Especialista explica as diferenças entre suspensão rígida e macia

O coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil, Juliano Caretta, explica que optar por uma suspensão firme ou macia é questão de preferência pessoal e está associada ao perfil de cada motorista. Segundo ele, a maciez ou rigidez de uma suspensão são características originais do veículo e que, portanto, escolher por uma ou outra é algo a ser avaliado no momento da compra do automóvel. “Do ponto de vista da segurança, o que não é recomendável é alterar as características originais do carro”, alerta Juliano.

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O especialista da Monroe explica que a maciez ou rigidez da suspensão é resultado do comportamento de um conjunto de componentes: amortecedores, coxins, molas, barra estabilizadora, buchas e pneus; e que o desempenho de cada uma destas peças influencia diretamente no desempenho da suspensão. “Por essa razão, os componentes são desenvolvidos conforme a característica de direção definida pela montadora para cada veículo, com o compromisso de oferecer segurança, associada a melhor condição de controle, dirigibilidade e conforto”, completa Juliano.

Segundo a Monroe, quando a montadora define o perfil do veículo, os fabricantes de autopeças desenvolvem seus produtos com o compromisso de atingir o melhor resultado possível. Assim, se a proposta do veículo é oferecer maciez na sua condução, os componentes da suspensão serão mais voltadas ao conforto, sem perder o controle necessário. Se o veículo tiver de ser mais rígido, os componentes transmitirão mais controle, sem perder o conforto necessário.

Na prática, como explica Juliano, uma suspensão macia oferece mais conforto e controle do veículo em baixas velocidades, ideal para o trânsito lento das grandes cidades. Já a suspensão mais dura assegura melhor estabilidade em velocidades altas, desenvolvidas nas estradas.

O mecânico deve sempre orientar o motorista a ficar atento aos sinais de desgaste da suspensão. Os mais comuns são o aumento de probabilidade de aquaplanagem, elevação da distância de frenagem, desgaste dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, oferecendo riscos para os ocupantes do veículo. A recomendação da Monroe é realizar revisões periódicas dos amortecedores no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante no manual de reparação do veículo.

2 comentários em “Especialista explica as diferenças entre suspensão rígida e macia

  1. Gstaria de uma breve avaliação da macuez da suspensão do focus em relaçã
    o aos outros sedãs con correntes

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