Saiba como trocar o feixe de mola do Fiat Mille, uma operação simples, que requer poucas ferramentas, mas que faz muita diferença na segurança do motorista.
Geraldo Tite Simões
Tudo começa com um “nhec-nhec” na parte traseira. Depois, uma rápida observação visual revela os pneus traseiros gastos de forma irregular, “comendo” mais na parte interna. Ou na hora de carregar o porta-mala, em que a traseira afunda mais do que o normal. Por último, o motorista pode sentir a traseira “solta” nas curvas. Todos estes são sintomas de que o feixe de mola da suspensão traseira do Fiat Mille já está comprometido e precisa de reparo.
O sistema de feixe de molas único e transversal é uma tecnologia das mais antigas, porém ainda eficiente. Tem como vantagens grande resistência, menor número de peças e facilidade de manutenção. Por outro lado, exige um sistema de suspensão independente na traseira, o que obriga fazer o alinhamento periódico também das rodas traseiras.
Por trabalhar com lâminas de ferro em constante atrito, o feixe conta com um sistema de lubrificação permanente, por meio de peças plásticas que intercalam as lâminas. Quando estas peças se desgastam, as lâminas começam a produzir ruídos e podem deslocar, o que causa o desalinhamento de todo conjunto traseiro. Por isso é tão comum ver o Mille rodando meio de lado.
A operação de troca é relativamente simples, requer poucas ferramentas, mas na hora de montar pode necessitar de mais de uma pessoa. O trabalho foi feito em um Fiat Mille 1995, com mais de 100 mil km rodados, mas que ainda estava com o feixe de mola relativamente novo.
Um conselho de Wagner Carpi, instrutor técnico da Affina, que realizou o trabalho, é aproveitar a troca do feixe de mola e verificar as peças periféricas, como buchas, coxins, mangueiras, espaçadores, freio traseiro, braço da suspensão, porcas etc. As ferramentas necessárias são poucas: três chaves de soquete de 13 mm, 17 mm e 19 mm (da roda). Uma pistola de ar comprimido também ajuda e para reapertar tudo será preciso um torquímetro.
Não esqueça os equipamentos pessoais de segurança, principalmente óculos porque vai trabalhar o tempo todo debaixo do carro, sujeito a sujeiras. Uma dica importante é lavar bem o chassi do carro antes da operação para facilitar o reparo e permitir melhor visão das peças.
Acompanhe:
1) Para começar, levante o carro no elevador e retire as rodas traseiras, mais para permitir uma inspeção visual dos demais componentes, do que propriamente para acessar a mola.
Obs: Curiosamente, no carro reparado foi detectado um grande problema. Na verdade, uma gambiarra, porque fora instalado um espaçador (alargador de bitola) em apenas UMA das rodas traseiras. Certamente nem o dono sabia, pois comprou o carro de segunda mão. A finalidade deste espaçador era afastar o pneu (de medida maior que o original) dos amortecedores. Segundo Wagner, este componente compromete o alinhamento e afeta o cubo de roda traseira porque exige uma nova furação. Outro problema notado no carro em questão: pneus de medidas diferentes!
2) Em seguida, retire os mancais de apoio do feixe de molas. São os dois coxins de borracha. Verifique se estão em bom estado ou com rachaduras, ressecados ou quebrados, o que exige a substituição. Na verdade, por serem peças de baixo custo, os coxins deveriam ser trocados de qualquer forma. Sobretudo se for um veículo que trabalha com carga. No Mille, estes coxins estavam rachados e ressecados.
3) Verifique os batentes dos amortecedores, porque se o feixe de mola estiver comprometido certamente bate nestes limitadores, o que pode causar rachaduras ou até fragmentação. Também troque por precaução.
4) Solte, sem retirar totalmente, primeiro o limitador de apenas um dos lados. Não precisa retirar completamente a peça, deixe o feixe apoiado. Só precisa afrouxar para liberar a carga da mola.
5) Vá para o outro lado e retire completamente o limitador do feixe de mola com cuidado porque, como toda mola, está presa sob pressão. Ao afrouxar, o feixe vai literalmente pular! Principalmente se o componente estiver desalinhado.
6) O próximo passo técnico é retirar completamente o feixe de mola.
