Fabricantes de autopeças da Índia promoveram encontro comercial internacional

626-iautoconnect_1

Com o objetivo de aprimorar globalmente as exportações de produtos indianos, a Associação dos Fabricantes de Componentes Automotivos da Índia (ACMA), entidade que representa os fabricantes de autopeças, com o apoio do Ministério do Comércio, Governo da Índia, organizou o evento iAutoConnect 2016, um encontro internacional que reuniu compradores e vendedores do setor automotivo, realizado em Gurgaon, em 06 de outubro de 2016.

626-iautoconnect_3

No total, foram realizadas 1053 reuniões de negócios com a participação de 145 potenciais compradores estrangeiros de autopeças do mercado de reposição, de mais de 40 países como o Oriente Médio, África, Europa Central e Oriental Ásia Ocidental, Japão, América do Sul e do Norte. Foram 203 fabricantes expositores indianos que proporcionaram visitas às fábricas aos convidados internacionais, exibindo o crescimento da indústria de autopeças local e a capacidade de produção e exportação.

Segundo a ACMA, a grande maioria dos participantes ficou muito agradecida e satisfeita, depois de ter a sua primeira experiência na Índia e de poder aproveitar a oportunidade de obter mais conhecimento sobre os fabricantes de qualidade do mercado indiano OEM, e as possíveis aplicações dos seus produtos no mercado de reposição.

626-iautoconnect_2

A entidade estima boa perspectiva de aumento das exportações para a indústria de autopeças da Índia. No ano de 2015, a indústria de autopeças indiana exportou US$10,8 bilhões em componentes, um terço da sua produção, para mais de 165 países em todo o globo.

Vinni Mehta, ACMA
Vinnie Mehta, ACMA

O diretor geral da ACMA, Vinnie Mehta, afirma que a resposta de interesse dos compradores internacionais para este evento foi uma prova da crescente credibilidade dos componentes automotivos fabricados indianos. “Pretendemos tornar este evento um recurso anual para apoiar as exportações dos produtos de reposição na Índia, contribuindo para tornar nossos clientes mais competitivos globalmente, contando com qualidade confiável de fornecedores econômicos”, comenta. O próximo evento iAuto Connect está previsto para acontecer de 11 a 13 de outubro de 2017.

Participação brasileira
Representantes de fabricantes de autopeças no Brasil estiveram presentes ao iAuto Connect 2016, como a gerente de Exportação e Importação da Max Gear, Silvia Marques. “Por se tratar do primeiro evento realizado na Índia, para compradores e vendedores direcionado para o setor de autopeças, tivemos a oportunidade de conhecer fornecedores de alto gabarito, com know-how de equipamento original, proporcionando confiabilidade na qualidade do produto. A seleção dos fabricantes foi muito importante por parte da ACMA, pois nos apresentaram fabricantes de alta qualidade, que pudemos constatar também na visita técnica. A participação neste evento nos traz oportunidade de aumento de portfólio e isto deve ser levado para outras empresas compradoras no Brasil”, afirmou Silvia.

Silvia Marques, Max Gear
Silvia Marques, Max Gear

Já Robledo Duarte, gerente de Negócios da SK Automotive, declara que, mesmo em pouco tempo de permanência na Índia, pôde ter uma visão bem abrangente do mercado de autopeças e das indústrias indianas. “Percebi um grande esforço em mostrar aos visitantes as qualidades das empresas indianas. Em geral, os produtos produzidos na Índia são de excelente qualidade e as fábricas têm seus processos produtivos em conformidade com padrões internacionais (ISO), o que nos dá confiança na regularidade de fornecimento. Às empresas que não puderam participar, digo que há grandes oportunidades de negócio os esperando na Índia”, completa Robledo.

Janice Marie, Grupo Vannucci
Janice Marie, Grupo Vannucci

A gerente de Importação e Exportação do Grupo Vannucci, Janice Marie, afirma que a empresa se sentiu muito honrada com o convite da ACMA para participar de um evento deste porte. “Foi de grande importância para o Grupo a oportunidade de conhecer um pouco mais a gama e o nível dos fabricantes indianos e de avaliar a grande capacidade produtiva e tecnológica que eles oferecem para o mercado de reposição. A experiência, apesar de rápida, foi muito válida, principalmente pela oportunidade de ter visitado as fábricas e de conhecer um pouco mais de perto o padrão de qualidade destas empresas”, disse Janice. “Acreditamos que podemos fazer grandes negócios com as empresas que conversamos e gerarmos assim bons resultados para a companhia”, finalizou.

Marcelo Altmann, Viemar
Marcelo Altmann, Viemar

Por sua vez, o coordenador de Engenharia da Viemar, Marcelo Altmann, conta que participar do evento foi uma oportunidade ímpar. “As empresas que conversei e também tive a oportunidade de visitar, se mostraram muito interessadas em desenvolver produtos para o mercado brasileiro. Além disso, conheci empresas bem estruturadas com engenharia e certificações de qualidade. Acredito que as empresas das quais conversei apresentam boa qualidade porque muitas são exportadoras e já atuam no mercado automotivo”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php