MPV recebe atualizações na aerodinâmica, o motor recebeu evolução e as suspensões foram recalibradas, mas conservou as condições de reparabilidade
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Rafael Guimarães
Em setembro a Chevrolet lançou o Spin linha 2017, o MPV (veículo de múltiplas funções) recebeu modificações na aerodinâmica, motor, câmbio, sistemas de suspensões e freios.
O conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado, assim ficou mais leve. Os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações. E a taxa de compressão do motor (12,3:1) foi ajustada para uma melhor performance.
São novos os sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas. O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente.
O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento.
Recebeu também grade ativa do radiador: ela reduz o arrasto aerodinâmico através do controle de abertura e fechamento das aletas, o que restringe a entrada de ar para o compartimento do motor quando não há demanda pelo sistema de arrefecimento ou pelo ar-condicionado do veículo.
Ela é composta por uma estrutura externa que abriga palhetas transversais, enquanto a abertura e o fechamento do sistema é feito de forma automática através de comandos da central eletrônica do veículo.
A transmissão manual passa a ser de seis velocidades (MT6). A sexta marcha ajuda a poupar combustível e aumenta o silêncio a bordo em ritmo de cruzeiro. Além disso, ganhou alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento, no qual um ícone indica o momento ideal para trocas.
A transmissão automática continua sendo a de 6 marchas (AT6), e recebeu melhorias em sua terceira geração: passa a ter comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego tanto no modo automático quanto no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.
Este conjunto entrega potência de 106 cv (G)/111 cv (E) a 5.200 rpm e torque de 16,8 kgfm (G) a 2.600 rpm / 17,7 kgfm (E) a 2.800 rpm
Nas condições de reparabilidade do veículo, estas modificações exigem atenção do mecânico ao substituir peças. “O Chevrolet Spin oferece ótimo espaço no cofre do motor. Para substituir o filtro do ar é necessária uma chave de fenda. As velas têm bobinas individuais e cabos, para retirá-las o trabalho é feito com uma chave 21 mm. Os bicos, coletor e corpo de aceleração também não oferecem dificuldades de acesso. Nesta geração, o mecânico deve ficar atento ao substituir as peças, pois, elas são especificas para este ano e modelo”, fala Antônio Augusto, o Guto da GPauto, centro automotivo localizado no Jardim Peri Peri (SP).
No undercar, o Chevrolet Spin tem suspensão dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora ligada à haste tensora. A traseira utiliza sistema semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora soldada no eixo traseiro. As molas são helicoidais com carga lateral linear na dianteira e constante elástica linear na parte de trás. Os amortecedores são telescópicos de pressurização estrutural
Comparado ao utilizado no Spin anterior, as molas e amortecedores receberam nova carga. Os freios são a discos na dianteira e tambores na traseira com novos rolamentos, mais eficientes. “Ao substituir molas e amortecedores o mecânico tem mais trabalho na dianteira, pois, necessita desmontar a grade para acessar a torre, o que não acontece na traseira. O fato de mudarem a carga é mais um motivo para ficar atento ao ano e modelo do veículo, isso vale também para os discos e pastilhas. O acesso ao módulo e bomba do ABS está mais fácil”, alerta ele.
Os filtros de óleo e combustível também são fáceis de acessar, “já para retirar a bomba de combustível é necessário baixar o tanque”, comenta.
Outra modificação promovida pela GM no Chevrolet Spin foi a assistência de direção: saiu a hidráulica e entrou a elétrica. “O motor da direção elétrica está na coluna e a caixa de direção foi colocada de maneira a facilitar o acesso ao realizar reparos. Caso ocorra uma substituição, o mecânico necessita do equipamento de diagnóstico para programar no sistema a mudança. O Chevrolet Spin não oferece dificuldades ao realizar revisões ou substituições de peças e também não exige ferramentas especiais, mas com toda esta tecnologia embarcada, o mecânico necessita do equipamento atualizado para realizar o diagnóstico”, avalia Guto.
De série, o Spin oferecem em todas as suas versões ar-condicionado, quadro de instrumentos com velocímetro digital, painel em dois tons, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem), airbag duplo, alarme e conjunto elétrico de vidros e travas com acionamento por controle remoto, além de faróis com máscara negra e sistema OnStar. A versão aventureira urbana, Spin Activ igual a avaliada nesta matéria tem preço sugerido de R$ 70.390.
Ficha técnica
Chevrolet Spin |
Motor Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol Número de cilindros: 4 em linha Válvulas: 8 (SOHC) Taxa de compressão: 12,3³ Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. Potência Máxima: 111 cv (E) / 106 cv a 5200 rpm (G) Torque Máximo: 17,7 kgfm (E) a 2600 rpm / 16,8 kgfm (G) a 2800 rpm Trasmissão
Freios
Direção
Suspensões
Rodas e Pneus
Dimensões
Capacidades |