Autopar 2016 é sucesso de público, gera novos negócios e leva informação técnica ao mecânico

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Com público acima de 47 mil pessoas, feira se consolida como uma das maiores do segmento de reparação em nosso país.

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Fernando Naccari

 

O Estado do Paraná recepcionou entre os dias 8 e 11 de junho a 8ª edição da AUTOPAR – FEIRA DE FORNECEDORES DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA que aconteceu no Expotrade em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Como uma grande festa, mais de 500 expositores, segundo a organização, foram surpreendidos pelo grande público presente, superando às expectativas mais otimistas. Para os visitantes, este número de empresas parecia até maior, devido à grande variedade e qualidade disponível.

 

Embora não tenha sido divulgado oficialmente, a feira atingiu público superior a 47 mil visitantes durante os quatro dias de evento, vindos de todos os cantos do país, não somente da região sul. Entre eles, haviam profissionais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Acre, Amazonas e Belo Horizonte.

 

Diante de um difícil cenário econômico que o país vivencia, comprovou-se que o mercado de reposição automotivo trafega em direção contrária à crise, pois, com a assombrosa queda na venda de veículos zero quilômetro nestes últimos meses, o aftermarket avança com os clientes optando por reparar seu veículo ao invés de trocá-lo por um novo. Com isto, algumas empresas presentes no evento informaram crescimento superior a 20% nas vendas no mesmo período quando comparado ao ano passado.

 

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Visitantes Especiais

Na Autopar, o mecânico foi bombardeado com informações técnicas, brindes, catálogos, novidades em peças e equipamentos, cursos, carros antigos e muita mulher bonita. Dessa maneira, a feira sagrou-se como um grande encontro para profissionais, mostrando a preocupação que a indústria tem em se aproximar do mecânico e fechar bons negócios.

 

Nosso estande recebeu uma visita ilustre durante a feira, ou melhor, dezenas delas. As promotoras de vendas Danielle Amarante e Nara da Silva Rodrigues da Distribuidora Automotiva de Porto Alegre/RS promoveram a visita de pessoas muito especiais.

 

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Danielle comentou estar em sua primeira Autopar, já Nara contou um pouco mais de sua história com a feira e como foi a organização para esta visita em 2016: “É a segunda vez que trouxemos mulheres ligadas ao setor de reparação para a feira. Na primeira, em 2008, nós trouxemos 53 mulheres para cá. Daquele primeiro evento, estão com a gente quatro delas. Agora, a iniciativa partiu do nosso novo diretor Luiz Ottoni. Como ele está iniciando na empresa, fez uma relação de coisas que aconteceram no passado e que foram boas. Entre elas, retomou a presença de todas elas na Autopar”.

 

Ao todo, foram 51 mulheres clientes da Distribuidora SAMA convidadas a viajar mais de 8 horas de ônibus para visitar e conhecer a Autopar e as empresas envolvidas: “Entre elas, tem muita gente do interior do estado (RS) que, se não fosse em uma oportunidade dessas, não teria a chance de participar de uma feira dessa importância. Todas estavam muito ansiosas para estar aqui e a experiência foi muito positiva”, revelou Danielle.

 

Junto a elas, Karen Luciane da Silva, cliente da SAMA de Porto Algre, veio como convidada para conhecer toda a estrutura que a Autopar tem a oferecer. “Eu estou adorando. É uma feira muito grande e uma ótima oportunidade de conhecer novas empresas e buscar novos negócios”, comentou.

 

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Raffaele Ventieri Neto, Gerente Comercial Alfatest

ALFATEST
 A empresa do segmento de diagnóstico automotivo apresentou como destaque em seu estande na Autopar o Scanner Kaptor V3. Divulgando treinamentos e demonstrando os produtos, a empresa recebeu massiva visitação do público. “A feira superou nossas expectativas. Nosso cliente é o mecânico, da oficina mecânica e a feira nos aproxima muito deles”, comentou Raffaele Ventiere Neto, gerente comercial da Alfatest. Rafaele acrescentou ainda que o mercado de reposição está aquecido, trazendo mais vendas para a empresa neste ano.

 

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Marcos Aurélio Antonio Peres, Diretor Comercial Aplic Resolit

APLIC RESOLIT
 Atuando na produção de componentes mecânicos para veículos, a Aplic Resolit apresentou sua linha completa de produtos em seu estande na Autopar. “O movimento foi muito bom. Atendemos muitos dos nossos clientes e até alguns podem vir a ser”, disse Marcos Aurélio Antônio Peres, Diretor Comercial da empresa. Falando em economia, apesar da crise econômica, Peres revelou que a Aplic cresceu 20% em faturamento em relação ao último ano.

 

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Eduardo Fabris, Diretor Comercial Autimpex

AUTIMPEX
 Com 20 anos de tradição produzindo peças para motores, a Autimpex apresentou seu novo catálogo de linha de volantes de motor. “Conseguimos encontrar nossos clientes atuais e prospecções. Depois dessa oportunidade que tivemos, percebemos que esta é uma feira que não podemos deixar de vir, pois é essencial para nossa estratégia de marketing”, disse Eduardo Fabris, Diretor Comercial da Autimpex. Segundo Eduardo, a crise econômica afetou diretamente nas vendas da empresa, mas com o aumento nas exportações, o faturamento acabou fechando sem quedas em relação ao último ano.

