Entenda a importância da regulagem dos freios em veículos pesados

Como a regulagem é, na maior parte das vezes, manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) lembra que a maior parte dos veículos pesados possui um sistema pneumático para acionamento dos freios, utilizando guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo “S” como principais componentes. Porém, como a regulagem é feita, na maioria dos casos, manualmente, esse processo é muito importante para garantir segurança no uso do veículo.

O uso contínuo leva naturalmente ao desgaste das guarnições e da superfície do tambor e isso causa folga no conjunto. A consequência é a redução na eficiência da frenagem, sendo necessário acionar o pedal de freio por mais tempo.

O Cesvi reforça que, quando há desgaste excessivo das guarnições, outros problemas incluem danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), dano à superfície de atrito do tambor e a situação conhecida como “virar o S” – quando o cames tipo “S” sai de seu alojamento junto às sapatas.

Para evitar problemas, a dica é simples: verifique a regulagem e o correto funcionamento dos freios regularmente. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita. Isso ocorre porque, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final. Além disso, cheque também a lubrificação dos principais componentes de acionamento.
Por fim, o Cesvi recomenda drenar regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático, pois o excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php