Advertisement


por Raycia Lima

 

Atual Gerente de Vendas e Marketing de Aftermarket da DRiV Brasil, Edison Carvalho Vieira tem mais de 25 anos de atuação no segmento automotivo, já trabalhou em empresas como Goodyear Engineered Products e Continental Contitech. A experiência do executivo é fundamental para a novata marca, a DRiV, que nasceu da fusão entre dois grandes nomes do setor, a Tenneco e Federal-Mogul Motorparts. Vieira é formado em Administração de Negócios, com MBA em Marketing, mas sua especialidade é em desenvolvimento de mercado, marketing e planejamento estratégico. Entre as principais marcas da DRiV estão Monroe e a Monroe Axios; a Öhlins, companhia de tecnologia sueca que desenvolve sistemas de suspensão; e as marcas pertencentes à Federal-Mogul Motorparts, como MOOG, Fel-Pro, FP Diesel, Goetze e Champion.

 

REVISTA O MECÂNICO:A fusão entre a Tenneco e Federal-Mogul Motorparts criou a DRiV. Ela chega com quantas unidades produtivas espalhadas pelo mundo, e qual a quantidade de colaboradores passou a integrar este grupo?

 

EDISON VIEIRA: A DRiV conta, globalmente, com 31.000 funcionários e 64 fábricas, distribuídas em 51 cidades, nos seis continentes. Desse total, 26 unidades estão nas Américas, 15 na Ásia e 23 nas regiões da Europa, Oriente Médio e África. A DRiV possui, ainda, 29 centros de engenharia e tecnologia em todo o mundo.

 

O MECÂNICO: Qual a participação do Brasil neste conglomerado. Ele responde por quantas fábricas e colaboradores?

 

VIEIRA: A DRiV é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de amortecedores e componentes de suspensão para montadoras e aftermarket, principalmente sob as marcas Monroe e Monroe Axios. Atualmente, contamos com 1.700 funcionários no País, distribuídos nas duas fábricas em Cotia e Mogi Mirim, ambas em São Paulo

 

O Brasil possui um papel estratégico nos negócios da DRiV, com as marcas Monroe e Monroe Axios

 

O MECÂNICO: Nesta fusão mundial das empresas, o Brasil será beneficiado? Quais serão estes benefícios?

 

VIEIRA: O Brasil possui um papel estratégico nos negócios da DRiV, com as marcas Monroe e Monroe Axios já consolidadas no mercado nacional. Dessa forma, o país segue beneficiado com constantes investimentos, incluindo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Monroe em Mogi Mirim (SP). Além disso, estudamos aumentar nosso portfólio no País com produtos de marcas renomadas pertencentes antes da fusão à Federal-Mogul Motorparts.

 

O MECÂNICO: Quais produtos serão comercializados pela DRiV? A empresa pretende focar em alguma linha especial?

 

VIEIRA: A DRiV seguirá com a comercialização dos produtos Monroe e Monroe Axios no Brasil, respondendo por amortecedores e componentes para suspensão. Ainda está em estudo a vinda de produtos da Federal-Mogul Motorparts, expostos no estande da empresa na Automec deste ano.

 

O MECÂNICO: Como será a estratégia de apresentar a marca DRiV no mercado?

 

VIEIRA: Vamos focar nas marcas já bastante reconhecidas no mercado brasileiro. A Monroe é líder global na fabricação e desenvolvimento de amortecedores e, no Brasil, está entre as três principais marcas do mercado. Já a Monroe Axios é líder no segmento de componentes de borracha e componentes para a suspensão.

 

O MECÂNICO: Como a atuação da nova empresa junto ao mecânico independente?

 

VIEIRA: As marcas Monroe e Monroe Axios já são reconhecidas no mercado pela qualidade e confiabilidade. Vamos continuar este trabalho com os diferentes players, dos mecânicos independentes aos grandes distribuidores e varejistas, mas agora sob a bandeira da DRiV.

 

Vamos continuar este trabalho com os diferentes players, dos mecânicos independentes aos grandes distribuidores e varejistas

 

O MECÂNICO: O setor automotivo é dinâmico, as tecnologias evoluem, estão chegando veículos eletrificados, autônomos e a DRiV nasce nesta mudança de tecnologias. Ela está preparada para oferecer soluções para estes veículos?

 

VIEIRA: A DRiV chega com um amplo portfólio, incluindo tecnologias de ponta como os amortecedores inteligentes Monroe. Estamos preparados para as mudanças e as novas necessidades do mercado global e vamos seguir investindo no desenvolvimento de inovações.

 

O MECÂNICO: O que o mecânico independente pode esperar da DRiV, e quais as novidades que ele irá receber ainda este ano?

 

VIEIRA: Durante a Automec, a DRiV lançou a linha de juntas homocinéticas Monroe Axios, um produto inédito em seu catálogo. E vamos seguir com lançamentos e adequações de aplicações de nossos produtos constantemente, atentos às demandas do mercado e também dos mecânicos independentes.