 

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José do Carmo de Oliveira Alves, Supervisor Nacional de Vendas Borflex

BORFLEX
 Com seu portfólio completo de produtos exposto, a Borflex aproveitou a Autopar para realizar o lançamento de 20 novos itens. “A Autopar é um evento que sempre estivemos disponíveis para participar. O público superou nossas expectativas, visitando nosso estande, tirando dúvidas e até gerando novos negócios para a empresa”, explicou José do Carmo de Oliveira Alves, Supervisor Nacional de Vendas da Borflex. Segundo Alves, o faturamento da empresa tem melhorado com a crise: “Costumamos dizer que é na crise que nós crescemos, buscando novos caminhos e alternativas para superar a crise. Com isso, a Borflex está em plena ascensão”.

 

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Rodrigo Iglesias, Gerente de Vendas e Trade Marketing Bosch

BOSCH
 A multinacional Bosch compareceu na Autopar destacando o lançamento da recicladora de ar-condicionado para a linha pesada e do scanner automotivo sob a marca OTC. “É uma região importante do país e a oportunidade de estar próximo do mecânico é extremamente válida e importante para nós”, explicou Rodrigo Iglesias, Gerente de Vendas e Trade Marketing da empresa. “É cedo planejarmos o próximo ano com a crise instalada, mas esperamos crescimento em relação a este”.

 

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Nasser Barbosa, Gerente Comercial Cabovel

CABOVEL
 Fábrica de cabos flexíveis de comandos originais para as principais montadoras, apresentou em seu estande sua linha de produtos originais em linha leve e pesada. “Esta feira é de manutenção e confirmação da marca no mercado de reposição e nos surpreendeu positivamente com um público técnico, seleto e de grande visitação”, disse Nasser Barbosa, Gerente de Venda reposição da marca. “Com relação ao ano passado, nos primeiros cinco meses, tivemos aumento de 5% de faturamento”, acrescentou Barbosa.

 

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Alexandre Cargnelutti, Diretor Comercial Car-tech

CAR-TECH
 Especializada em fornecer equipamentos para autocenters, a Car-Tech apresentou sua nova linha de desmontadoras de pneus e alinhadoras de direção com dois anos de garantia. “Para nós, a visitação foi inferior ao que ocorreu a dois anos atrás, mas marcar presença na feira é algo de grande importância para nós”, comentou Alexandre Cargnelutti, diretor comercial. Cargnelutti ainda acrescentou que a crise afetou as vendas da empresa, mas o saldo final conseguiu ser compensado: “Com os lançamentos que fizemos nos últimos tempos, acabamos compensando a queda em vendas e fechamos o faturamento positivamente”.

 

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Roberto Almeida, Gerente Comercial Cequent

CEQUENT
 A Cequent esteve na Autopar com sua linha completa de produtos. Dentre eles engates, protetores de cárter e cárter de motor. “A visitação do público surpreendeu e gerou novos negócios para a nós”, disse Roberto de Almeida, Gerente Comercial da Cequent. Para driblar a economia difícil do país, Almeida comentou que sente o mercado mais sensível aos veículos novos, mas na reposição, seus itens tiveram aumento nas vendas.

 

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Walter Teles, Gerente Comercial Chiptronic

CHIPTRONIC
 Com destaque para o ECU Repair e um simulador que permite que o reparador veja como cada componente da central eletrônica funciona. Segundo Valter Teles, Gerente de Vendas da empresa, embora o país esteja passando por um momento difícil, a Chiptronic encara a sequência de alguns anos com crescimento anual: “este ano houve uma queda, atingindo valores próximos a 20% de aumento no faturamento”. Para Valter, a visitação na feira atendeu as expectativas da Chiptronic, permitindo contato direto com seus clientes e prospectando alguns novos: “Este contato é vital para nós continuarmos com a expansão”.

 

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Luiz Carlos Fadiga, Supervisor de Vendas Cobreq

COBREQ
 A fabricante de materiais de atrito apresentou em seu estande seus principais lançamentos para a linha de embreagem e cabos de comando do segmento de motos. “Ficamos surpreendidos com o público, principalmente pela presença de profissionais do Brasil inteiro. Atendi cliente meu aqui que é de Manaus”, explicou Luiz Carlos Fadiga, Supervisor de vendas nacional. Sobre a economia, o mercado OEM está em queda, o de exportação em ascensão e, na reposição interna, há um crescimento significativo em relação ao último ano: “isto explica o nosso crescimento em faturamento”, finalizou Fadiga.

 

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Luiz Gustavo Zappa, Gerente de Vendas Dayco

DAYCO
 A Dayco levou para seu estande na Autopar todos os seus produtos, incluindo os da marca Nytron, dando destaque aos lançamentos de kits de bomba d’água. Para a empresa, a feira atingiu às expectativas e gerou perspectivas de novos negócios, além de permitir contato direto com o mecânico, seu público alvo. Sobre o cenário econômico, Luiz Gustavo Zappa, Gerente de Vendas da Dayco, informou que: “ambas as marcas vêm crescendo e os números finais estão bons. Para o próximo ano, a expectativa é de continuar crescendo com uma curva semelhante ao comparativo entre 2015 e 2016”.

