Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Cinco perguntas para a Maxon Oil

Entrevista Maxon Oil - Ed.347 - Foto de abertura
Edson Reus e Marcos Gulin

A Maxon Oil, marca de lubrificantes automotivos da Teclub, está presente desde 2013 no mercado, produz mensalmente mais de dois milhões de litros de óleo para os segmentos de veículos leves, pesados e motos. O diretor comercial administrativo, Edson Leandro dos Reis, e o diretor de operações, Marcos Luiz Gulin (ambos administram a empresa de forma conjunta) concederam entrevista exclusiva para a Revista O Mecânico para falar sobre seus produtos, as novas linhas de lubrificantes lançadas recentemente, o posicionamento da empresa no mercado para 2023 e o papel do mecânico dentro da estratégia da marca.

Revista O Mecânico: Como a Maxon Oil se posiciona no mercado atualmente?

Edson Leandro dos Reis: Nosso principal foco é a linha automotiva de lubrificantes. A Maxon Oil começou como uma alternativa de lubrificantes com custo mais acessível, mas hoje trazemos outros produtos com outras especialidades, outras chancelas e homologações superiores. Redesenhamos nossa linha em 2022 fazendo com que tivéssemos produtos específicos como uma linha mais acessível, outra com normas mais atuais e outra com o que temos de melhor dentro do mercado de lubrificantes atualmente.

Marcos Luiz Gulin: Nós somos um lubrificante de qualidade, todos nossos produtos saem daqui testados pelo menos três vezes. Temos um controle de qualidade na matéria prima, no envase e também após o produto ser embalado para garantir a qualidade daquilo que estamos entregando. Todos os nossos fornecedores de aditivos e óleos básicos são homologados, alguns até internacionais. Temos um dos laboratórios mais completos, podendo fazer diversos testes diferentes para os produtos.

O Mecânico: De qual forma os produtos estão sendo trabalhados para o consumidor final?

Edson Leandro dos Reis: Temos feito bons investimentos de marketing na marca Maxon Oil, principalmente no automobilismo em categorias como Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck. Usamos esses patrocínios no automobilismo como uma forma de divulgar nosso produto, passando a mensagem de que se o produto é utilizado em um carro de corrida que utiliza os motores no limite, você pode utilizá-lo em seu carro. Criamos também uma área de inteligência de mercado para entender quais são as dores do mecânico para estar mais próximo deles e ser uma das primeiras opções de escolha.

Marcos Luiz Gulin: Estamos também com uma estratégia de pulverização da marca, colocamos nosso produto em todos os estados da federação. Todo o país é coberto por algum representante nosso. Temos também levado conhecimento para eles, para os clientes deles, indo até o aplicador que são os formadores de opinião. A Revista O Mecânico e o Congresso Brasileiro do Mecânico são formas de comunicação eficazes, pois atingem esse público.

O Mecânico: Para a empresa, qual o papel do mecânico nesse processo de levar o produto até o consumidor final?

Edson Leandro dos Reis: A importância é 100%, se não for por ele, não vendemos um litro de lubrificante. Quem compra não é o dono do carro, quem compra é quem vai fazer a manutenção, ele que vai dizer para o dono do veículo qual marca utilizar. O mecânico hoje é o nosso público alvo, não o dono do veículo. Claro que ele é muito importante, mas o público alvo e parceiro e principal vendedor é o mecânico.

Marcos Luiz Gulin: É na ponta, com os mecânicos que as coisas acontecem. Nós precisamos que essa informação chegue até o mecânico, nós precisamos que ele entenda do nosso produto e acima de tudo que ele confie na gente. Estamos investindo pesado em marketing nos últimos três anos, mas nesse ano vamos investir mais em treinamento voltado tanto para os vendedores, quanto para os mecânicos. Precisamos dessa troca de informações também para saber qual é a demanda do mercado.

O Mecânico: Falando em novos produtos, como a empresa tem trabalhado os últimos lançamentos e quais os planos para os próximos lançamentos?

Edson Leandro dos Reis: Tivemos 16 produtos lançados em 2022, estamos tentando trazer ao mercado a gama mais atualizada, as melhores especificações para os veículos mais atualizados. Estamos buscando viscosidades cada vez mais baixas para esses motores que estão cada vez menores. Temos bastantes novidades para o mercado nos próximos meses.

Marcos Luiz Gulin: Nós temos um portfólio completo e estamos alinhados com as novas tendências do mercado. Seja linha leve, linha pesada, linha industrial, transmissão ou motocicleta estamos buscando cada vez mais deixar o nosso portfólio mais forte.

O Mecânico: Quais os principais benefícios e desafios em administrar uma empresa conjuntamente? E os principais desafios?

Edson Leandro dos Reis: Nós temos dois diretores que se completam. Eu tenho uma pegada mais comercial e administrativa. O Marcos é mais operacional, de fábrica, é um cara que coloca a mão na massa.

Marcos Luiz Gulin: Eu acho que nós temos uma forma de trabalhar que é uma complementaridade de características. Ao mesmo tempo que temos perfis bem diferentes, nós trabalhamos complementando um ao outro. O Edson tem uma visão focada para estratégia, mercado, tendências, política e economia. Já eu sou voltado para a operação da empresa, logística, produção, qualidade e manutenção. Nós nunca fazemos nada sozinho, nós nos consultamos o tempo todo.

Edson Leandro dos Reis: Como pós e contras há um leve engessamento nas tomadas de decisões porque elas precisam ser em conjunto, não mais isoladas. Quando se toma uma decisão sozinho, ela é mais rápida.

Marcos Luiz Gulin: Eu não me interesso pelos defeitos do Edson, eu me interesso pelas qualidades, são com elas que eu aprendo e evoluo. É assim que nós fazemos: somando.

por Daniel Palermo

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php