ácidos, o óleo lubrificante tem uma reserva alcalina maior para neutralizar esses ácidos. Utilizar lubrificantes para motor diesel em motor Otto pode a médio e longo prazo pode formar depósito alcalino no interior do motor, o que não é desejável. Além do mais, os lubrificantes originais ou aquelas que tem aprovação pelas normas de fábrica tem aditivação especial que garante uma maior proteção. No que diz respeito a substituição essa autorização tem que estar acompanhada pelo boletim técnico da fábrica.

 

No programa Mecânico Responde ainda foram respondidas outras dúvidas sobre o Fiat Punto 2016, Volkswagen Amarok V6, Chevrolet Blazer, Volkswagen Polo e Renault Sandero.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php