Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista | Cinco perguntas para a Universal Automotive

Emerson Diniz - Universal entrevista ed.343
Emerson Diniz

Fundado em 1977 em São Paulo/SP, o Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas) está no mercado de autopeças há 45 anos. Fortemente reconhecida no segmento de ferragens automotivas, a empresa hoje possui unidade industrial em Osasco/SP e atua com oito marcas diferentes na reposição, com mais de 30 mil produtos em portfólio.

Head de Vendas, Serviços e Soluções do Grupo, Emerson Diniz conta como a Universal está estruturada atualmente, os ramos de atuação de cada uma das marcas e a importância do mecânico para a estratégia da empresa. “O mecânico é o principal formador de opinião quanto à aplicação da peça”, afirmou Emerson. “Temos intensificado a comunicação com a classe e sempre que possível oferecemos palestras e treinamentos em nossa sede com foco no público aplicador”.

REVISTA O MECÂNICO: Há quanto tempo existe a Universal Automotive e como ela está estruturada hoje?

EMERSON DINIZ: São 45 anos de história atuando no aftermarket automotivo. O grupo é composto de 8 marcas, possuímos 3 plantas, compostas de uma fábrica Univel Indústria Metalúrgica e dois centros de distribuição Matriz em São Paulo e Filial em Goiás. Ainda contamos com operações de crossdocking nos estados de RS, PR, MG, RJ, BA e PE.

O MECÂNICO: Quais são as divisões e marcas de peças que o Grupo trabalha atualmente? Existe alguma linha que possa ser considerada como “carro-chefe” da Universal?

EMERSON DINIZ: Nosso portfólio hoje é composto por 8 marcas: Universal (ferragens), Univel (indústria metalúrgica), Uniflex (borrachas de vedação, guarnição e mangueiras), Micro (máquinas do vidro), Micro (palhetas), Amortex (suspensão, direção, transmissão, amortecedores e mola a gás), Unick (tampas automotivas), Electric-Life (lâmpadas e elétrica) e a UNI1000 (divisão química). Nosso carro chefe é a marca Universal. Com ela, somos há 45 anos líderes de mercado no segmento de ferragens automotivas. Possuímos uma grande tradição também nas linhas de máquinas do vidro, guarnições e suspensão.

O MECÂNICO: Na divisão de suspensão e direção do Grupo, qual é a diferença entre a marca Automortex e a atual Amortex?

EMERSON DINIZ: A Automortex é a mesma Amortex, em algum momento fizemos um rebranding mudando a Amortex para Automortex. Nossos clientes se acostumaram com Amortex, e entendemos que o nome tinha mais sinergia com nossos produtos e com nossos consumidores.

O MECÂNICO: Hoje, quantos produtos a Universal Automotive possui em seu portfólio? E como a empresa identifica as necessidades do mercado por novas aplicações de componentes?

EMERSON DINIZ: São mais de 30 mil itens em linha. Nosso departamento de P&D atua incansavelmente em pesquisas de mercado. É constante a participação de feiras mundo afora. Estamos sempre antenados às novidades e tendências do mercado. Nosso fundador, Ricardo Ferreira, se preocupa muito em disponibilizar um portfólio vasto que tenha a maior cobertura possível da frota circulante do país.

O MECÂNICO: Qual é a importância do mecânico automobilístico para a estratégia de mercado da Universal Automotive? Quais ações a empresa direciona a esse profissional? Na sua visão, o mecânico influencia na marca da peça que será utilizada no veículo?

EMERSON DINIZ: O mecânico é o principal formador de opinião quanto à aplicação da peça. Assim como o balconista, ele é figura importantíssima na cadeia de reposição de peças. Temos intensificado a comunicação com a classe, participamos recentemente do Congresso Brasileiro do Mecânico e sempre que possível oferecemos palestras e treinamentos em nossa sede com foco no público aplicador. Possuímos também alguns laboratórios móveis do qual chamamos de CTF Móvel (Centro Tecnológico de Formação). Estes laboratórios estão disponíveis para levarmos conhecimento técnico aos nossos clientes em suas próprias sedes. O interesse em conhecimento vem crescendo a cada dia e, pra nós, é uma honra podermos compartilhar com eles os diferenciais técnicos de nossos produtos e todo processo de montagem e aplicação das peças.

 

 

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php