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Veja como é feito o processo de avaliação quando o câmbio chega à fábrica e todo o processo de reparos que resultam em uma caixa com a mesma garantia da nova

Texto: Fernando Lalli
Foto: Lucas Porto

Reparos na transmissão envolvem ao mesmo tempo força, precisão e muito conhecimento técnico. No entanto, os procedimentos costumam ser demorados, principalmente quando envolvem a abertura da caixa de câmbio. Para o mecânico de veículos comerciais, o tempo é fator crítico para devolver o veículo às ruas. Um conserto neste sistema, seja de caminhão ou ônibus, muitas vezes significa deixar o veículo encostado na oficina por bem mais tempo do que o proprietário, o frotista ou mesmo o profissional de manutenção gostaria.

Tendo em vista reduzir tempo de reparo e custo nas oficinas, empresas de motores, turbos, embreagens, caixas de direção, compressores, motores de partida entre outros, possuem programas de peças remanufaturadas de fábrica – muitas vezes, à base de troca e com a mesma garantia do produto novo.

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Esses programas de remanufatura se diferenciam dos processos paralelos de recondicionamento de peças porque as fabricantes originais dos componentes garantem os mesmos padrões de qualidade que a produção de um produto novo, além de procedência e suporte técnico. Além disso, após avaliação técnica das fabricantes originais, o aproveitamento das peças usadas que ainda estão em plenas condições de uso causa impacto positivo no meio ambiente pelo menor descarte de peças.

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AGILIDADE NO REPARO

A Eaton, que fabrica peças de transmissão para a linha diesel, tem o programa Ecobox para atender à demanda por agilidade no reparo. A fabricante recebe a caixa defeituosa e, após avaliações técnicas, estipula o valor do desconto para a compra do câmbio remanufaturado pela própria Eaton, com garantia de um ano.

A caixa que a Eaton recolhe no mercado passa por um processo de reconstrução em uma linha dedicada dentro da própria fábrica. O conjunto é inteiramente lavado, desmontado e avaliado. Segundo a fabricante, as peças novas montadas no câmbio Ecobox são as mesmas da linha de montagem das caixas novas. O resultado é um câmbio com garantia de um ano, a mesma do produto novo.

Segundo a empresa, a caixa de transmissão usada, chamada no processo de “casco”, tem três níveis de aceitação: A, B e C – “A” é o nível em que o casco está em melhor condição e o “C” é o nível que exige substituição de mais componentes. A primeira avaliação é do mecânico, através de um checklist que ele deve obter em qualquer distribuidor ou posto de serviço autorizado Eaton. A empresa busca o casco no próprio distribuidor e reavalia a caixa na sua fábrica, seguindo os mesmos critérios, para confirmar a condição do conjunto. Quanto menor o desgaste, maior o desconto na aquisição da caixa remanufaturada de fábrica.

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Além do casco entrar como parte do pagamento da Ecobox, a fabricante elenca outras vantagens do sistema. “Não é necessário investir em ferramentas especiais, porque na verdade você vai substituir uma caixa pela outra. Isso vai ajudar a liberar o pátio da sua oficina mais rapidamente”, afirma o especialista de vendas da Eaton para a Região Sudeste, Enéias Costa. “A vantagem de não deixar o veículo parado melhora a produtividade tanto das oficinas quanto das frotas nos mais diversos segmentos”, aponta Enéias.

AVALIAÇÃO DO MECÂNICO E DA FÁBRICA

1) O mecânico deve seguir a rotina de testes de acordo com o checklist do programa. Ele deve preencher o formulário descrevendo a precisão de engate tanto no caminhão quanto na bancada, a aplicação do caminhão (rodoviário, misto ou severo), a quilometragem da caixa, as condições da carcaça (se há trincas ou danos), a quantidade de limalhas ou fragmentos de metal no bujão, entre outros.

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2) Após a compra da Ecobox pelo mecânico, a avaliação do casco é repetida pela Eaton dentro da linha de montagem da Ecobox na própria fábrica, seguindo os mesmos critérios.

Obs.: Caso haja diferença de avaliação, a Eaton emite nota fiscal com a diferença de valores.

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PROCESSO DE REMANUFATURA

3) Confirmado o checklist, o casco começa na linha de manufatura por uma lavagem em máquina específica.

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4) Depois da lavagem, a caixa é desmontada por inteiro com o ferramental correto para a função.

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5) Após a desmontagem completa, todas as peças são inspecionadas individualmente e os componentes de desgaste natural são 100% trocados, como retentores, vedações,’rolamentos, anéis, parafusos, molas e esfera. Outras peças que estejam comprometidas como sincronizadores, garfos e engrenagens, também são substituídos.’

VELHO

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NOVO

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6) A montagem segue processos realmente industriais para cada etapa. Após a substituição das engrenagens, rolamentos e sincronizadores, os eixos seguem para prensas específicas.

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7) Com suporte específico, eixo principal e contraeixo são montados juntos na carcaça. Em seguida, são posicionados manualmente os demais elementos, tais como polia da ré, varões e garfos de engate.

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8) Posteriormente à montagem de todos os periféricos, é feita a medição de folga e testes de estanqueidade. Além, claro, dos testes de rotação e engrenamento.

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9) Finalizados os testes, a caixa Ecobox é pintada em verde e ganha placa de identificação gravada, número de série específico, modelo e código do câmbio. Essa identificação permite a rastreabilidade do produto.

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