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Troca da bomba d’água do Chevrolet Corsa 2008, motor 1.4 Econo.Flex

 

Acompanhe o passo a passo para substituir a bomba d´água dos motores Chevrolet Econo.Flex e as dicas do técnico especialista da Nakata

Texto: Raycia Lima
Foto: Lucas Porto

À primeira vista alguns procedimentos para trocar itens de um veículo são simples de realizar quando o mecânico é experiente. A troca da bomba d’água talvez seja um desses afazeres comuns que o profissional realiza de maneira fácil. Apesar disso, existem alguns processos que facilitam o trabalho e consequentemente proporcionam agilidade. Quanto menos tempo o veículo ficar na oficina, melhor para o mecânico e para o cliente, pois ele vai receber o carro mais rápido

 

Geralmente os sintomas de que a bomba está fadigada são o aumento da temperatura de trabalho do motor, vazamento do liquido de arrefecimento pelo selo, barulho no rolamento e até a mudança na cor do líquido para a cor de ferrugem.

 

A Revista o Mecânico sempre busca levar a melhor informação para o profissional da oficina e auxiliá-lo no dia a dia de trabalho. Nesta edição mostramos o procedimento para realizar a troca da bomba d’água de um Chevrolet Corsa 2008 motor 1.4 Econo.Flex.

 

O PASSO A PASSO DA TROCA FOI REALIZADO NAS INSTALAÇÕES DA FABRICANTE DE AUTOPEÇAS NAKATA, EM OSASCO/SP, COM O TÉCNICO EDUARDO MARCOS GUIMARÃES, QUE TRABALHA NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA EMPRESA HÁ 16 ANOS.

 

DESMONTAGEM DOS PERIFÉRICOS

 

1. Retire a roda dianteira-direita com a chave de roda do próprio veículo. Caso for utilizar a ferramenta da oficina, certifiquese que a medida é a correta

 

 

2. Com uma chave Torx T30 abra o suporte do filtro de ar para ter o acesso fácil a correia de sincronismo e posteriormente a bomba d’água.

 

 

3. Solte a abraçadeira do lado esquerdo do suporte com uma
chave de fenda normal.

 

 

4. Use o alicate para tirar a mangueira de respiro da tampa de válvula

 

 

5. Após soltar o suporte, retire-o da esquerda para a direita. Não esqueça de soltar as mangueiras acopladas à proteção.

 

 

6. Em seguida, abra a carenagem externa superior da correia com uma chave soquete 8mm. Para isso solte os três parafusos localizados na parte de cima da carenagem.

 

 

7. Depois de retirar a parte superior externa da carenagem inicie a sincronização da correia.

 

 

8. Há na carenagem interna do lado superior um relevo, ele deve estar rente a marca da GM na polia do eixo de comando de válvulas. Apenas nessa posição, pois só assim o sistema do motor estará na posição correta de sincronização. Também verificar a marca da polia dentada do virabrequim que deve coincidir com as marcas da bomba de óleo.

 

 

9. Logo após, faça a retirada da carenagem externa do lado inferior

 

 

10. Esse procedimento é realizado para acessar base da polia da correia de sincronismo, também conhecida como correia dentada.

 

 

11. Com toda a carenagem retirada faça a retirada do esticador da correia de acessório com uma chave combinada 15 mm.

 

 

12. Após soltar o item, tensione o esticador para o sentido oposto, isso alivia a tensão da correia de acessório, logo em seguida retire-a.

 

 

13. O próximo passo é a retirada da polia dentada. Para isso solte os parafusos usando uma chave soquete E18 mm.

 

 

14. A seta da polia dentada do virabrequim precisa estar em sincronismo com a fenda da bomba de óleo.

 

 

15. Depois desse procedimento, o próximo passo é retirar a carenagem na parte interior inferior. Solte todos os parafusos da carenagem.

 

 

16. Solte o rolamento auxiliar da correia de acessórios que fica em cima da polia dentada girando-a para o lado direito. Use uma chave combinada de 15 mm.

 

 

17. Após retirado o rolamento, remova a carenagem interior inferior.

 

 

18. Na sequência é necessário calçar o motor para a retirada do coxim. A remoção do coxim acontece porque não se consegue tirar a correia sem retirar o item.

 

19. Logo em seguida use uma chave Torx E12 para soltar os parafusos do coxim. Retire o coxim, tanto na parte do motor quanto na parte do chassi

 

 

20. Em seguida tire o parafuso da polia do comando de válvula com uma chave torx 40 mm. (20a) Retire o tensionador para posteriormente ser trocado por um novo (20b).

 

 

 

21. Tire a correia e em seguida a polia.

 

 

22. Para a retirada da parte superior da carenagem interna use uma chave Torx T27.

 

 

.

23. Após a retirada da última parte da carenagem, o acesso é total a bomba d’agua

 

 

RETIRADA DA BOMBA D’ÁGUA

 

24. Após a retirada e desmontagem de todos os periféricos para se ter acesso a bomba d’agua, devese usar uma chave allen 5 para a retirada do item. No total são 3 parafusos.

 

 

25. Antes de remover a bomba danificada, separe um recipiente e coloque-o embaixo do veículo, a fim de recolher o liquido de arrefecimento que será derramado após a remoção do componente, já que todo o liquido da bomba sairá após o deslocamento da bomba d’água.