 

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Higor Matos, Supervisor de Marketing DS

DS
 Com 45 anos de fundação, a empresa trouxe para a Autopar seus novos lançamentos em sensores de nível de combustível e refis do sensor do pedal do acelerador. “A Autopar é uma feira muito importante para a empresa para estreitar sua relação com o mecânico e entender melhor sua”, disse Higor Matos, Supervisor de Marketing da DS. Com a crise econômica assolando o país, a DS vem mantendo os números: “estamos com o resultado igual ao do ano passado, mas com expectativa de melhora para o próximo ano”, acrescentou Higor.

 

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Percy Alvarez Vanderlei, Gerente de Aftermarket Elring

ELRING
 A Elring apresentou seu portfólio completo de produtos, além de lançamentos na linha de selantes Dyrko e juntas dos motores do VW up! e Ford Sigma. De acordo com Percy Alvarez, Gerente de Aftermarket da Elring, a feira superou as expectativas. “Com público maior e mais especializado do que a empresa esperava, proporcionando grande troca entre as partes. Economicamente, a Elring enfrenta dificuldades com suas vendas para as montadoras, mas apresenta crescimento no mercado de reposição, deixando seu saldo final positivo em relação ao último ano.

 

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Flavio Fornasier, Gerente de Marketing – Dione Fornasier, Gerente Comercial – Ana Carolina Fornasier, Marketing Emaster

EMASTER
 A Emaster esteve com seu estande sempre bastante movimentado na Autopar, apresentando os lançamentos com inovações em elevação “Pórtico e Midrise”. “A feira permitiu intenso contato com o público e gerou novas oportunidades para negócios”, explicou Flavio Fornasier, gerente de marketing. “A crise automobilística permitiu a criação de novas oficinas e a expansão de antigas, apresentando aquecimento nas vendas para a Emaster”, acrescentou Dione Fornasier, Gerente Comercial da empresa.

 

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Ricardo Duarte, Gerente Comercial Florio

FLORIO
 Com toda a sua linha de produtos exposta, a empresa especializada em tampas e reservatórios do sistema de arrefecimento apresentou ainda alguns lançamentos exclusivos. “Recebmos a visita de diversos distribuidores da região e de mecânicos que se demonstraram curiosos em saber mais sobre os produtos da marca”, disse Ricardo Duarte, Gerente Comercial. Com intuito de fugir da crise, a Florio fez grandes investimentos nos últimos três. “Devido a isso, passamos por ela com evolução em relação aos anos anteriores”.

 

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Adriana Samulewski, Coordenadora Comercial Fremax

FREMAX
 Com destaque especial para o “kit Fremax”, o estande da empresa era um dos mais movimentados do evento. Segundo Adriana Samulewski, Coordenadora Comercial da empresa, a visitação do público superou as expectativas da empresa e a fórmula de participarem com estande compartilhado com outras empresas foi um sucesso: “é uma fórmula que deu certo e será repetida em novas oportunidades”, explicou. Sobre o mercado, Samulewski comentou que a Fremax vive um cenário de crescimento de faturamento e a expectativa é otimista para o ano de 2017.

 

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Sidney Aguilar, Diretor de Aftermarket para a América do Sul Gates

GATES
 O estande da marca apresentou sua linha completa de produtos, além de novos lançamentos de kits de distribuição. De acordo com Sidney Aguilar, Diretor de Aftermarket da Gates, o público aproveitou para tirar dúvidas técnicas no estande da empresa e alguns distribuidores aproveitaram para fechar novos negócios. “Uma feira tão grande e importante como a Autopar é essencial para nos aproximar do nosso público”, comentou Aguilar. Aguilar acrescentou ainda que, mesmo com a crise econômica, o mercado de reposição não está sendo afetado: “tanto que a empresa está apresentando um crescimento em torno de 30% quando comparado ao mesmo período no ano passado”.

 

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Luis Frank Acosta, Gerente Comercial de Peças GM

GM
 A GM, em parceria com a concessionária Metrosul, montou seu estande na Autopar para divulgar seu novo canal de vendas de autopeças. Segundo Luiz Frank Acosta, Gerente Comercial de Peças, o público mostrou interesse neste novo canal, e a Autopar demonstrou-se um excelente canal de comunicação com o mecânico: “atendemos muitos clientes interessados e, divulgá-lo na Autopar faz parte da nossa estratégia de consolidação”. Ainda segundo Acosta, com a queda nas vendas de veículos novos devido à crise, a GM estará investindo ainda mais no aftermarket para se recuperar financeiramente: “este será um mercado que precisaremos e vamos explorar”.

 

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Claus von Heydebreck, Diretor Geral da Divisão Motorservice KS

KS
 Mostrando seus principais itens das linhas leve e pesada, a KS participou da feira exibindo também alguns componentes da marca Pierburg, pertencente ao mesmo grupo. Entre outros, a empresa levou bombas de óleo e seus mais novos itens de pistões, anéis, camisas, bronzinas e kits. “Historicamente, a gente conhece e participa dessa feira. A gente preza muito o público, que é bastante profissional. É um público que conhece os produtos e que quer discutir negócio”, comentou Claus Von Heydebreck, diretor geral da Divisão Motorservice, durante a feira.

