Mesmo depois de tantos anos, continua na moda instalar equipamentos de som sofisticados e potentes. Quem é que não gosta de ouvir um som de qualidade? Todo mundo! Isso sem falar dos inúmeros acessórios que permitem transformar aquele modelo “basicão” pelado numa máquina personalizada e bastante atraente. E por acaso isso é ruim? Mas é claro que não! Quem é que não gosta de conforto e de um certo “status”?
Além do mais, não são todos que podem entrar numa concessionária e comprar as versões mais sofisticadas, mesmo se tratando dos veículos populares. As diferenças de valor, dependendo do grupo de opcionais escolhido, podem facilmente chegar a mais de 30% daquilo que se paga pela versão básica. E como o mercado de acessórios costuma disponibilizar produtos similares por uma fração deste valor… Bem, a tentação é grande.
É claro que a qualidade do produto aplicado e do serviço de instalação deve ser levada em conta na hora de comprar. Se algo sair errado, a montadora se negará terminantemente a dar garantia ao veículo. E não adianta reclamar: o produto foi alterado fora da rede autorizada. Para tentar recuperar esta garantia, haja gasto com advogado, perito e tempo para ir às audiências. Logo, se vai fazer este tipo de modificação, principalmente em um veículo ainda sob garantia da fábrica, pense bem nas consequências e escolha a dedo os seus fornecedores. Já que é para eles que as reclamações deverão ser dirigidas se algo der errado.
Antes de mandar fazer o serviço, veja os termos de garantia que são oferecidos. Quando se fala em instalação de acessórios em veículos de última geração (que dispõem de redes internas de comunicação), todo cuidado é pouco. Um descuido na hora de puxar uma alimentação pode “derrubar” a rede de forma momentânea ou definitiva (e danificar um ou mais módulos de comando). E o conserto costuma sair caro.
Mas supondo que o fornecedor é devidamente treinado, experiente e utiliza apenas produtos de primeira qualidade, outro aspecto deve ser levado em consideração na hora de se “pendurar” consumidores elétricos em um veículo: o balanço energético.
Forçando a balança
Quando um sistema elétrico é dimensionado, prevê-se o consumo de uma determinada quantidade de corrente, compatível com o modelo e a versão que será montada. Ou seja, se o modelo a ser montado é um “basicão”, o alternador e a bateria são dimensionados para atender aquele veículo com uma determinada margem de segurança. Em outras palavras: mesmo que sejam ligados todos os consumidores, o alternador continuará a gerar energia suficiente para manter a bateria carregada.
É claro que, à medida que o consumo aumenta, faz-se necessário aumentar a rotação do alternador. Afinal de contas, a geração de carga nos alternadores aumenta com a rotação, até que se atinja um limite máximo (capacidade máxima de geração do alternador). Manter muitos acessórios ligados com o motor em marcha lenta, por muito tempo, é forçar a balança energética do veículo para o lado do consumo. Ou seja: nesta rotação, o alternador não consegue repor aquilo que está sendo tirado da bateria, que vai tendo sua energia drenada até o colapso.
À medida que vão sendo instalados novos consumidores no veículo, a margem de segurança projetada vai sendo diminuída. Por exemplo: em um determinado veículos, a capacidade máxima do alternador é de 80 Ah e a da bateria é de 60 Ah. Todos os acessórios originais, ligados, consomem 50 Ah. Logo, tem-se uma margem de segurança. Se for instalado um novo acessório que consome 30 Ah (ar-condicionado), a margem de segurança se extinguirá. Vale lembrar aqui: cuidado nos congestionamentos muito longos com o ar-condicionado ligado!
É claro que a utilização de todos os acessórios ao mesmo tempo é muito rara, mas pode ocorrer. Imagine enfrentar um longo congestionamento (do tipo “anda-e-para”) em uma estrada, numa noite chuvosa e quente. Pois bem, nesta situação estariam ligados os faróis, lanternas, limpador de para brisa, ar-condicionado e eletroventilador. Se o veículo for automático, o pedal do freio ficaria quase sempre acionado, ligando as luzes de freio traseiras.
Com todos estes consumidores ligados (supondo que todos são originais de fábrica), se o motor for mantido apenas em marcha lenta por muito tempo, a bateria se esgotará rapidamente, pois a energia gerada é menor do que aquela consumida da bateria. Para que isso não ocorra, o motor deve ser mantido em uma rotação mais elevada, para que o alternador consiga gerar a carga que está sendo consumida.
No entanto, se este mesmo veículo estiver equipado com acessórios de alto consumo não originais como, por exemplo, faróis auxiliares e amplificadores de som, e se os mesmos forem ligados nesta condição, pode ser que a carga consumida ultrapasse a capacidade de geração máxima do alternador. Ou seja, nem que se mantenha o motor a uma rotação elevada (veículo rodando), haverá a reposição da carga retirada da bateria. Como consequência, a viagem pode terminar mais cedo, no acostamento, com a bateria totalmente esgotada.
Assim, antes de se fazer a instalação de acessórios de grande consumo de energia elétrica, é preciso fazer o balanço energético do sistema. Pode ser que uma substituição de bateria e alternador (por outros de maior capacidade de geração) seja necessária. E, com absoluta certeza, o Guerreiro das Oficinas é o profissional mais indicado a orientar o seu cliente quanto a esta necessidade.
O que verificar antes de proceder à instalação:
a) Capacidade da bateria;
b) Capacidade máxima do alternador;
c) Soma do consumo de todos os acessórios originais;
d) Consumo dos novos acessórios;
e) Probabilidade de acionamento simultâneo de todos acessórios e tempo que ficarão ligados;
f) Débito energético caso todos os acessórios precisem ficar ligados simultaneamente por um tempo prolongado;
g) Capacidade do novo alternador e da nova bateria para que o balanço energético seja reequilibrado estando todos os acessórios ligados simultaneamente.
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
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