Acompanhe o passo a passo para retirar e instalar as peças de metal-borracha do Fiat Mille, após rodar 60.000 km
por Edison Ragassi
fotos Alexandre Villela
Os suportes (ou coxins) de motor e câmbio têm a função de evitar que as vibrações destes componentes cheguem à carroceria do veículo. Geralmente são fabricados em metal-borracha.
Com o tempo, essas peças sofrem desgaste e necessitam que sejam substituídas. “Se um coxim está quebrado, os outros podem estar comprometidos, pois, a carga que normalmente é dividida nas três peças passa a ser dividida em duas”, explica Arnaldo Bianco, instrutor da Escola do Mecânico.
Por ter esta característica, ele argumenta que “não vale a pena trocar apenas o coxim que foi detectado com problema. É provável que num curto espaço de tempo o cliente vai retornar reclamando do mesmo barulho, o qual acontece por causa da fadiga de outro coxim que não foi substituído”.
DICAS DE DIAGNÓSTICO
Para verificar a necessidade da troca dos coxins, o instrutor dá a dica de como realizar o diagnóstico. “O procedimento deve ser feito com dois mecânicos. Acione a partida do veículo e engate a primeira marcha. Com o freio de estacionamento ativado, acelere e solte a embreagem, como se fosse arrancar. Neste momento o outro profissional deve observar o balanço do motor. Observe bem o balanço em repouso e movimento. Excesso de balanço indica a necessidade da troca dos coxins”.
Nesta reportagem, mostramos o estado dos coxins do motor e câmbio do Mille 2007/2008, após percorrer 60 mil km e o processo correto para substituí-los. O procedimento foi realizado na Escola do Mecânico em Campinas/SP e contou com o apoio da BFX Borflex.
PROCEDIMENTOS
1. Retire a caixa do filtro de ar e roda sobressalente para ter acesso aos dois coxins superiores.
2. Retire o protetor de cárter.
Obs: Para este procedimento o correto é utilizar uma barra para dar suporte ao motor. Caso a barra não esteja disponível, o ‘macaco jacaré’ substitui.
3. Retire um coxim de cada vez. Inicie pelo lado direito. Com uma chave catraca, solte o parafuso central de cabeça 17 mm.
4. Na sequência, solte os dois parafusos com cabeça 13 mm e levante o carro para facilitar a retirada.
5. Solte o suporte do motor. Ele é preso com quatro parafusos 15 mm.
6. Solte a chapa de apoio presa com três parafusos 13 mm. Em seguida, retire o coxim com o suporte.
7. Sem retirar o suporte, há dificuldade para utilizar a chave, assim, a retirada do coxim deve ser feita na bancada.
8. Antes de aplicar o coxim, verifique a procedência e se é a peça correta para o ano/modelo do veículo. Neste caso, foi utilizado o coxim da marca Borflex.
9. Na bancada, coloque o coxim novo no suporte.
10. Instale o suporte com o coxim novo.
11. Instale a chapa metálica que fixa o conjunto na carroceria.
12. Faça o procedimento de aperto de todos os parafusos, já que um parafuso solto pode provocar a quebra do coxim.
13. No lado esquerdo, o lado do câmbio, o procedimento é semelhante. Solte os parafusos 19 mm do coxim e as duas porcas 13 mm. A montagem segue o processo inverso.
14. Em seguida, instale a caixa do filtro do ar e recoloque a roda sobressalente.
15. Levante o carro no elevador para trocar o coxim inferior. Com uma chave 17 mm, solte o parafuso que fixa o motor ao coxim.
16. Solte o suporte do coxim e retire-o.
17. A retirada do coxim do suporte deve ser feita na bancada.
18. Em seguida instale o coxim novo no suporte.
19. Instale a base com o novo coxim no veículo.
20. Instale o protetor de cárter.
não sei não, mas pelo que eu me lembre coxim bom para essa linha é getoflex…
Excelente dica, sou um apaixonado por mecânica. Em breve estarei fazendo todos estes reparos em minha garagem, já que mão de obra de confiança aqui na minha região é igual achar agulha em palheiro. E as concessionárias cobram o olho da cara.