Escapamento é o quarto item de maior reprovação na inspeção de SP

Entre fevereiro e junho de 2012, dos 829,1 mil automóveis que passaram pelo programa de inspeção veicular de São Paulo, 20% não foram aprovados. Deste total, 50,3% das rejeições ocorrem na inspeção visual, de acordo com a Controlar. Com 14,5% das não aprovações, as alterações, avarias e estado de conservação do sistema de escapamento está entre as quatro principais causas das não aprovações.

Em razão disso, mais de 90% do monóxido de carbono liberado na atmosfera são provenientes do mau uso e da falta de manutenção da frota de veículos na cidade de São Paulo, afirma a empresa. Um problema que resulta na morte de 20 pessoas por dia e em uma redução de expectativa de vida de cerca de um ano e meio.

Combustível adulterado e trajetos curtos acumulam água na tubulação e nos silenciosos e, além de não deixar que o sistema trabalhe em temperatura adequada, acabam causando corrosão. “Nunca deixe o depósito de combustível vazio, pois o fornecimento irregular do fluido pode gerar falsas explosões, elevar a temperatura no catalisador e ocasionar fusão do monólito (parte interna que faz a transformação dos gases)”, afirma Henry Grosskopf, gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

Pegar o carro no “tranco” também é outra prática prejudicial ao sistema. Segundo o engenheiro, o excesso de combustível deteriora o catalisador. Outros vilões do escapamento são as lombadas, buracos e depressões no asfalto, que podem soltar e até furar os componentes do sistema.  “É necessário observar se há ruídos provenientes do escapamento. Isto pode ser sinal de avarias, indicando que a peça não está desempenhando sua função corretamente”, comenta.

A recomendação é fazer avaliações periódicas em uma oficina de confiança para verificar o estado geral do sistema, utilizar somente combustível e lubrificante de boa qualidade, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante.

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