Além dos mecânicos de automóveis, os reparadores de motocicleta também devem conscientizar seus clientes sobre a importância de conferirem o bom funcionamento dos freios. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) sobre as causas de acidentes com motos, 8% são causados por problemas relacionados à manutenção. Entre os itens com pior conservação estão: pneus 11% e freios, 7%.

Somado a estes dados, 86% dos motociclistas brasileiros se dizem preocupados com a frenagem de emergência. Segundo pesquisa realizada pela Bosch, 91% dos entrevistados já realizou uma frenagem de emergência. Os principais motivos são: a presença de buracos/fossas na rua (60%), a travessia de pedestres (57%) e a parada inesperada de um veículo à frente (53%). A pesquisa destaca também que, em situações de emergência, 61% dos pilotos freiam com menos força do que gostariam em virtude do medo de travar as rodas.
É importante estar atento às boas condições dos freios para garantir mais segurança e menor custo na manutenção do sistema. Entre os itens a serem observados, está o fluido de freios. “Na hora de substituir o fluido é importante levar em consideração à especificação correta para cada tipo de motocicleta, já que as características do produto estão relacionadas ao desempenho do veículo. Assim, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora”, afirma Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.

Com relação aos freios e para evitar o travamento das rodas, a Bosch desenvolveu o ABS 9 – Sistema Antibloqueio de Frenagem específico para motos que, segundo a fabricante, pode ser aplicado na produção de qualquer modelo – grande, média ou baixa cilindrada, desde que a moto seja sempre equipada com pelo menos um freio a disco com atuação hidráulica.
“O ABS para motocicletas, sistema fabricado pela Bosch desde 1994, impede que as rodas travem e permite uma frenagem segura, além de proporcionar uma distância de parada menor”, explica Alexandre Pagotto, chefe de marketing da divisão Chassis System Control da Robert Bosch. Pagotto ressalta que o travamento da roda é extremamente perigoso e pode causar a queda da moto. “Com o ABS, o piloto pode aplicar força total na frenagem sem se preocupar com os efeitos”, acrescenta.
No Brasil, a resolução nº 509/14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 9 de dezembro de 2014, tornou obrigatório a instalação do ABS em todas as motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos, produzidos a partir de 2016, com motorização acima de 300 cc, importadas ou nacionais. Já nas motos de até 300 cc a obrigatoriedade é de uso de pelo menos um dos sistemas: do sistema de frenagem combinada das rodas (CBS) ou do ABS, ficando a decisão, neste caso, por conta do fabricante.