7) Aproveite para avaliar a situação das borrachas do limitadores do feixe de mola. Se estiverem trincadas ou lascadas faça a substituição.
8) Analise todos os parafusos e porcas dos mancais e limitadores. No caso do carro reparado, havia outra gambiarra. Originalmente os parafusos de fixação dos limitadores são soldados nas bandejas dos amortecedores traseiros. Se estes parafusos espanarem é preciso trocar a bandeja, uma peça de baixo custo. Normalmente alguns mecânicos mais “econômicos” preferem retirar este parafuso com uma furadeira e colocar outro, evitando a troca da bandeja. Pelo menos, nesse caso, usaram uma porca “parlock” (auto-travante).
Montagem
1) Bom, depois de mais uma inspeção geral das peças periféricas, começa o processo de montagem e aqui pode precisar de mais uma pessoa, porque o feixe de mola entra sob pressão. Comece fixando a mola de um lado, apoiando um dos mancais, mas ainda sem dar o torque final.
2) Depois de fixar um dos lados é hora de chamar um auxiliar porque enquanto um faz força com as duas mãos para segurar o feixe, o outro vai encaixar e apertar a porca do mancal de apoio.
3) Recoloque os mancais e os limitadores do feixe, ainda sem dar o torque final.
4) No momento de reapertar as porcas, use o torquímetro com o torque especificado no manual de serviço do carro.
5) O feixe de mola não requer manutenção preventiva, pois tem um sistema de espaçadores que funciona como lubrificação permanente.
6) Antes de finalizar e descer o carro, faça a última inspeção no sistema de suspensão e freio em busca de possíveis vazamentos ou retentores gastos.
Tenho dúvida se o comprimento do faixe de mola na sua forma de semicírculo é o mesmo para todos os modelos de uno. No meu caso eu acho que a mola do meu uno está muito grande, pois ela ultrapassa os batentes e ficam encostado nos amortecedores de ambos os lados. Osb. não é a distância secante e sim o comprimento de ponta a ponta. Meu uno é mile ep 1996.
Comprei um mille way economy do meu cunhado, antes de ele entregar o carro, foi trocado os 04 amortecedores , só que o carro ficou duro demais e a traseira ficou sepando demais, fui olhar e vi que ele trocou os dianteiros uma marca Allen e traseiro de marca W4 , tudo bem que o uno é um carro duro, mas ficou sepando demais principalmente a traseira….o que pode ser, alguns colegas disseram que parece que foi arqueada a mola traseira e que foi demais…….gostaria de uma solução….Flávio Almeida/Brasília
Quais as dimensões dos feixes de molas Fiat Elba, Prêmio é Uno.
Boa tarde quero arquear as molas do meu uno way 2008 tirei elas do carro estão com uma altura de 27 cm do chão até elas qual é a altura certa
Boa tarde. Tenho um Mille 94 e acabei de trocar o feixe de molas. Comprei numa loja que me venderam como novo, porém o meu mecânico de confiança me mostrou que ela foi recondicionada. O anterior estava estava com uma lamina trincada e a roda direita arriava mais do que a esquerda quando tinha pessoas no banco traseiro. Mesmo tendo trocado, o problema continua. Quando faço uma curva meio fechada para a esquerda, a traseira balança mesmo sem pessoas atrás. O feixe antigo pode ter comprometido o amortecedor ou o problema pode ser do feixe recondicionado que coloquei? Desde já, obrigado.
Bom dia. É simples trocar o batente da suspensão traseira do Mille ou necessito de ferramentas especiais? Tem alguma dica?
Também tenho essa dúvida!
Já vi com calço e outras pessoas disseram em arquear a as molas, qual fica melhor?
Ah e outra coisa, o calço traseiro necessita de um pino de centro pra não correr? Qual a espessura da furação para a Strada?
Gostei do passo a passo, vou tentar fazer eu mesmo e volto com mais informações.
Bela aula.
Duas dúvidas: Para elevar a suspensão traseira nuns 10 cm dá para “arquear” as molas? e talvez calçar os amortecedores traseiros?
E na dianteira? Amortecedores da Strada?
Acabaram por ser três dúvidas…
Meu 2001 Smart está com 323000 originais (inclusive as homocinéticas…)