A Mastra, fabricante de autopeças, alerta para a manutenção preventiva no sistema de escapamentos e emissões de gases, bem como a verificação de pequenas peças que fazem parte dos conjuntos chamados de “flexíveis”.
A Mastra explica que, constituído de um fole central e protegido por trançados externos, “sua função é absorver e reduzir as vibrações vindas do motor, garantindo maior durabilidade ao sistema de exaustão, principalmente do catalisador, e também isolar o sistema vibrante da cabine dos passageiros do veículo”.
Segundo o Gerente de Engenharia e Qualidade Mastra, Valdecir Rebelatto, “os flexíveis se localizam normalmente na parte frontal do sistema, geralmente no tubo de saída do motor visando eliminar a rigidez do sistema de escapamento no veículo, uma vez que os flexíveis, como o nome já diz, não ficam estáticos”.
Confira algumas dicas da marca:
– Se os flexíveis estão rígidos é sinal de que já perdeu sua função;
– Se fizer ruído de estalos é porque existe quebra do fole interno;
– Se tiver manchas de fuligem, é sinal que estão com vazamentos, advindos de perfurações;
– Se as “malhas” metálicas estiverem rotas ou rompidas;
“Os flexíveis precisam ser verificados preventivamente a cada 30 mil km, pois evitam a quebra precoce das outras peças que compõem o sistema, causando maiores gastos para o dono do veículo.”, ressalta Valdecir.