 

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Junior Santana, Gerente Comercial Mobensani

MOBENSANI
 A Mobensani aproveitou a feira paranaense para expor novidades e lançamentos para a linha leve, além de seu catálogo atualizado, com 2.500 itens. De acordo com José Andrade Santana Junior, gerente comercial, a empresa celebra o crescimento de 19% em 2015, investindo em maquinários e remando contra a crise. “Eu acho que a feira até superou a nossa expectativa. Os dois primeiros dias foram muito movimentados, muito bons mesmo. Nos surpreendeu pelo lado positivo”, disse Junior.

 

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Patricia Cunha Tesolin, Analista de Marketing Motrio (Renault)

MOTRIO
 Relançada em 2016, a Motrio, marca da Renault para peças no mercado de reposição, esteve na Autopar pela primeira vez. Focando o mercado multimarcas, o principal lançamento reservado para o evento foi a linha de lubrificantes Motrix, com cinco produtos, sendo três deles especificações técnicas novas. “A ideia é fazer a marca Motrio ser escolhida tanto pelo reparador quanto pelo consumidor final”, afirmou Patricia Cunha Tesolin, analista de Marketing Renault e Motrio. “A ideia é também que o consumidor entenda que Motrio não é só para carros Renault. Estamos aqui para atender a uma gama multimarcas”, explicou Patrícia.

 

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Sônia Milan, Marketing Motul

MOTUL
 Fabricante de lubrificantes automotivos, a Motul levou a linha completa de seus produtos para a feira. O objetivo da marca na Autopar foi fidelizar seus clientes e atingir possíveis novos compradores. “A feira está bombando”, declarou Sonia Milan, do Marketing da Motul, durante a feira. “A outra Autopar que a gente participou há dois anos não tinha tanto público quanto esta”. Sonia avalia que todo o segmento está sentindo os efeitos da queda do mercado automotivo, mas que isso é um comportamento padrão. “Todos os negócios sofreram alguma alteração. Mas estamos nos mantendo”, completou.

 

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Elaine Cristina Souza, Assistente de Gerência Napro

NAPRO
 Empresa que completa 30 anos em 2016, a Napro participou da Autopar exibindo seus equipamentos para oficinas, tais como analisador de gases, opacímetro para medição da fumaça em veículos a diesel e scanners automotivos tanto para leves quanto para pesados. Entre os lançamentos, a marca divulgou a atualização de software de seus aparelhos. “O mercado tem tido um crescimento não muito alto, mas que vai seguindo gradativamente”, considerou Elaine Cristina Souza, assistência de vendas da Napro.

 

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Marcos Mosso, Chefe de Marketing NGK do Brasil

NGK
 Tradicional especialista em peças para o sistema de ignição, a NGK apresentou na Autopar o reforço de seu portfólio de bobinas de ignição, além da linha de velas aquecedoras para motores diesel. O destaque, porém, ficou com o lançamento das velas especiais G-Power, que ganharão uma linha de produção na fábrica da empresa em Mogi das Cruzes/SP.
“É o melhor custo-benefício em relação a performance”, declarou o chefe de Marketing da NGK do Brasil, Marcos Mosso, explicando que as velas G-Power possuem desempenho próximo da linha Iridium, porém com custo mais baixo.

 

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José Augusto de Camargo – Diretor Radibras

RADIBRÁS
 Há seis anos no mercado, a Radibrás é uma empresa nova que usou a Autopar para divulgar sua linha de produtos. O estande da empresa exibia os aditivos para sistemas de arrefecimento, aditivos de combustível e linha em aerossol. A empresa ainda fabrica fluido de freio, produtos para limpeza de bicos e de cárter, entre outros, tanto para leves quanto para pesados. “Está sendo importante a feira para divulgação aqui na Região Sul, não só no Paraná. A gente fez contato também com o pessoal de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, comentou Augusto Camargo, diretor da Radibrás.

 

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Marcio Vannuccini, Gerente Comercial Radnaq

RADNAQ
 Fabricante de aditivos, fluidos e aerossóis para reparos e embelezamento automotivo, a Radnaq levou três grandes lançamentos para a feira paranaense. “Com crise e tudo nós tivemos crescimento ano passado e este ano também”, declarou Márcio Roberto Vannuccini, gerente comercial da Radnaq, estimando que, entre janeiro e maio, as vendas da empresa tenham aumentado em 10%. “O segmento de reposição, que é o nosso foco hoje, ainda tem uma saída boa dos nossos produtos”, contou Márcio.

 

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João Paulo de Souza, Sócio Proprietário Raja

RAJA
 Importadora de autopeças, a Raja lançou na Autopar amortecedores para Kia Cerato, Hyundai Sonata, Land Rover, BMW, Mercedes-Benz, entre outros lançamentos, que também incluíram filtros automotivos. “Graças a Deus, nosso mercado está aquecido”, comemorou o sócio proprietário da Raja Autopeças, João Paulo de Souza, calculando que suas vendas tenham aumentado entre 5% e 7%. “Tem vários produtos que estavam com muita pouca venda, mas que aumentaram agora. Isso porque os clientes não estão trocando de carro, estão trocando as peças”, revelou João Paulo.

 

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Leticia Ranalle Eleutério, Analista de Marketing Ranalle

RANALLE
 Pela primeira vez com estande próprio na Autopar, a Ranalle levou para a feira sua linha completa de polias e tensionadores para correias. As novidades ficaram por conta dos kits de distribuição. “O público tem até superado nossas expectativas”, disse Letícia Ranalle Eleutério, analista de marketing da empresa, durante o evento. “Nosso estande tem tido bastante movimento, não só de clientes aqui do Sul, com também de São Paulo e outros estados. Um movimento bem surpreendente para a gente”, completou Letícia.

