Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fabricante Lucas orienta sobre manutenção preventiva do alternador



A marca de autopeças Lucas orienta sobre como realizar a manutenção preventiva do alternador. O componente é responsável por alimentar o sistema elétrico do veículo ao fazer a recarga da bateria e, por mais que não seja lembrada com frequência, a peça também precisa de revisão.

A empresa comenta que, geralmente, deve ser feita a troca dos itens de grande desgaste, que são os rolamentos e as escovas (se a peça possuir este item). “Neste caso, entende-se que o veículo está funcionando normalmente, sem apresentar problemas. Então, não há necessidade da troca. Vale apenas substituir os itens de maior desgaste para prolongar a vida útil da peça, além de fazer a checagem do torque dos parafusos e da tensão correta das correias”, afirma o supervisor de Vendas da Lucas, Rodrigo Sgala.

Além disso, o supervisor acrescenta que o ideal é realizar a revisão a cada dois anos. “Tudo depende da utilização do veículo. No caso de um taxista, por exemplo, que roda mais de 60.000 quilômetros por ano, o ideal é fazer anualmente”, afirma.

Mesmo com a revisão preventiva, a Lucas destaca que é importante dar atenção aos sinais de mau funcionamento do sistema elétrico. No caso do alternador, o principal alerta é quando a luz de bateria no painel acende ou fica oscilando.

css.php