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Entrevista: Volkswagen tem o mecânico como parceiro de negócio

José Sétimo Spini

Novo diretor de Pós-Vendas da Volkswagen para a América do Sul, José Sétimo Spini detalha em entrevista exclusiva qual é a visão da fabricante de automóveis sobre o mecânico independente e o mercado de reposição brasileiro.

Segundo Spini, “a Volkswagen considera o mecânico independente um importante parceiro de negócio pois é ele quem garantirá a continuidade da satisfação dos clientes VW” e, por isso, a empresa oferece diversas iniciativas voltadas aos profissionais da área.

“Reconhecer a importância deste profissional, fornecendo informações técnicas, produzindo veículos de reparos otimizados e mantendo uma equipe dentro da montadora dedicada a pensar em soluções para este público é, sem dúvida, uma prioridade para o pós-venda da Volkswagen mundialmente”, afirmou o executivo.

Sobre a pandemia que afetou as fábricas de automóveis no mundo todo, José Sétimo comenta que o aftermarket também foi atingido, mas que a VW está conseguindo manter níveis de atendimento acima do esperado nessa área. “Se por um lado a pandemia trouxe dificuldades à produção na indústria automotiva, ela também trouxe a necessidade de mais reparos em veículos seminovos e usados. Direcionando nossas ações de acordo com essa tendência, estamos conseguindo atingir os principais objetivos traçados”, declarou.

 

REVISTA O MECÂNICO: Qual é a importância do mecânico independente para a estratégia de pós-venda da Volkswagen?

JOSÉ SÉTIMO SPINI: A Volkswagen considera o mecânico independente um importante parceiro de negócio pois é ele quem garantirá a continuidade da satisfação dos clientes VW. Reconhecer a importância deste profissional, fornecendo informações técnicas, produzindo veículos de reparos otimizados e mantendo uma equipe dentro da montadora dedicada a pensar em soluções para este público é, sem dúvida, uma prioridade para o pós-venda da Volkswagen mundialmente. A Volkswagen considera que essa relação com o mecânico independente acaba beneficiando o cliente final e aumentando o desejo do público pelos produtos da marca.

O MECÂNICO: Qual a participação dos mecânicos no volume de vendas de peças diretamente no balcão das concessionárias VW?

JOSÉ SÉTIMO: As vendas que nossa rede de concessionárias realiza no balcão são bem significativas ao olharmos para o faturamento de peças e acessórios.

 

Essa relação com o mecânico independente acaba beneficiando o cliente final e aumentando o desejo do público pelos produtos da marca

 

O MECÂNICO: Quais ações a Volkswagen direciona a esse público profissional das oficinas independentes?

JOSÉ SÉTIMO: Contamos com uma equipe dedicada a pensar em soluções e oportunidades de negócios exclusivamente para as oficinas independentes e, com isso, temos diversas iniciativas. Oferecemos treinamentos técnicos on-line para capacitação dos mecânicos independentes; possuímos Lojas Oficiais da Volkswagen em marketplaces (Ex: Mercado Livre) para que os mecânicos possam comprar peças originais de maneira fácil, rápida e ter a comodidade de receber em sua oficina.

Equipe fixa que presta consultorias à nossa rede visando otimizar os processos para atendimento das oficinas independentes na venda balcão; campanha Descontão do Reparador: A cada 2 meses lançamos uma lista com diversos itens para veículos acima de 4 anos com descontos de até 80%. Esses itens podem ser encontrados em nossa rede e em nossa Loja Oficial. Além destas ações, estamos relançando nosso site Reparador VW com conteúdos exclusivos.

O reflexo (da pandemia) acontece no mercado de modo geral, uma vez que a cadeia produtiva é a mesma e a matéria prima para produção de peças para carros é a mesma utilizada na produção para reposição

 

O MECÂNICO: A Volkswagen se notabilizou recentemente pela estratégia de oferecer revisões grátis até 30 mil km na compra de seus veículos zero- -km. Como está a retenção nas concessionárias após esse período de garantia e de manutenção programada?

JOSÉ SÉTIMO: Tivemos um resultado bastante positivo. A retenção de veículos mais novos em nossa rede de concessionários aumentou depois dessa mudança. Acreditamos que ações como essa refletem muito positivamente para os clientes, que podem contar com esses benefícios; para as concessionárias, que podem manter suas estruturas com um nível maior de passagens de veículos; e sem dúvida, reflete também positivamente para os mecânicos independentes no trazendo mais oportunidades de bons negócios entre eles e as concessionárias, visando os quase 5 milhões de veículos acima de 4 anos que circulam pelo Brasil.

O MECÂNICO: Como a Volkswagen avalia o cumprimento dos seus objetivos no segmento de pós-vendas durante esse período de incertezas da pandemia?

JOSÉ SÉTIMO: Sem dúvida tem sido um período de grandes desafios e constante necessidade de adaptação e reinvenção. Por outro lado, no pós-vendas também é um período de oportunidades. Se por um lado a pandemia trouxe dificuldades à produção na indústria automotiva, ela também trouxe a necessidade de mais reparos em veículos seminovos e usados.

Direcionando nossas ações de acordo com essa tendência, estamos conseguindo atingir os principais objetivos traçados. Isso sem dúvida se deve em grande parte às nossas estratégias e parcerias junto ao mercado reparador que mantemos um relacionamento e cuidado ao longo de muitos anos.

 

Como manteremos o cenário de maior procura por reparos de veículos em função dos desafios de produção de veículos novos, a estimativa é de um crescimento no faturamento de peças no ano que vem

 

O MECÂNICO: A indústria de produção de automóveis, no mundo todo, está passando por problemas de desabastecimento nas linhas de montagem por problemas causados pela pandemia da covid-19. Há reflexo dessas questões também no aftermarket de peças originais?

JOSÉ SÉTIMO: O reflexo acontece no mercado automotivo de modo geral, uma vez que a cadeia produtiva é a mesma, e a matéria prima para produção de peças para carros é a mesma utilizada na produção de peças para reposição. Isso afeta também, portanto, o aftermarket de um modo geral, não somente peças originais. Estamos enfrentando grandes desafios nessa área e com o esforço dos times e parcerias com os fornecedores estamos conseguindo manter um nível de atendimento acima do esperado pela situação.

O MECÂNICO: Qual cenário você espera para o mercado de reposição de autopeças em nosso país em 2022?

JOSÉ SÉTIMO: O mercado de reposição de autopeças seguirá aquecido em 2022. Como manteremos o cenário de maior procura por reparos de veículos em função dos desafios de produção de veículos novos, a estimativa é de um crescimento no faturamento de peças no ano que vem. Nós estamos nos preparando para que possamos atender essa demanda adicional na venda balcão, mantendo nossa parceria com o mercado independente.

 

Por Fernando Lalli

Comentário em “Entrevista: Volkswagen tem o mecânico como parceiro de negócio

  1. Finalmente aparece uma empresa de grande relevo que da valor às oficinas independentes na verdade nós independentes desenvolvemos muitíssimo trabalho e com qualidade embora os descontos não são os melhores porque vai um cliente comprar uma peca e tem o mesmo desconte que tem a oficina não é correto .nos independentes temos gastos enormes para ter a oficina dentro das exigências estabelecidas, desde a formação ( que é ótimo) a recolha de matérias como exemplo filtros de óleo, gasóleo , papeis etc. ,etc.

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