 

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Sandro Vivian, Diretor de Marketing Rede Âncora

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 Com estande transformado em loja-conceito, a Rede Âncora exibiu na Autopar três linhas de produtos de suas marcas próprias, Car+ e Truck+, com ênfase em 6 produtos para sistemas de arrefecimento, incluindo aditivo e água desmineralizada. “Não existe crise neste mercado de reposição da linha automotiva”, enfatizou Sandro Vivian, diretor de marketing e industrial da rede associativista de lojas. “Neste ano, estamos crescendo na ordem de 14%, só para você ter uma ideia. A crise até atingiu um pouco o segmento pesado, mas a gente está batendo recordes de faturamento”, declarou.

 

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Flavia Gonzaga, Gerente Comercial R&M

R&M
 Apostando em produtos que antes só se encontrava em concessionárias, a fabricante de capas plásticas de correias de motor R&M foi à Autopar com seus principais lançamentos de 2015, marcando presença em um de seus principais mercados. “A R&M vem numa tendência de crescimento. Nós temos conseguido manter nosso faturamento. Não podemos reclamar”, afirmou Flávia Gonzaga, gerente comercial da R&M. “Estamos com grande perspectiva de melhora para esse semestre. E acreditamos que 2017 será sucesso pra R&M”, crava Flávia.

 

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Alirio de Almeida Junior, Gerente Comercial Sampel

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 Especialista em metal-borracha, a Sampel mostrou na Autopar os frutos de sua recém-conquistada autossuficiência na produção de peças em alumínio, com diversos lançamentos, incluindo a linha de bandejas. Para o gerente comercial da empresa, Alírio de Almeida Júnior, o evento atingiu todas as expectativas. “Essa feira foi muito importante para a gente. Gostamos bastante, pudemos estar próximos aos clientes, recebemos muitos clientes, muitas negociações, foi muito importante”, garantiu Alírio, acrescentando que a reposição automotiva vive um bom momento. “Apenas de algumas variações, o mercado tem crescido, inclusive”.

 

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Rubens Campos, Vice Presidente Sênior Schaeffler

SCHAEFFLER
 Grupo detentor das marcas LuK, INA, FAG e Ruville, a Schaeffler exibiu para os mecânicos dois destaques. Um deles, os kits de reparo “Gear Box” Ruville, que reúnem os produtos e peças necessárias para o reparo de determinados câmbios. O outro, a tecnologia de dupla embreagem na transmissão (presente no Brasil nas transmissões Ford Powershift), sobre a qual a empresa irá fazer treinamentos a partir do segundo semestre em São Paulo/SP, em parceria com o SENAI. “A reposição está carregando o piano. Estamos crescendo no aftermarket em relação ao ano passado”, declarou Rubens Campos, vice-presidente sênior para o aftermarket automotivo na América do Sul.

 

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Débora Prezotto, Coordenadora de Marketing Taranto

TARANTO
 A Taranto aproveitou a feira paranaense para mostrar toda a sua linha de produtos, que engloba juntas, retentores, parafusos e embreagem. O lançamento reservado para o eventofoi a linha de tucho hidráulico de válvulas, com o qual a marca passa a trabalhar na reposição. “Tivemos um pouco de queda, nada significativo. Estamos nos mantendo com os mesmos números do ano passado”, revela a cordenadora de Marketing da empresa, Débora Prezotto. “Acreditamos que 2017 seja bem melhor do que esse ano”, pondera. Durante a Autopar, Débora, fisou que o movimento no estande esteve além do esperado. “Vem clientes do Brasil inteiro visitar a gente. Ouvimos dizer que a feira seria fraca, mas está justamente o contrário. Está sendo ótimo para a gente”.

 

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Ricardo Araujo, Assistente de Marketing Tecfil

TECFIL
 A Tecfil levou para o seu estande na Autopar todos os seus lançamentos do 1º semestre de 2016, além de atrações interativas para os visitantes. Ricardo Araújo, assistente de Marketing da fabricante de filtros, comenta que a edição de 2016 da feira superou em público a anterior. “Notamos que o público está vindo mais forte. Também recebemos muitos clientes e fornecedores do Sul do País. Está bem positiva, a feira”. Ricardo também considerou positivo o balanço até agora do ano de 2016 para o aftermarket automotivo. “A gente tem mantido a previsão que tinha feito no ano passado com relação a este ano”.

 

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Lucas de Castro Santos, Supervisor de Vendas TSA

TSA
 Especializada na fabricação de sensores de combustível, a TSA esteve na Autopar com os lançamentos e amostras de produtos que costumam trazer para as feiras e eventos que participam. “A gente enxerga esta como a segunda melhor feira do Brasil”, afirma Lucas de Castro, supervisor de vendas da TSA, sobre a feira paranaense. Para ele, um dos benefícios da feira é a aproximação com os mecânicos. “Os aplicadores são a referência para a aceitação do nosso produto no mercado, se é um produto fácil de aplicar, se é um produto de qualidade, e o resultado é bem positivo”.

