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Fazendo o combustível circular

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A bomba de combustível é responsável pela perfeita alimentação do motor

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Antes ela era feita de metal e tinha o funcionamento atrelado ao movimento do comando de válvulas. Tinha diafragma e molas; a pressão e a vazão eram baixas. A bomba de diafragma era blindada e só algumas poucas podiam ser desmontadas. Hoje é tudo eletrônico, limpo e durável, com maiores pressões e vazões. Continua sendo feita de metal (pelo menos a parte interna) e a única manutenção possível é a troca, como uma lâmpada queimada. Sim, a bomba de combustível evoluiu, ficou mais simples, não precisa de correias nem comandos mecânicos e tudo funciona graças à eletrônica.

Se você é do tipo que acha que “as coisas antigamente eram melhores” é porque não imagina como tudo ficou melhor com a eletrônica. Uma bomba de gasolina hoje em dia se tornou tão confiável que algumas são colocadas dentro do tanque de gasolina (chamada de intank) já para não permitir o acesso fácil.

O funcionamento também ficou mais simples porque, com ajuda da central eletrônica, o combustível é sempre enviado na quantidade exata e, quando excede, volta para o tanque de gasolina. Quando trabalha já mergulhada em meio líquido, não tem mais o problema de superaquecimento porque arrefece naturalmente. Mesmo as bombas colocadas fora do tanque (chamadas de inline) trabalham em uma temperatura mais baixa e controlada.

Manutenção

A parte boa da eletrônica é que não tem muito o que fazer em termos de conserto. Pifou, troca e pronto. No entanto, tudo que envolve combustível exige cuidados extras, porque o Brasil tem muitas particularidades. A primeira delas é a quantidade de impureza. Tanto gasolina quanto etanol não são 100% puros, por isso o item de maior responsabilidade para manter a bomba sempre funcionando são filtros: de ar, de linha e os pré-filtros. Quanto mais limpos e novos estiverem todos os filtros, maior será a durabilidade da bomba e do motor em geral.

De acordo com a equipe técnica da Bosch, a recomendação é trocar preventivamente o pré-filtro de combustível a cada 30 mil km. Outra medida preventiva é fazer uma inspeção interna do tanque de combustível em busca de impurezas. Já o filtro de linha deve ser trocado conforme a recomendação do manual de cada veículo. Se este filtro ficar entupido, vai forçar a bomba a trabalhar sobrecarregada.

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A manutenção do pré-filtro evita que a bomba trabalhe sobrecarregada

 

Algumas atitudes podem encurtar a durabilidade da bomba. Seguindo a equipe técnica da Delphi, uma bomba de combustível pode ser prejudicada pela falta de substituição do filtro e pré-filtro de combustível, erro de aplicação, combustível adulterado e erros na hora da montagem. Mas uma delas é responsabilidade exclusiva do motorista. Sempre que o nível de combustível no tanque chega perto da “reserva” o movimento do veículo faz o líquido chacoalhar e eventualmente a bomba “pesca” só vapor. Com o tempo, isso sobrecarrega e esquenta a bomba diminuindo a durabilidade da peça. O ideal é manter o nível sempre acima de ¼ de tanque.

Para saber se a bomba está em boas condições existem tabelas de vazão e pressão. Além disso, também podem ser feitos alguns testes para identificar se a bomba está funcionando regularmente.

 

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A verificação do chicote elétrico é necessária caso a tensão de alimentação esteja incorreta

 

1) Verifique a tensão de alimentação da bomba de combustível.

Medir com um voltímetro, por meio do conector da bomba (durante a partida), a tensão de alimentação da bomba de combustível. O valor obtido deverá ser maior ou igual a 11,5V. Caso este valor não seja encontrado, verifique:


se existe rompimento nos fios de chicote da bomba no carro ou nos fios de ligação do relé;

possível curto-circuito nos fios do chicote da bomba no carro.

2) Verifique a pressão de alimentação.

Com o manômetro instalado no circuito de entrada do combustível junto ao tubo distribuidor no motor e com o motor em marcha lenta, verifique a pressão na linha de combustível, conforme o veículo em teste.

 

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Os testes de pressão na linha e de vazão da bomba devem seguir as recomendações dos catálogos de aplicação ou dos fabricantes

 

3) Verifique a vazão da bomba de combustível.

