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Gestão: Tecnologia a favor da oficina

 

Redes de oficinas franqueadas implementam sistemas informatizados e processos otimizados para atender o cliente

Texto: Fernando Lalli

 

A DPaschoal apresentou ao mercado em março o conceito “Smart Store”, que segundo a empresa visa melhorar o atendimento ao cliente e os processos internos da loja, diminuir o desperdício, promover o engajamento de clientes a longo prazo e o consumo consciente. No atendimento, o sistema informatizado ATE (Advanced Time Experience) permite que o cliente acompanhe em tempo real os serviços que estão sendo realizados no carro enquanto aguarda na sala de espera. Por um tablet, o técnico responsável insere no sistema as informações do carro, do serviço a ser executado e o tempo estimado. O cliente também pode acompanhar o que está sendo realizado no carro dele pelo celular, através de um link que ele recebe via SMS.

 

O novo modelo de trabalho da DPaschoal orienta as oficinas a fazer a substituição de pneus e peças apenas quando é necessário. Os mecânicos são treinados para fazer a chamada “Revisão de Segurança”, onde medem as condições de diversos componentes de suspensão, direção e freios, avaliando a real necessidade de troca, fazendo uso de um kit de ferramentas específico. Segundo explica Leandro Richter, gerente da unidade Linha Leve, “o conceito ensina o consumidor a medir a dimensão do problema, testar a peça em questão e avaliar sua condição, evitando, assim, a troca desnecessária e o aumento de descarte irregular de itens”. Para os próximos anos, a DPaschoal pretende expandir essas mudanças para todas as lojas da rede.

 

SERVIÇOS EM ATÉ 30 MINUTOS

 

A rede Zip lube também adota sistema informatizado para dar agilidade ao processo, visando garantir que os serviços sejam feitos em até 30 minutos e oferecer praticidade ao cliente. Entre os principais serviços que oferece estão troca de óleo do motor, filtros, bateria e lâmpadas, lavagem a seco, entre outros. As lojas franqueadas fazem o atendimento através de um sistema acessado por tablet, que identifica os serviços a serem executados de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. O sistema está integrado com o estoque e informa ao operador quais os lubrificantes, filtros e demais componentes recomendados para o veículo que estão disponíveis na loja.

 

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O sistema ainda levanta um checklist com mais de 20 itens de manutenção, examinados gratuitamente, e guarda o histórico do veículo. O treinamento técnico da equipe de cada oficina orienta os funcionários a explicar ao proprietário a importância de cada operação e de se usar os itens recomendados pelo fabricante do veículo. Em parceria com a Mobil, as unidades oferecem troca com abastecimento de óleo a granel, que vende ao cliente apenas o óleo consumido – ou seja, se um motor precisa receber 3,7 litros de óleo, o cliente não precisa comprar 4 litros e levar o resto para casa. O modelo também beneficia o dono da oficina, pois evita o uso e descarte de embalagens.

 

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