 

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Claudio Vicente Coppia, Diretor Comercial Urba Brosol

URBA e BROSOL
 Guardando seus principais lançamentos na manga para o segundo semestre, a Urba e Brosol esteve na Autopar reforçando as parcerias com os distribuidores. “Estamos voltando a ter credibilidade no mercado, com políticas sérias. Esse é um momento de consolidação para nós”, afirma Claudio Vicente Coppia, diretor Comercial de Reposição, Exportação e Montadora. Segundo Claudio, nos três meses que antecederam a feira, as vendas da empresa no varejo aumentaram entre 15 e 17%. “Nesse momento em que a venda de carro novo caiu, o cliente quer arrumar o seu carro para ficar mais um tempinho. Então, as manutenções estão sendo feitas e a venda está sendo feita na ponta”, constata.

 

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Rodrigo Manzini, Gerente Comercial Valclei

VALCLEI
 Especializada em peças para sistemas de arrefecimento, a Valclei anunciou na Autopar 33 lançamentos para o segundo semestre. Uma das novidades é a carcaça da válvula termostática 615 AL para motores Peugeot Citroën, que já vem totalmente modificada, com a junta de silicone acoplada na carcaça. “A feira já surpreendeu desde o primeiro dia, onde nós conseguimos ativar e encontrar vários clientes”, contou Rodrigo Manzini, gerente comercial da Valclei, comentando que varejistas estão segurando os estoques e comprando apenas o necessário. “Notamos que as oficinas estão cheias, mas de veículos guinchados, quebrados. Não são veículos que farão a preventiva, mas sim a manutenção corretiva”.

 

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Augusto Carvalho, Diretor e Eduardo Bastos, Gerente de Desenvolvimento de Mercado VP

VP
 Fabricante de autopeças plásticas e eletroeletrônicias, a VP apresentou na feira sua linha de flanges com conector, além do lançamento de vários sensores paras veículos novos. Na visão do gerente de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Eduardo Bastos, o aftermarket também tem caído por uma “reação em cadeia” da crise, mas afirma que a VP cresceu 8% em média durante este ano. “A gente está fomentando o mercado de outra forma, e o nosso planejamento está funcionando”, explica Eduardo.

 

Projeto Atualizar O Mecânico

 

Além das visitas ilustres, mais uma vez, o maior destaque da feira foi o estande da Revista O Mecânico. Além de ser o maior de toda a Autopar, destacou-se pela grande visitação do público e adesão às palestras do Projeto Atualizar.

 

As palestras gratuitas traziam temas diversos que envolviam válvula termostática e sistema de arrefecimento (Borgwarner); diagnóstico veicular e utilização dos KTS Bosch (Bosch); sistemas de filtragem (Hengst); eixos e transmissão (Max Gear), lubrificantes (Motrio); amortecedores (Nakata) e tecnologia em filtros (Tecfil).

 

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O mecânico Reinaldo da Silva, da Mega Auto Peças de Wenceslau Braz/PR assistiu a uma das palestras e comentou sobre a oportunidade que o Atualizar proporciona ao profissionais: “O reparador é muito carente de informação técnica e este ciclo de palestras nos ajuda muito a nos aproximar das indústrias e aprender sobre os componentes. Este é um trabalho muito importante e que todos precisamos sempre”.

 

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Junto ao estande da Revista, estava o Mercado do Mecânico, onde podia-se comprar produtos na loja online, além de pronta entrega de aparelhos de diagnóstico KTS Bosch. Tudo isso apoiado pela equipe de vendas da loja que estava disponível para esclarecimento de dúvidas técnicas e auxiliar os mecânicos no processo de compra dos itens.

BorgWarner

 

Preventiva no sistema de arrefecimento

 

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Fabricante de autopeças para diversos sistemas veiculares, a BorgWarner expôs seus produtos no Projeto Atualizar O Mecânico. Entretanto, o foco foi auxiliar os mecânicos a lidar com a crescente demanda por manutenção corretiva dos componentes que fazem parte do circuito de arrefecimento. A oportunidade das palestras foi utilizada para conscientizar os mecânicos da importância da manutenção preventiva do sistema.

 

Tendo em vista a velocidade de veículos lançados no mercado, uma das maiores necessidades dos mecânicos, na visão do setor de aftermarket da empresa, são dicas para facilitar a troca de peças e atualização constante de conhecimento técnico. Outros itens citados são os materiais de apoios, como catálogos e ferramenta de testes.

 

Quem comandou as palestras foi o promotor técnico Heribaldo Souza, que apresentou detalhes importantes na hora de fazer a manutenção, em especial, na válvula termostática. “Nossos técnicos compartilharam experiências importantes sobre a melhor forma de identificar possíveis problemas no sistema”, afirmou.

 

Para chefe de vendas Aftermarket da BorgWarner, Emerson Brasil, o profissional que participa das palestras do Projeto Atualizar se torna mais competitivo no mercado, adquire conhecimento técnico e torna sua oficina mais ágil e com o mais importante, que é a qualidade no serviço para o cliente. “Acredito muito na capacitação técnica de nossos mecânicos, prova disso é o sucesso que temos em nossas palestras e feiras onde disseminamos conhecimento”, declarou.

