Programa de televisão mostra a reforma completa de caminhões, incluindo componentes mecânicos, elétricos e de funilaria.
Vida de carreteiro não é fácil, principalmente se a sua ferramenta de trabalho, o caminhão, não estiver em boas condições de manutenção, uma situação bem comum entre os profissionais autônomos no Brasil, que mesmo com todas as desavenças da profissão, continuam apaixonados pela vida na estrada e não trocam a boléia por nada.
O sonho de ter um caminhão em ordem, com todos os componentes funcionando perfeitamente, e apto para transportar os mais variados fretes pelas estradas brasileiras ficou mais próximo para alguns desses motoristas, por meio do quadro Esquadrão Caminhão, transmitido no programa da Rede TV Pé na Estrada, do jornalista Pedro Trucão e apoiado pela Revista O Carreteiro. O quadro promove a reforma completa de um caminhão, desde sistemas e peças internas comprometidos até a parte de funilaria e visual externo do veículo.
O programa já entregou três caminhões reformados, um Mercedes-Benz L 1113 ano 1995, desativado há seis meses, um Mercedes-Benz LS 1934 ano 1990 e um Ford Cargo 1617, ano 1995. Toda a transformação é realizada na Oficina Estúdio do Esquadrão Caminhão, em Londrina/PA, um local especialmente preparado para o show. Esse desafio conta com o patrocínio da empresa de rastreadores JaburSat, em parceria com fornecedores de peças, pneus, sistemas e acessórios, com a proposta de reformar um caminhão por mês, sem custo nenhum ao proprietário.
Mão na graxa
O elenco de artistas do Esquadrão Caminhão tem o comando de Antônio Espinosa e nove mecânicos especializados, além de outros profissionais indiretamente ligados ao projetos. Todo o tipo de ferramenta especial e convencional necessária para a montagem dos agregados estão a nossa disposição. O tempo para a reforma varia de acordo com o modelo do caminhão, que determina a disponibilidade de peças no mercado”, explica.
Ele conta que a rotina de trabalho do grupo tem início com a desmontagem do veículo para analisar o estado das peças e trocar as que forem necessárias, sendo que “a maioria estava em estado precário”. “O que estiver em condições de trabalho com segurança será reaproveitado, porém tudo é revisado”, garante.
Manter a originalidade do veículo é uma tarefa importante, por isso são aplicadas peças genuínas e de fornecedores qualificados, tendo que restaurar algumas que são difíceis de encontrar no mercado. “Temos até que fabricar artesanalmente algumas peças, o que dificulta o andamento dos trabalhos. Todas as peças substituídas são sucateadas”, diz.
Depois de todo o trabalho de mecânica e funilaria necessário, o resultado é um caminhão totalmente novo, ou seja, a ferramenta de trabalho do carreteiro pronta para voltar para a estrada. “No momento da entrega do veículo novo, recomendamos ao motorista que faça as revisões conforme a orientação do fabricante do veículo para que mantenha as condições de trabalho com segurança”, completa.
As obras de arte O primeiro caminhão reformado pelo programa foi o MB L 1113, que ganhou um motor OM 352A mais potente, direção hidráulica, pneus, eixos, carroceria, aperfeiçoamento do sistema de freio e um sistema de rastreamento JaburSat com dois anos de mensalidades gratuitas. “Quando começamos a avaliar o caminhão, já se constatou visualmente a necessidade de trocar componentes como cabina, chassi, motor e outros agregados”, conta Espinosa. No L 11l3 foi instalado um motor remanufaturado fornecido pela fabrica da Mercedes-Benz. Ao desmontar o Mercedes-Benz LS 1934, a equipe ficou surpresa: “a aparência estava boa mas os componentes mecânicos internos estavam todos comprometidos”, contou. Toda a mecânica foi revisada e constatou-se que o estado do sistema de freios estava muito ruim, o que demandou a troca. O modelo foi equipado com motor remanufaturado, fornecido pela parceria Ford-Cummins, e agregados; caixa de mudança mais moderna; diferencial, direção hidráulica, turbina e quinta roda. Entre os acessórios, conta agora com sistema de som com toca-CD, inter-clima e rastreador híbrido JaburSat. As mudanças no visual foram mais radicais: pintura personalizada, novo pára-lama, nova tapeçaria, novos pneus e rodas. Já o Ford Cargo 1617 ganhou um motor remanufaturado, fornecido pela Ford-Cummins, caixa de câmbio, freios, cardan, amortecedores, alternador e motor de partida, terminais de barra de direção, entre outros equipamentos. A bomba injetora foi totalmente revisada e calibrada e foi instalado o 3º eixo truck. Em relação aos acessórios, foi colocado rodoar e rastreador. O toque final contou com acabamento da cabina, novos espelhos retrovisores e tapeçaria. |
Tenho uma dúvida,tenho um caminhão 1113 turbinado,e essa semana ele quebrou o comando do nada, sem ter feito excesso de ar,o que pode ter ocasionado á quebra???