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Fabricante explica a importância de usar Arla 32 de qualidade

Fluido Arla 32 precisa ter especificações técnicas e ureia de alta pureza para proporcionar bom desempenho 

 

A Usiquímica iniciou a sua participação no setor automotivo em 2012 com a fabricação do Arla 32, solução para o sistema de redução catalítica em veículos diesel que reduz emissão de poluentes, conforme exigências do Proconve P7, legislação que equivale ao Euro 5 na Europa. 

A fabricante, que possui certificação do Inmetro, está investindo em novas unidades para aumentar a fabricação de Arla 32, para a utilização nos automóveis, bem como da ureia pura, que pode ser utilizada para o preparo do fluido. 

O Arla 32, também chamado de Fluido de Exaustão de Diesel (DEF, do inglês Diesel Exhaust Fluid) é a abreviação de “Agente Redutor Líquido Automotivo”. Trata-se de uma solução aquosa com concentração de 32,5%, em massa, de ureia automotiva (premium) em água ultrapura, que contribui diretamente para a redução das emissões dos poluentes emitidos pelos motores diesel. É um fluido não inflamável, não perigoso e não explosivo. 

Além de seguro, o Arla 32 adequa o veículo aos limites mais restritivos de emissões da fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, que regulamenta os modelos pesados. 

No Brasil, o uso do Arla 32 tornou-se obrigatório nos veículos que contam com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, sigla inglesa de Catalisador de Redução Seletiva), especialmente desenvolvida para o tratamento de gases de veículos. 

A reação entre a ureia presente na solução e os óxidos provenientes da queima do combustível, converte os compostos danosos ao meio ambiente e à saúde em vapor d´água e gás nitrogênio. Segundo a Usiquímica, estima-se que a utilização de Arla 32 pode reduzir em até 80% a emissão e de até 90% no óxido nitroso, ajudando a preservar a qualidade do ar. 

No entanto, a substituição incorreta do fluido por soluções aquosas de ureia com baixo grau de pureza reduz o desempenho do motor, além de prejudicar o catalisador. Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder de 25% a 40% do seu torque até que seja feito o correto abastecimento com o fluido, e só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas (com ureia de alta pureza). 

Portanto, a não utilização do Arla 32, além de causar danos ao funcionamento do veículo, também configura infração de trânsito grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com previsão de retenção do veículo para regularização e multa. 

A troca do fluido deve respeitar as recomendações do fabricante: o Arla 32 apresenta prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de até 30°C, e de 6 meses caso as temperaturas variem de 30°C a 35°C.

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