BOSCH

 

Injeção, diagnóstico e ar-condicionado

 

A Bosch separou suas palestras em três módulos para levar o máximo de informação sobre seus produtos aos mecânicos presentes às palestras do Atualizar. Nos quatro dias de evento, as palestras começavam com o módulo referente às ferramentas da marca OTC, depois seguiam para dois módulos diferentes: na quarta e na quinta-feira, sobre injeção para gasolina e diesel; na sexta e no sábado, diagnóstico automotivo para gasolina e diesel. Em todos os dias, o terceiro e último módulo era sobre sistema de ar condicionado automotivo

 

O módulo sobre as ferramentas da marca OTC falou dos serviços a serem prestados quando o veículo chega na oficina (vistoria “capo fechado” e “capo aberto”). Foram mencionados o uso do testador de bateria, do testador de umidade de fluido de freios e do medidor de pastilha de freio, além de acessórios indispensáveis, como luva e lanterna. “Abordamos alguns aspectos na recepção do cliente na oficina com testes e diagnósticos rápidos que podem gerar valor percebido e confiabilidade do cliente bem como agregar faturamento em peças e serviços para oficina”, explicou o palestrante Diego Cavalli, consultor de Vendas da OTC.

 

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Nos módulos de injeção e diagnóstico automotivo, os palestrantes explanavam acerca do uso de ferramentas como scanners KTS, analisador de motor, analisador de compressão de motor, boroscópio (câmera automotiva de inspeção) e inspeção da pressão do óleo. “Abordei a correta estratégia de diagnose para injeção eletrônica, abordagem com cliente e conclusão do técnico de acordo com a reclamação e condução do diagnóstico”, contou o palestrante Cesar Carvalhais, consultor técnico da Bosch.

 

Já o palestrante André Ramos, engenheiro eletricista, apresentou características técnicas de cada modelo dos scanners Bosch, como também os diferenciais frente aos outros scanners encontrados no mercado.

 

No módulo final, sobre ar-condicionado, o palestrante Marcos Santos, engenheiro de assistência técnica, falou sobre as diferenças entre as recicladoras ACS 651 e ACS 751. “Os modelos de recicladoras Bosch foram apresentados, como também as recomendações e pré-requisitos para utilização das máquinas”, disse Marcos.

 

HENGST

 

Módulos de gerenciamento de filtragem

 

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No Atualizar, a Hengst expôs seus módulos de filtragem e diversos tipos de filtros disponíveis no mercado. Além das palestras, a empresa colocou à disposição sua equipe técnica para interagir com os mecânicos, tirando dúvidas e orientando para a instalação correta dos componentes. “Por mais que as empresas trabalhem fortemente no intuito de levar informações ao campo, esse projeto (Atualizar) permite que o contato entre fábricas e mecânicos seja de uma forma mais direta e satisfatória”, afirmou o supervisor de vendas IAM da Hengst, João Bernardo Leal Ayroso.

 

Quem conduziu as palestras foi o consultor técnico da Hengst, Matheus Maia Michelon. Ele iniciou sua fala com uma breve apresentação da Hengst e seguiu por alguns dos potenciais clientes da marca no mundo. Depois, abriu a parte técnica da palestra, onde mostrou aos mecânicos participantes desde o desenvolvimento dos filtros até o modo exato com que devem ser aplicados.

 

“No desenvolvimento, explicamos a importância da mídia filtrante e qual seu impacto na aplicação errada, assim como, demais características presentes. Um filtro aplicado errado, uma tampa sem torque, um anel de vedação reutilizado, podem proporcionar grandes estragos para o sistema de filtração”, declara Matheus.

 

O palestrante aproveitou a ocasião para apontar quais práticas comuns os mecânicos devem evitar no dia a dia da oficina. “É muito importante o mecânico entender o perfeito funcionamento do sistema de gerenciamento de fluídos, desde o desenvolvimento do filtro até a perfeita vedação em que o sistema trabalha, onde, dessa maneira, se torna possível a lubrificação completa sem perda de pressões”, afirmou.

 

MAX GEAR

 

Falhas comuns e dicas de manutenção

 

A Max Gear levou ao Projeto Atualizar a palestra “Falhas comuns e dicas de montagem do eixo traseiro”. O consultor técnico Roberto de Campos Arazera apresentou aos mecânicos participantes o portfólio Max Gear de aplicações em veículos brasileiros no eixo diferencial. Também esteve orientando os reparadores com dicas baseadas em sua experiência de anos trabalhando junto a oficinas.

 

De acordo com Roberto, a palestra se desenvolveu via apresentação de Powerpoint com muitos exemplos para detecção do que de fato ocorreu com o veículo para danificar os componentes. “Na parte de dicas, apresentamos recursos que, na falta de ferramentas adequadas podem ser usados e assim, solucionar-se o problema”, conta o técnico da Max Gear.

 

Para a Max Gear, fabricante de sistemas de transmissão, atualmente, a maior necessidade dos mecânicos continua sendo a mesma há muito tempo: informação de qualidade. E foi isso que ela procurou levar às suas palestras na Autopar. Fora do evento, a empresa faz um trabalho de campo com dois consultores técnicos, catálogos diferenciados, manuais de falhas no sistema do eixo diferencial entre outros materiais didáticos.

 

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Roberto afirma que quem participa das palestras do Projeto Atualizar O Mecânico se torna mais competitivo no mercado. “Em primeiro lugar porque se o profissional da reparação está buscando participar deste tipo de Projeto, já se nota que é um profissional diferenciado. Em segundo lugar, reciclar-se com informações e dicas de profissionais de grande bagagem proporciona ao dia a dia a capacidade de superar os diversos desafios presentes na rotina das oficinas mecânicas”, declarou.

