Fabricante fornece dicas para a lubrificação do eixo cardan

Componente imprescindível em veículos com tração traseira, seja 4X2 ou 4X4, o eixo cardan tem a função de transmitir a força do motor para o diferencial. Sua manutenção preventiva merece atenção especial do reparador. De acordo com o gerente de serviços da Spicer, Jair Silva, um dos procedimentos mais importantes para o perfeito funcionamento e boa durabilidade do sistema de transmissão por eixo cardan e cruzeta é a lubrificação.

“A falta de manutenção pode comprometer todo o sistema de cardan”, afirma Jair, que recomenda lubrificar o sistema a cada 10 mil km ou 1 mês, especialmente, quando o veículo rodar mais na cidade. “Em uso rodoviário, é possível aguardar até 20 mil km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro. Já em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias”, afirma o especialista.

O tipo de graxa da lubrificação deve ser observado atentamente. “É terminantemente proibido utilizar lubrificantes à base de silicone, graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas, pois esses produtos só asseguram proteção superficial ao sistema”, adverte Jair. “Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados somente com graxas que levam sabão de lítio, com especificação EP2 (Extrema Pressão com grau de consistência 2)”, especifica.

Outro cuidado especial deve ser tomado caso seja utilizado equipamento pneumático para fazer a lubrificação, já que os sistemas de drenagem e filtragem do compressor  precisam estar em ordem. “A contaminação da graxa lubrificante com água e partículas abrasivas reduz consideravelmente a vida útil dos roletes e munhões das cruzetas”, avisa o especialista, que também enfatiza que é fundamental aplicar graxa na cruzeta até que toda a substância antiga seja eliminada pelas quatro capas da cruzeta. Jair explica que, caso alguma capa não purgue, basta desapertar um pouco o sistema de fixação, assim como nas luvas com engraxadeira, cujo processo de lubrificação é praticamente o mesmo.

Segundo a Spicer, a falta de manutenção ou a reparação em empresas não especializadas pode causar problemas. Uma lubrificação incorreta pode não só fundir a cruzeta, mas também provocar outros danos em todo o eixo. “Para evitar danos em outras peças é essencial fazer uma verificação rápida em todos os componentes do eixo cardan”, aconselha Jair. A fabricante explica que a inspeção deve ser feita em cinco passos. Primeiro, as capas das cruzetas não devem estar espelhadas (sinal de desgaste por rotação). “Na ponteira deslizante e luva, é preciso procurar folga entre os entalhados, travando uma peça e movimentando outra”, explica Jair. Depois, observe garfo e terminal quanto a trincas ou folga nos olhais, bem como o tubo, que deve apresentar peso de balanceamento e nenhum sinal de impacto. Verifique também o mancal quanto a trincas ou folga. Por último, gire o cardan para ver se o rolamento não faz barulho.

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