Especialista fala da importância de cuidar bem dos filtros automotivos

Filtros de óleo, ar e combustível, merecem toda atenção e é necessário fazer periodicamente as devidas revisões, pois são componentes essenciais para o funcionamento do carro, e devem estar sempre em plenas condições de uso.  “O filtro de ar, responsável por separar e excluir as partículas poluentes do ar aspiradas pelo motor, assegurando que o ar esteja sem impurezas ao chegar à câmara de combustão, quando saturado pode provocar o desgaste prematuro de peças, como bielas e pistões”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais).

18022

De acordo com Moura, o filtro de ar, composto por fibra de papel celulose especial, perde a eficiência e acaba elevando o consumo de combustível, ocasionando maior emissão de gases à atmosfera, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Para proteger o sistema de injeção e peças do motor de impurezas da gasolina, álcool ou diesel, o filtro de combustível também é essencial para o desempenho do veículo, pois, segundo Moura, quando carregado de partículas poluentes, pode causar entupimento dos bicos injetores e até queima a bomba elétrica de combustível. Já o filtro de óleo foi criado para reter poluentes do sistema de lubrificação, contribuindo para a preservação dos componentes do motor.

O especialista recomenda que os mecânicos incentivem seus clientes a levarem o carro para a manutenção dos filtros automotivos dentro dos prazos estipulados pelos fabricantes. “A troca dos filtros deve ser feita de acordo com a determinação dos fabricantes, pois cumprindo os prazos determinados, há benefícios em todos os setores – saúde da população, meio ambiente e os veículos”, complementa.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php