 

MOTRIO (Renault do Brasil)

 

Lubrificantes Motrix e suas aplicações

 

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A Renault do Brasil aproveitou o projeto Atualizar para divulgar sua marca Motrio para o mercado da reparação independente. O foco das palestras foi a nova linha de lubrificantes da empresa, da marca Motrix, com apresentação de dicas de aplicação a cada tipo de motor e cada momento de vida do veículo.

 

Nos dois primeiros dias da feira, 8 e 9/06, a palestra foi conduzida pelo engenheiro Guilherme Alves Gomes Torres, assessor da Motrio para o mercado de lubrificantes. Já nos dias 10 e 11, quem conduziu a fala foi o engenheiro de assistência técnica Marcio Mamoru Kameda.

 

O tema acompanha as novas tecnologias em motores bem como a introdução de novas exigências ambientais. Segundo o chefe de produto da Motrio, Pablo Lopez, “o mercado de lubrificantes passa por um desenvolvimento tecnológico crescente e envolve uma grande complexidade de relações”. Por isso, a palestra da marca no Atualizar foi estruturada com o objetivo de apresentar para os participantes desde os conceitos básicos até as mais recentes tecnologias de aditivos e óleos básicos criadas para o uso automotivo.

 

A fala dos engenheiros Guilherme e Marcio explicou para os participantes as características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos). Em seguida, enumeraram os tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.

 

Também detalharam as diferenças entre lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, além de classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra. Por fim, os palestrantes apresentaram a linha de lubrificantes Motrix.

 

NAKATA

 

Suspensão e arrefecimento

 

A Nakata apresentou palestras diferentes durante os quatro dias do Projeto Atualizar na Autopar: duas delas sobre suspensão (uma específica sobre amortecedores) e uma sobre arrefecimento. O objetivo da marca foi transmitir dicas de instalação e tirar dúvidas dos mecânicos presentes. Um dos palestrantes foi o assistente técnico sênior Aelson Rios, que explicou a importância de cada sistema, sendo que ambas geram muitos serviços nas oficinas.

 

“O sistema de suspensão que está atrelado à segurança e conforto do veículo, portanto, a inspeção correta de seus componentes e o reparo adequado possibilitam o reestabelecimento das características originais do veículo”, detalhou Aelson. “Já o sistema de arrefecimento, responsável pelo controle da temperatura do motor, é extremamente importante para sua a vida útil. A manutenção preventiva evita danos que podem levar ao travamento do motor”, disse.

 

Segundo o palestrante, as apresentações tiveram ênfase na manutenção preventiva e corretiva quando necessário, expondo aos mecânicos participantes, de maneira ilustrada, as melhores práticas para a correta manutenção dos sistemas de arrefecimento e suspensão. “É importante a interação do público para que seja possível sanar dúvidas sobre os temas”, observou. Além de Aelson, também participou do Atualizar o técnico José Tavares que, no sábado, ministrou a palestra da marca sobre amortecedores.

 

Gerente de marketing da Nakata, Sabrina Carbone comenta que o Projeto Atualizar permite o contato direto com o reparador interessado em informações sobre produtos e aplicações. “Além de aproximar a marca do aplicador, é uma oportunidade para sanar dúvidas de aplicação, distribuir material técnico e, de alguma forma, poder contribuir com o dia a dia do mecânico na oficina que é tão cheio de peculiaridades devido à diversificação da frota circulante. Nós, fabricantes, queremos levar informação e suporte para que eles possam desenvolver e aprimorar os serviços ao consumidor”, declarou.

 

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TECFIL

 

Filtros e sistemas de filtragem

 

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A palestra da Tecfil foi ministrada pelo gerente do Departamento de Assistência Técnica da empresa, Roberto Rualonga, apresentando sobre as novidades que a marca traz para o ramo de filtração, sobre o grupo Sofape, dono da Tecfil, e passa ainda pela produção de peças, seus laboratórios e certificações de qualidade que a empresa possui.

 

A seguir, Rualonga exemplifica sobre alguns modelos que saem de fábrica com filtros da Tecfil, demonstrando a qualidade da marca e a confiança da indústria nos produtos fornecidos pela Tecfil.

 

O restante da palestra consiste em Rualonga demonstrar quais os tipos de filtros que equipam os veículos e suas principais funções. O especialista ainda explica sobre a tecnologia presente na construção dos elementos filtrantes do filtro de ar-condicionado (também conhecido como anti-pólen ou de cabine), filtro de óleo lubrificante do motor, filtro de combustível (Gasolina/Etanol/GNV e Diesel) e filtro de ar do motor.

 

De acordo com Rualonga, os mecânicos que estiveram presentes na feira tinham como principal dúvida o correto período para a troca de cada filtro: “É importante explicar que a troca no momento correto estipulado pela montadora preserva os componentes do motor e permite que seu desempenho e durabilidade sejam sempre os melhores”. Além disso, explica que o período de troca pode variar de acordo com o ambiente em que o veículo é utilizado, como os filtros de ar e óleo, por exemplo.

 

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2 comentários em “Autopar 2016 é sucesso de público, gera novos negócios e leva informação técnica ao mecânico

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