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Raio X – Fiat Uno 1.0 Firefly

Novo motor 3 cilindros para o Fiat Uno

 

Propulsor Firefly 1.0 com 6 válvulas traz soluções tecnológicas avançadas, porém, é de fácil entendimento e não exige ferramentas especiais para realizar reparos

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

A linha 2017 do Fiat Uno traz como novidade o motor Firefly 1.0 3 cilindros. Diferente dos concorrentes que utilizam 12 válvulas, optou por 6 válvulas.

 

Segundo a FCA – Fiat Chrysler Automobiles, esta solução foi adotada para que o conjunto valvetrain consumisse menos energia, pelo fato de contar com menos elementos. Ainda se beneficia do sistema de roller finger, um dispositivo que adota um rolamento exatamente na posição de maior atrito do conjunto, ou seja, no ponto de contato com o came (ressalto do eixo de comando). Esta solução construtiva reduz a perda de energia e, com menos força para se movimentar internamente, mais potência e torque sobram às rodas do veículo. E isto também se converte em redução de consumo e menos emissões.

 

O sistema de ignição Top Coil possui uma bobina por cilindro, elas são dedicadas e operam com energia de 70 mJ. As velas de ignição utilizam eletrodos mais finos e pontiagudos compostos por liga de irídio.

 

O propulsor é montado em bloco de alumínio. As câmaras de combustão foram redesenhadas. Trabalha com taxa de compressão de 13,2:1. O sincronismo é feito por corrente de comando e o óleo do motor é de baixa viscosidade (0W20).

 

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As válvulas de admissão são responsáveis, em parte, pela aspiração da mistura ar-combustível para dentro dos cilindros, enquanto as válvulas de escape auxiliam a expulsão dos gases resultantes da combustão. A quantidade de válvulas não é a única determinante para o fluxo dos gases. Outros fatores influenciam esta dinâmica, como o desenho e o formato dos dutos de admissão e escapamento e a configuração do comando de válvulas.

 

De acordo com a FCA, as soluções de design dos dutos de aspiração e escapamento, câmara e diagrama do comando de válvulas seguem um conceito modular, e são múltiplos de um mesmo cilindro. O sistema de partida a frio utiliza pré-aquecimento e dispensa o tanquinho de gasolina.

 

Assim, o propulsor 1,0l entrega potência de 72 cv a 6.000 rpm (G) /77 cv a 6.250 rpm (E). Seu torque é de 10,4 kgfm (G) /10,9 kgfm 3.250 rpm (E). Completa o trem de força o câmbio manual de 5 marchas.

 

DIFERENÇA NOS SISTEMAS

 

A reportagem da Revista O Mecânico esteve na Santa Oficina, localizada em São Caetano Sul/SP, dirigida por Fabiano Patrone. Ele avalia as condições de diagnóstico e reparo oferecidas no novo propulsor da FCA: “O cofre oferece bom espaço para este motor compacto, o que facilita acesso aos principais itens. Ao substituir o filtro de ar, os parafusos da caixa são retirados com uma chave Philips. É necessário remover a caixa do filtro de ar para acessar as velas. Elas necessitam de chave 14 mm, o que não é comum, pois na maioria dos veículos a chave é 16 mm. O fato de ter corrente de comando é bom para o proprietário do carro, pois a manutenção é feita com maior quilometragem do que nos modelos com a correia”.

 

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A direção com assistência elétrica é item de série no novo Uno com motor Firefly 1.0 3 cilindros, assim, a correia de acessórios atua no virabrequim, alternador e ar condicionado. “É um item de fácil acesso, não oferece dificuldades ao substituir e não exige ferramentas especiais”, avalia Patrone.

 

No carro da Fiat, o sistema de freio é convencional. Na dianteira disco sólido (257 mm) com pinça flutuante e na traseira tambor (203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo. “O acesso a bomba do ABS é restrito, exige desmontagem de outros itens, enquanto que discos, pastilhas, lonas são conhecidos nas oficinas e não exigem ferramentas especiais”, fala ele.

 

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A suspensão dianteira é independente McPherson com braços oscilantes inferiores transversais. A traseira tem eixo de torção com rodas semi independentes, em ambas os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, as molas são helicoidais.

 

de duplo efeito, as molas são helicoidais. O diretor da Santa Oficina gostou das condições oferecidas para reparo e revisões no propulsor Firefly 3 cilindros da Fiat. “O motor menor proporciona melhor acesso, a tecnologia utilizada é fácil de entender. O mecânico só precisa ficar atento e manter o equipamento de diagnóstico atualizado”, complementa Fabiano.

 

O novo Uno Attractive 1.0 com motor Firefly tem preço sugerido de R$ 43.320. Traz de série itens como o ar-condicionado, direção elétrica e função City, volante com regulagem de altura, travas elétricas e automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, faróis de neblina, rodas de aço 5.5 x 14” com calotas integrais, pneus 175/65 R14 (verde).

 

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Ficha técnica

Tanque de combustível: 48 litros

Fiat Uno Atractive
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 6
Combustível: Flex (Etanol/ Gasolina)
Cilindrada: 999 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 77 cv (E) a 6.250 rpm | 72 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 10,9 kgfm (E) | 10,4 kgfm (G) a 3.250 rpm

 

Câmbio
Manual, 5 marchas tração Dianteira

 

Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de torção

 

Direção
Assistência elétrica

 

Rodas e Pneu
Rodas: Aço, 14
Pneus: 175/65 R14

 

Dimensões
Comprimento (mm): 3.820
Largura (mm): 1.656
Altura (mm): 1.548
Distância entre eixos (mm): 2.376

 

Capacidades
Porta-malas: 280 litros

8 comentários em “Raio X – Fiat Uno 1.0 Firefly

  1. Tenho uma Uno drive 1.0 2018 e meu carro completou 50000 e fui verificar a correia dentada, mas um mecânico disse que esse modelo não tem correia e outro disse q tem.
    Não sei em quem acreditar. Pode me ajudar?

  2. Bom dia
    Tenho o novo ino 3 cilindros 2017. Está consumindo muito óleo. As vezes com pelo baixo, o carro acende a luz da injeção eletrônica e o carro perde força. Já passei e scanner e não detecta nada. Só acende a luz qdo óleo abaixa.

  3. Me ajudem tenho um uno drive 2017/18 e nao sei se ele é cprreia dentada ou corrente de comando.

  4. Amigo, eu tive esse problema e era só um diafragma de borracha que fica em baixo da caixa do filtro de ar. em cima da tampa do cabeçote. Esse diafragma funciona como uma válvula corta chamas. Ele fura e o carro fica fazendo um barulho altíssimo, como se fosse corrente de comando. Não custa mais do que vinte reais, mas não é muito fácil de encontrar.

  5. Boa tarde,tenho um atractive 2017, começou a fazer um barulho,tipo metralhadora e o rapaz que tem uma mecânica aqui disse que é corrente de comando, será que é isso mesmo,esse carro tem correia dentada?

  6. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico

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