 

 

26. Depois disso é só puxar a bomba d’agua usada. Nesse ponto é importante destacar que aditivos de má qualidade deixam o bloco e os demais componentes que tem contato com o fluido de arrefecimento desprotegidos.

 

 

ANÁLISE DA BOMBA D’ÁGUA

 

O técnico da Nakata, Eduardo Guimarães, explica que a bomba d’água do veículo usado na matéria não é original. O carro tem 140 mil km rodados e a peça já apresentava folga no rolamento que gera ruídos durante o funcionamento na rotação do motor. Existe também um início de vazamento através do selo. Outro detalhe notado é que a bomba danificada já apresenta alguns pontos enferrujados na própria bomba que são ocasionados por falta de manutenção preventiva ou aditivos de má qualidade. O ideal é trocar o líquido a cada 2 anos.

 

A bomba d’água é feita de alumínio e o bloco do motor de ferro fundido. Se o aditivo for de má qualidade deixa o bloco e todo o sistema desprotegido. “Aquela água amarronzada que sai do motor e muita gente acha que é terra, na verdade é oxido de ferro que sai do bloco do motor por conta do processo de oxidação. Isso afeta os outros componentes do motor como por exemplo a bomba d’água”.

 

Eduardo destaca que é essencial usar um bom aditivo, pois ele tem ação antioxidante, anticongelante, além de inibir formação de espuma no liquido e retarda o tempo de elevar a temperatura de ebulição da água. Um item essencial para manutenção preventiva da bomba.

 

No entanto, é preciso ficar atento a pressão do sistema de arrefecimento, também responsável pela elevação do ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e prevenção do fenômeno da cavitação na região de sucção da bomba d’agua. Nesse ponto é preciso lembrar que a cavitação é um dos principais fenômenos que diminuem a vida útil da bomba d’água e dos cilindros do motor do tipo “camisas úmidas”.

 

 

PROCESSO DE MONTAGEM

 

27. O processo de instalação da nova bomba d’água é simples, basta encaixar a nova peça no local que estava a antiga, porém é necessário se atentar a posição do item. O furo do dreno deve ficar para baixo e os pontos de onde vão os parafusos estão indicados em pequenas cavidades na peça.

 

 

28. Antes de instalar a bomba d’água não esqueça de colocar o anel de vedação que vem junto com a peça nova

 

 

29. O técnico da Nakata indica que seja feita a troca da correia dentada e do tensionador em conjunto com o da bomba d’agua, principalmente como medida preventiva. Principalmente se a quilometragem do conjunto correia/ tensionador não for conhecida ou se estiver próximo da quilometragem recomendada para a troca

 

 

30. A partir desse momento basta realizar o processo de remontagem da mesma forma que se fez o de desmontagem

 

 

31. É necessário ficar atento as arruelas que vão em conjunto com os parafusos da bomba d’agua, pois são eles os responsáveis pela fixação ideal do componente.

 

 

32. Eduardo salienta que o torque usado nos parafusos no momento de remontagem deve seguir o padrão da montadora, desde os parafusos da carenagem até os da polia do virabrequim e comando de válvula

 

 

33. Na substituição do tensionador, o mecânico deve prestar atenção no fato de que a peça apresenta um posicionamento ideal para regulagem da tensão. Não esqueça de ajustar exatamente no local indicado. Quando todos os periféricos estiverem montados e chegar ao final do procedimento, não esqueça de colocar o novo líquido de arrefecimento. A proporção correta é de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.

 

 

Mais informações – Nakata Automotiva: 0800-707-8022

10 comentários em “Troca da bomba d’água do Chevrolet Corsa 2008, motor 1.4 Econo.Flex

  1. Poderia ter falado os valores de torque dos parafusos, só uma observação, pois o passo a passo foi muito bem explicado, parabéns!

  2. Bom día, Muito obrigado pela informação posta, fes muito útil. Agradezco.

    Eu queria fazer outra pergunta sobre meu corsa Wind año 1998
    Meu carro está fumando, Maia fuma de manhã e depois quita um 90 % da fumasse, ou carro tem muita força e sube ladeira muito bem, quero saber sim e cabeçote e motor ? Ah outra coisa ele me consume aceite prácticamente um pote por mes. Obrigado

  3. Olá Reginaldo,
    Essa operação é perigosa.
    É preciso descolar, mas com cuidado, pois se o bloco for de aluminio….pancadas excessivas podem danificar o mesmo.
    O uso de um solvente em spary pode ajudar. Mas não deixe muito tempo. O mesmo pode atacar o aluminio. Cuidado com fios de aço ou espátulas. Se o material dessas ferramentas for duro e o bloco de aluminio, podem ocorrer danos na face de acentamento. Se for usar impacto: golpes leves curtos e rapidos com ferramenta plastica, para provocar uma vibração e facilitar a soltura. E se for para sacrificar algo, que seja a bomba velha que sera substituída.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  4. Parabéns amigo pela informação bem elaborada.
    O meu Celta 1.0
    Passou por isso nessa semana
    Troca da bomba d gua.

  5. Sim,principalmente no Brasil que a tecnologia ainda não alcançou a de outros países e a violência nas estradas e cidade é absurda.furou pneu tem que trocar rápido antes do assalto.

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