Evento discute tendências do setor da reparação no Paraná

Com o objetivo de avaliar os fatores que têm influenciado o segmento e conhecer exemplos de inovação, empresários de Curitiba participaram do “1º Talk Show Meu Negócio, a Reparação Automotiva”, no dia 25 de outubro. Promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), o evento debateu o atual panorama da área e suas mudanças.

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O debate contou com a presença de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que apresentaram dados relevantes relacionados ao setor, envolvendo suas principais tendências e desafios a serem enfrentados nos próximos anos (ver quadro abaixo). Dois cases também integraram a programação: o primeiro sobre a Rede Âncora, maior associação de comerciantes de autopeças do país; e o segundo sobre o aplicativo Fleety, que proporciona o compartilhamento de carros (carsharing). A partir das informações repassadas, os participantes puderam trocar ideias e identificar novas oportunidades.

“Considerando a representatividade da reparação automotiva a nível estadual e nacional, é importante analisarmos os fatores que impactam em nossos negócios e pensarmos em como suprir as demandas existentes. A partir disso, conseguimos buscar inovações que beneficiem tanto os empresários quanto os consumidores”, ressalta o vice-presidente do Sindirepa-PR, Sandro Cruppeizaki. O setor de reparação de veículos no Paraná reúne 6.350 empresas e 20.535 empregos gerados, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego em 2013.

Rede de cooperação e economia compartilhada
O presidente da Rede Âncora, Ogeny Maia Neto, apresentou aos participantes os principais aspectos sobre a associação, inspirada em modelos difundidos nos Estados Unidos e na Europa. Criada em 1998 a partir da união de 12 lojas de São Paulo, a rede hoje é composta por 750 empresas. Dessas, 220 são oficinas, divididas entre linha leve e linha pesada. Com 16 centros de distribuição, está presente em 364 municípios brasileiros e possui 130 mil itens disponíveis para venda, além de 100 fábricas parceiras.

Segundo Neto, a Rede Âncora permite fortalecer empreendimentos de diferentes portes, além de atender melhor as necessidades dos clientes. Com a união de empresas do mesmo segmento por meio de uma rede de cooperação, os participantes têm vantagens competitivas que garantem mais chances de concorrer no mercado. Através de um sistema de e-commerce, a associação proporciona agilidade tanto para as lojas quanto para o consumidor final.

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Outro tema abordado foi o aplicativo Fleety, lançado em setembro deste ano, em Curitiba (PR), cidade que revelou uma aceitação de 92% para o projeto. O gestor do produto, André Marim, explicou que a ideia surgiu a partir de fatores como a economia compartilhada (ou consumo colaborativo); a atual relevância das redes sociais, que aumentam a conectividade entre os usuários; e as novas formas de mobilidade desenvolvidas.

Com o Fleety, quem é proprietário de um carro pode alugá-lo em períodos ociosos, inclusive com a garantia de seguro; e quem precisa utilizá-lo em datas e horários específicos tem essa opção de forma simples, escolhendo veículos em locais próximos, sem a burocracia das locadoras tradicionais. De acordo com estudos, a perspectiva é que o carsharing aumente 23% ao ano, possibilitando locações pontuais. Considerando que os veículos ficam parados, em média, 22 horas por dia, a novidade traz benefícios tanto para proprietários quanto para locatários de carros.

Como o aplicativo é recente, empresários presentes no talk show sugeriram a inclusão de informações, nos dados do anúncio do veículo, sobre as datas de revisões realizadas e a mecânica responsável, por exemplo. Desta forma, o carro alugado pode ter a chancela de empresas confiáveis, salientando a relevância da manutenção preventiva.

Ao final do evento, uma breve pesquisa feita com os empresários participantes aprovou a ação do Sindirepa e reconheceu sua importância. Como discutir desafios do setor é um tema frequente no sindicato, ações como esta serão realizadas continuamente, com o objetivo de promover a sustentabilidade financeira e a competitividade das empresas associadas.

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Tendências e desafios do setor
Os novos rumos do setor automotivo também foram discutidos durante o talk show. Os principais tópicos avaliados pela Fiep e pelo Sindirepa-PR são os seguintes:

Tendências
– Crescimento da frota
– Aumento da garantia das montadoras como fator não determinante para fidelizar os clientes nas concessionárias
– Diminuição da idade da frota
– Difusão da consciência sobre manutenção preventiva
– Aumento da quilometragem média anual
– Carros com maior nível tecnológico
– Interesse das montadoras em investir nos veículos elétricos
– Oficina verde: preocupação com questões ambientais
– Economia compartilhada (carsharing)
– Redes sociais como instrumento de comercialização e fidelização
– Desenvolvimento de novos nichos de mercado

Desafios
– Aumento do nível de qualificação profissional
– Treinamento de oficinas e de seus funcionários
– Educação e conscientização do usuário final sobre manutenção preventiva
– Educação e conscientização do usuário final sobre questões ambientais
– Absorção tecnológica

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