Assim como toda a economia, o setor automobilístico sofreu forte queda com a pandemia da Covid-19 no segundo trimestre de 2020. Entretanto, a recuperação começa a se desenhar. Segundo o gerente de Marketing de Varejo da General Motors, Rodrigo Perencin, o pós-venda deu seus primeiros sinais de retomada no mês de junho. Em entrevista exclusiva, o executivo fala sobre as peças Genuínas GM e ACDelco, as iniciativas da GM para o mecânico independente e as expectativas para um mercado de autopeças cada vez mais digital.
REVISTA O MECÂNICO: Como está sendo o período de pandemia para a GM em termos de comércio de peças?
RODRIGO PERENCIN: Tem sido um momento muito desafiador em todos os sentidos, desde o início da pandemia, nossa maior preocupação foi a saúde das pessoas, paramos imediatamente nossas fábricas e operações no armazém (localizado em Sorocaba/SP) até termos claras medidas de segurança e orientação técnica implantada. Isso afetou muito nosso faturamento e distribuição de peças, além da clara desaceleração do mercado, que tem afetado a todos. Por outro lado, avançamos muito em questões digitais tanto na comunicação com o público reparador quanto nos processos internos.
O MECÂNICO: A GM trabalha neste momento com algum cenário de recuperação para o mercado de reposição de autopeças?
PERENCIN: Sim, notamos claramente com os dados de junho de 2020 uma retomada da força econômica no setor. O pior momento até então foi abril, onde tivemos uma retração de quase 80% na demanda de autopeças. Em junho, nossas operações retornaram, respeitando um rigoroso protocolo de segurança em todas as unidades. Já retomamos a distribuição regular, além de ampliar um canal de vendas digital que tem crescido muito nesses últimos meses. Esse mercado está cada vez mais digitalizado e de fácil acesso para todos.
O MECÂNICO: Para uso do mecânico que adquire os componentes da General Motors, qual é diferença entre as Peças Genuínas GM e as peças ACDelco?
PERENCIN: “Peças Genuínas GM” é a marca usada para oferecer ao cliente Chevrolet exatamente a mesma peça usada na linha de produção quando da montagem do veículo dele. A marca ACDelco, que também é usada na linha de produção GM de veículos Chevrolet em algumas linhas de produto, como baterias, por exemplo, é também a marca da General Motors focada no mercado de reposição automotiva, oferecendo produtos de qualidade superior para veículos de todas as idades e inclusive de outras marcas que não somente Chevrolet.
Notamos claramente com os dados de Junho/2020 uma retomada da força econômica no setor (de reposição)
O MECÂNICO: A marca ACDelco tem forte identificação com o canal autoelétrico, que remete inclusive à fundação centenária da marca. Essa é a linha mais forte da ACDelco no Brasil?
PERENCIN: Sem dúvida, toda a história da ACDelco no Brasil e no mundo passa pelo canal autoelétrico, afinal, nossas baterias ACDelco são hoje referência de qualidade e durabilidade no mercado. Usamos toda essa experiência e tecnologia na ampliação da nossa linha de componentes elétricos, que hoje conta com velas de ignição, cabos de vela, reparos da bomba de combustível, entre outras.
O MECÂNICO: Quais outras linhas da ACDelco se destacam em aceitação do mercado multimarcas?
PERENCIN: Diversas linhas ACDelco possuem aplicações multimarcas e contam com a qualidade GM em seu desenvolvimento e validação. Entre elas podemos citar a linha de lubrificantes para motores, transmissão e diferencial, os fluídos e químicos, como o fluído de freios, direção hidráulica, o líquido de arrefecimento etc. Além, claro, das baterias que cobrem grande parte do parque circulante brasileiro.
O MECÂNICO: A GM oferece hoje câmbios automáticos remanufaturados para a linha leve. Como funciona esse processo de remanufatura e quais vantagens ele traz?
PERENCIN: Esse é um projeto fantástico desenvolvido pelo nosso próprio time. Nesse processo, o consumidor entrega sua transmissão usada e compra uma transmissão remanufaturada completa, feita na nossa fábrica, com todos os componentes de desgaste novos e com garantia, utilizando na montagem apenas a “carcaça” da transmissão usada (que é completamente inspecionada quanto a quaisquer danos). Esse processo, além de muito mais barato para o cliente, chegando a custar metade do valor de uma nova e, em muitos casos, ser mais barato que o reparo completo na oficina, traz também um serviço feito de forma mais rápida, reduz o risco de falhas no processo, não requer mão de obra especializada em transmissão automática e despende menos tempo do veículo no box, tudo isso com menos danos à natureza.
O MECÂNICO: Qual é a importância do mecânico independente para as estratégias do pós-venda da General Motors?
PERENCIN: O mecânico independente é um aliado da nossa marca, isso porque a frota circulante no Brasil é muito grande e dessa forma são eles que nos ajudam a garantir que os veículos Chevrolet se mantenham rodando com segurança. Sabemos que a manutenção preventiva evita danos maiores, mais custosos e imprevisíveis para os clientes, assim, recomendamos sempre a esses profissionais o uso das peças ACDelco e Peças Genuínas nas suas manutenções preventivas.
Entendemos que é ele (o mecânico independente) quem lidera esse processo de escolha (da peça), por isso, buscamos ajudar nessa escolha”
O MECÂNICO: Na sua visão, o mecânico influi na escolha da marca da peça aplicada no veículo? Por quê?
PERENCIN: O papel do mecânico nesse processo é fundamental, ele é o especialista e profissional da área frente ao cliente. Dessa forma, sim, entendemos que é ele quem lidera esse processo de escolha, por isso, buscamos ajudar nessa escolha, trazendo opções de qualidade e preço bastante competitivo, além da garantia de satisfação.
O MECÂNICO: Atualmente, quais são as iniciativas a General Motors para levar informação técnica ao mecânico independente?
PERENCIN: Temos parcerias importantes com escolas de ensino profissionalizante, disponibilizamos nossas tecnologias para capacitação desses profissionais, e que, posteriormente, podem trabalhar em uma de nossas concessionárias. Também disponibilizamos informações técnicas através de congressos, seminários e materiais de informação nos nossos canais digitais, nos últimos meses muitas iniciativas foram interrompidas pela pandemia da Covid19, mas continuamos ativos nos canais digitais.
Por Fernando Lalli
Sou fã da Chevrolet, e sou mecânico que fiquei uns anos fora do setor, gostaria de voltar a atuar na área, como consigo um curso de atualização na área de mecânica em si, e eletrônica? Se puderem me ajudar, fico muito grato.