O coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil, Juliano Caretta, explica que optar por uma suspensão firme ou macia é questão de preferência pessoal e está associada ao perfil de cada motorista. Segundo ele, a maciez ou rigidez de uma suspensão são características originais do veículo e que, portanto, escolher por uma ou outra é algo a ser avaliado no momento da compra do automóvel. “Do ponto de vista da segurança, o que não é recomendável é alterar as características originais do carro”, alerta Juliano.
O especialista da Monroe explica que a maciez ou rigidez da suspensão é resultado do comportamento de um conjunto de componentes: amortecedores, coxins, molas, barra estabilizadora, buchas e pneus; e que o desempenho de cada uma destas peças influencia diretamente no desempenho da suspensão. “Por essa razão, os componentes são desenvolvidos conforme a característica de direção definida pela montadora para cada veículo, com o compromisso de oferecer segurança, associada a melhor condição de controle, dirigibilidade e conforto”, completa Juliano.
Segundo a Monroe, quando a montadora define o perfil do veículo, os fabricantes de autopeças desenvolvem seus produtos com o compromisso de atingir o melhor resultado possível. Assim, se a proposta do veículo é oferecer maciez na sua condução, os componentes da suspensão serão mais voltadas ao conforto, sem perder o controle necessário. Se o veículo tiver de ser mais rígido, os componentes transmitirão mais controle, sem perder o conforto necessário.
Na prática, como explica Juliano, uma suspensão macia oferece mais conforto e controle do veículo em baixas velocidades, ideal para o trânsito lento das grandes cidades. Já a suspensão mais dura assegura melhor estabilidade em velocidades altas, desenvolvidas nas estradas.
O mecânico deve sempre orientar o motorista a ficar atento aos sinais de desgaste da suspensão. Os mais comuns são o aumento de probabilidade de aquaplanagem, elevação da distância de frenagem, desgaste dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, oferecendo riscos para os ocupantes do veículo. A recomendação da Monroe é realizar revisões periódicas dos amortecedores no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante no manual de reparação do veículo.
Gstaria de uma breve avaliação da macuez da suspensão do focus em relaçã
o aos outros sedãs con correntes
Boa tarde qual o carro popular mais macio tenho um voyage g5 e acho rígido