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Entrevista com Fernanda Giacon da ZF

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Fernanda Giacon

Fernanda Giacon fala sobre o ZF [pro] Amigo

 

A ZF é uma empresa que atua globalmente fornecendo sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Recentemente, lançou para o mercado de reposição sua plataforma online que reúne programas de capacitação para os mecânicos, chamado de ZF Pro Amigo, que será internacionalizado pela marca e chegará em outros países onde a ZF atua. A Revista O Mecânico conversou com a gerente sênior de Excelência Comercial, Clientes e Estratégia da ZF América do Sul, Fernanda Giacon, que contou um pouco sobre a plataforma e os próximos passos do programa no futuro.

Revista O Mecânico: O que é o ZF Pro Amigo e como o programa surgiu?

Fernanda Giacon: Esse trabalho de se aproximar dos mecânicos começou mais intensamente na integração entre ZF e TRW, entre 2015 e 2016. Quando nós olhamos para o mercado de reposição, os fatores fundamentais são: em primeiro, o mecânico, quem aplica, esse profissional precisa ter conhecimento e estar preparado para atender o cliente. Em segundo lugar, está a peça que precisa estar disponível na hora e lugar que a pessoa necessitar. Logística e o mecânico são fatores fundamentais do nosso setor. Com isso, começamos nossa jornada pro com o lançamento do Programa Amigo Bom de Peça em 2017, que é nosso programa online de treinamento para mecânicos e atende todo o Brasil inteiro. Agora, lançamos o ZF Pro Amigo, que é a evolução e internacionalização do Amigo Bom de Peça e do Amigo Bom de Venda, e o mais legal é que esse programa está sendo internacionalizado com uma palavra em português. Com esse lançamento, todos os treinamentos que antes ficavam separados, agora estarão na mesma plataforma. Com apenas um login o cliente terá acesso a mais de cem vídeos. Pensando na oficina mecânica, temos o Oficina ZF Protec, voltado para os donos das oficinas. Fornecemos treinamentos mais avançados como gestão e suporte para o marketing. Outra ferramenta que temos é o ZF Pro Manager, uma plataforma de agendamento de serviços. Estamos levando a digitalização na relação entre o consumidor final e a oficina mecânica.

Revista O Mecânico: Além da parte online, há cursos presenciais também?

Fernanda Giacon: Temos o ZF Pro Academy que foi desenvolvido especialmente para os mecânicos se atualizarem. Quando vamos realizar alguma palestra, existem diferentes níveis de conhecimento na plateia que fazem com que o conteúdo seja relevante para uns, mas que talvez não seja atrativo para outros. Da maneira como estamos desenvolvendo esses produtos para o mercado, temos o ZF Pro Amigo que é um conteúdo mais básico e o ZF Pro Academy que são treinamentos presenciais, com a mão na massa juntamente com nossos técnicos. Um complementa o outro, usamos os dois para levar conhecimento pelo Brasil. Os mecânicos formam um grupo muito heterogêneo e precisamos atender todo mundo.

Revista O Mecânico: Qual a importância em fornecer conteúdos de atualização sobre novas tecnologias que englobam, por exemplo, a descarbonização da frota?

Fernanda Giacon: Nós temos uma responsabilidade muito grande em transmitir a informação. A ZF possui diversas tecnologias para a eletrificação. Na Europa, possuímos centros de treinamentos avançados para treinar mecânicos nessa tecnologia e estamos indo para um caminho muito mais sério. Se o mecânico não possuir treinamento para trabalhar com componentes elétricos, ele pode até morrer durante uma manutenção. Temos alguns vídeos dentro do ZF Pro Amigo falando sobre eletrificação, sobre cuidados ao mexer com esse tipo de tecnologia, sobre o que pode acontecer se ele não tiver o devido preparo e as habilidades necessárias. Estamos preparando isso e vamos fornecer treinamentos para os mecânicos para essas novas tecnologias. Quanto mais opções, mais profissionais e oficinas habilitadas para realizar esse tipo de manutenção, estaremos ajudando a mobilidade em nosso país. Não tenho nenhuma dúvida que é uma responsabilidade dos fabricantes e um grande propósito da ZF. Vamos investir cada vez mais nisso.

Revista O Mecânico: Quais os próximos passos para o futuro dessa plataforma?

Fernanda Giacon: Somos bem ambiciosos. Primeiro, não haverá sucesso para empresas que trabalham sozinhas. A oficina, o varejo, o distribuidor, todo mundo precisará ter parcerias. Quem quiser trabalhar sozinho, não terá acesso a informação, treinamentos, peças e etc. Essa nossa jornada pro tem esse objetivo e é o que a gente vislumbra para o futuro, uma rede muito bem preparada e super conectada com a fábrica em todos os sentidos para que a gente consiga usar todas as nossas competências para esse grupo que poderá se beneficiar disso para oferecer um serviço melhor e mais rápido para o consumidor final. Esse é o propósito da ZF.

por Daniel Palermo

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