A montadora Toyota e sua agência de propaganda Dentsu Latin America, em parceria à National Geographic, revista da Editora Abril e canal de TV por assinatura transmitido pela NatGeo, criaram a série “Across the Amazon – De Leste a Oeste em 70 dias”, com estréia no dia 5 de outubro de 2008, às 20h.
A expedição foi realizada entre os meses de maio e julho deste ano e percorreu da costa Leste ao extremo Oeste do continente Sul-Americano. Durante 70 dias a bordo de duas picapes Hilux Toyota, os participantes da Expedição narram a aventura de cruzar a América Latina partindo da cidade de Ponta dos Seixas/PA até Talara, no Peru, num total de 8.375 quilômetros. A viagem foi relatada em publieditoriais nas edições de junho a setembro das revistas National Geographic e Quatro Rodas. No final de semana de estréia da série, um publieditorial será veiculado também na revista Veja.
A série contará com seis episódios com duração de meia hora cada, transmitidos sempre às quintas-feiras, às 22h30. Além disso, foi criado também um site da expedição onde há um blog com as aventuras e desafios que o grupo de fotógrafos, cinegrafistas, pilotos, produtores e técnicos em áudio vivenciaram.
O site Across the Amazon (www.acrosstheamazon.com.br) realizou também um concurso cultural onde dois das centenas de inscritos tiveram a oportunidade de se juntar durante cinco dias à equipe Across The Amazon, dirigindo uma Toyota Hilux na última fase da expedição, de Trujillo a Talara, no Peru. Ao voltar para o Brasil, os ganhadores ainda participaram de um jantar com a equipe da Toyota e da Dentsu.