Para veículos com linha de retorno de combustível do motor ao tanque (regulador de pressão instalado no tubo distribuidor no motor), o teste de vazão deve levar em conta quanto combustível é bombeado num determinado espaço de tempo. Por exemplo: de acordo com a especificação de fábrica, uma determinada bomba deve bombear, no mínimo, 600 ml de vazão em 30 segundos com uma pressão de 3 bar no sistema. Para fazer o teste, identifique e retire o relé da bomba de combustível. Então, faça uma ligação (ponte) entre os bornes no soquete do relé e ligue a chave de ignição, porém, sem dar partida no motor. Caso não sejam encontrados os valores corretos, substitua a bomba.

É importante ressaltar que as bombas podem apresentar diferentes vazões, por isso recomenda-se, antes de testá-las, verificar sua correta vazão através do catálogo de aplicação. Além disso, para uma correta medição da vazão, assegurar que o filtro de linha de combustível tenha sido trocado recentemente. Por fim, saiba que sempre que trocar a bomba, por qualquer motivo, deve-se também trocar todos os filtros de combustível.

Adaptação possível

São três opções de bomba: de gasolina, de etanol e para motores flex. Mas a bomba do motor flex pode ser usada no motor a gasolina desde que atenda aos requisitos de fluxo, pressão e condições de correta montagem. Porém, devido a esta característica de versatilidade, pode ser mais cara do que um específico para gasolina. É um recurso só de emergência mesmo para atender a falta do componente específico no mercado. Já a bomba do motor a gasolina não pode ser usada no motor a etanol por causa da água que corrói os componentes metálicos.

Apesar de a gasolina brasileira conter etanol variando de 18% a 27,5%, este etanol é anidro, ou seja, seu teor de água é inferior a 0,5%. Já o etanol utilizado em veículos a etanol ou flex, é do tipo hidratado, podendo chegar até a 7% de água em sua composição.

O projeto da bomba elétrica para veículos flex tem que levar em consideração as condições de operações extremas tanto em gasolina como em etanol. Seus componentes foram projetados para atender as funções da bomba tanto na presença de gasolina agressiva (alto teor de solventes e de etanol), responsável por prejudicar principalmente os componentes plásticos e de borracha; como também considera o uso de etanol agressivo (excesso de água e alta acidez), que pode ocasionar corrosões em componentes metálicos e redução da durabilidade do sistema de comutação do motor da bomba.

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Componentes do kit bomba de combustível: chicote elétrico, conector elétrico, suportes para montagem e corpo da bomba

 

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Conjunto bomba e medidor de nível que vão instalados dentro do tanque de combustível

 

No tempo da bomba mecânica, o funcionamento era muito parecido com o do coração humano, com válvulas de entrada e saída semelhantes a do nosso órgão. Por isso muito mecânico ainda chama o próprio coração de “bomba de gasolina”!

Guardadas as devidas proporções, a bomba de combustível faz a mesma função do coração, por isso é preciso muito cuidado com essa peça. Dela depende o desempenho máximo e confiável em cada etapa do funcionamento do motor. Utilizar bombas falsificadas pode causar desde queda da potência do motor até danos severos devido ao travamento da bomba, além de danificar todo o sistema eletrônico com uma possível interferência eletromagnética. Nos piores casos, pode ainda provocar um incêndio na linha de combustível resultado da pressão excessiva do sistema de injeção.

Portanto, olhe para a bomba do veículo com o mesmo carinho que cuida do seu coração!

 


 

Suportes Técnicos: Bosch 0800 704 5446 | Delphi 0800 011 8135

4 comentários em “Fazendo o combustível circular

  1. Tenho um Tiida 201 que ano passado caiu em um buraco e tevebastantes danos.
    Após todos os ajustes ele começou a falhar e ter problemas na partida.
    Foram trocado quase todos os sensores, bicos de injeção e a bomba de gasolina.
    Só que a bomba antiga, antes do acidente, ao girar a chave ela acionava e dava uma parada.
    Agora ela não da mais essa pausa. Fica funcionando continuamente.
    Isso está correto?
    Agradeço.

  2. Tenho um Voyage e ruído da bomba está bem forte estou com dúvida se faço só subistuicao do pre-filtro ou refil de combustível? Ou teste de pressão.

  3. Boa tarde gostaria de saber a respeito da vazao da bomba como e feita en um carro que tenha regulador na faluta(2 linhas entyrada e saida ) e numa em que o regulador fica no tamque,uma vez que so a uma linha de combustivel

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