Com o objetivo apoiar o plano de reestruturação global da Chrysler, que passa por uma situação financeira muito difícil nesse momento, uma aliança foi firmada entre o Fiat Group, a Chrysler LLC e a Cerberus Capital Management L.P., acionista majoritária da montadora americana.
Essa parceria estratégica permitirá que a Chrysler tenha acesso à tecnologia dos italianos e compartilhe produtos e plataformas, inclusive de segmentos compactos e urbanos. A Fiat também se compromete em fornecer as facilidades de sua rede de distribuição para a Chrysler em países fora da América do Norte. Essas ações têm o intuito de ampliar a atual gama de produtos da Chrysler e expandir a sua atuação no mundo.
De acordo com o anúncio: “A Fiat oferecerá ainda serviços de gestão à Chrysler, em apoio ao plano de reestruturação que será submetido ao Tesouro Americano. A Fiat receberá uma participação inicial de 35% do capital da Chrysler. Não está previsto, no acordo, que a Fiat fará um investimento em dinheiro, nem que se compromete a financiar a Chrysler no futuro”.
A conclusão da aliança ainda está sujeita às aprovações de órgãos regulatórios, como o Tesouro Americano.