Entidade detalha sinais do fim da vida útil de um motor de caminhão

Alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência, elevado ruído proveniente do motor e excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento podem ser sinais de problemas no motor de um caminhão. De acordo com Ricardo Nonis, diretor do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), o problema pode ser solucionado numa retífica. “São sinais que, muitas vezes, apontam para o final da vida útil do motor”, esclarece o profissional.

O diretor lembra que, nesta hora, é recomendável escolher uma empresa de confiança para realizar o serviço. A entidade possui uma lista de associados que seguem um padrão de qualidade disponível no sitewww.conarem.com.br. “A vantagem do motor retificado sobre o remanufaturado é que, no primeiro caso, é o próprio motor do veículo que é reparado. Já no caso do remanufaturado, o consumidor entrega o motor e colhe outro”, afirma Nonis.

Segundo Nonis, ao fazer a retífica, é possível restabelecer todas as características do motor, desde o desempenho até a durabilidade, além da manutenção do número de chassi. “Ao reparar o próprio motor do veículo não há problema com a numeração. Já quando se coloca outro, deve-se fazer todo o procedimento para a mudança no DETRAN”, lembra o diretor da entidade.

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