Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Autop 2016: A força do Nordeste

O-Mecanico-ed-268-evento

 

Os mais importantes fabricantes de autopeças mostram na Autop as principais novidades e consolidam a mostra como uma das mais movimentadas do Brasil

Texto: Edison Ragassi e Fernando Lalli
Fotos: Edison Ragassi

 

No Centro de Eventos do Ceará aconteceu, entre os dias 10 e 13 de agosto, a 15ª edição da Autop – Feira Nacional de Autopeças, Assessórios, Equipamentos e Serviços. Cerca de 150 empresas participaram da mostra, que ganhou outro formato em relação à edição de 2014.

 

Em comum acordo com os expositores, os organizadores deram preferência aos fabricantes, assim, distribuidores regionais não montaram estande. Esta atitude foi elogiada pelos representantes das industrias, pois fez os visitantes darem maior atenção aos produtos e serviços mostrados. Também reforçou a qualificação de ‘Feira Nacional’ ao evento.

 

As fabricantes mostraram otimismo. Apesar da situação econômica delicada que vive o país, o segmento de reposição cresce. E o Nordeste é um mercado importante neste processo, mas continua carente de informação.

 

O Mecânico leva informação e qualificação

 

Com a missão de informar, qualificar e auxiliar o mecânico na sua profissão, a Revista O Mecânico teve participação ativa na mostra nordestina. Montou o maior estande da exposição e promoveu a 20ª edição do Projeto Atualizar.

 

Nas duas salas montadas para receber os visitantes, durante os quatro dias do evento promoveu palestras técnicas gratuitas para levar conhecimento aos mecânicos profissionais. A última palestra fechou a feira, no sábado dia 13/08, já que terminou as 22h, com a sala lotada.

 

Também expôs o VW Golf TSI com motor 1.4L Turbo, recebeu os visitantes, colheu assinaturas e divulgou o trabalho que realiza nas plataformas digitais. Os visitantes de vários estados do Nordeste e de outras regiões do Brasil, tiveram a oportunidade de receber informação qualificada para auxiliar no dia a dia de trabalho.

 

ed-268-evento

 

ed-268-evento

 

Expositores

 

AUTOLINEA

 

O Grupo Hübner que fabrica produtos com a marca AutoLinea levou para a mostra cearense o bloco PAB (pistões/anéis/bronzinas) para o mercado de reposição. “Agregamos a linha de pistão, anéis e bronzinas, os quais são vendidos em kits. Também reforçamos a presença na linha de bombas de óleo”, fala Fabiano Souza, diretor de vendas da empresa. Segundo o executivo, a participação na feira foi muito importante, porque conseguiram demonstrar seus produtos para o consumidor final.

 

ed-268-evento

 

BORGWARNER

 

Além dos turbos, a BorgWarner mostrou na Autop 2016 os produtos das duas marcas que representa no Brasil. Válvulas termostáticas Wahler, para o VW up! e Jeep Renegade. Levou os alternadores, motores de partida e motores de tração elétrica Remy. Além disso, ainda levou o turbo que fornece para a VW, o qual é utilizado no up! TSI, que em breve chega ao mercado de reposição. Emerson Brasil, chefe de Vendas Aftermarket, considera que, para o segmento de reposição independente, o ano é muito bom. “A empresa investe no aftermarket e conseguimos crescer”.

 

ed-268-evento

 

BOSCH

 

A Bosch desenvolve equipamentos e peças e levou para a mostra cearense equipamentos de geometria tri dimensional (3D), alinhadores convencionais, scanners e ferramentas especiais da linha OTC para centros automotivos e oficinas. “A aceitação na feira é muito boa, os produtos são de qualidade, apesar de não serem muito conhecidos no Brasil, a marca Bosch oferece confiabilidade”, avalia Paulo Viana do setor de vendas da empresa. Apesar do mercado retraído ele mostra otimismo. “No segmento automotivo as coisas acontecem. Isso porque o carro, seja ele novo ou usado, necessita de manutenção e a Bosch atua na reparação de veículos. Pela tradição que a empresa tem caminhamos para fechar o ano bem”.

 

ed-268-evento

 

BOXTOP

 

Especializada no desenvolvimento e fabricação de elevadores automotivos, a Boxtop esteve em Fortaleza e mostrou os elevadores com travas de segurança nos braços e o exclusivo sistema de auto lubrificação a óleo. “Este sistema proporciona mais limpeza e durabilidade do equipamento”, afirma Fábio Celso Raucci, gerente de vendas da empresa. Segundo ele, “os clientes foram muito receptivos com os produtos lançados”.

 

ed-268-evento

 

CHIPTRONIC – Tecnologia Automotiva

 

A empresa do interior de São Paulo lançou na Autop 2016 o Motoconect. Trata-se de um equipamento que é acoplado à motocicleta e permite ao usuário monitorar o funcionamento do veículo em tempo real. As informações são recebidas em um aplicativo de smartphone, o qual monitora o tempo de injeção do combustível, anomalias, entre outras informações. “O equipamento permite gravar a volta e identificar problemas intermitentes. No caso de uma queda, com o celular pareado, liga para um número de emergência estabelecido pelo usuário”, explica Walter Teles, do departamento comercial da indústria. O produto será comercializado via distribuidores e a Chiptronic negocia com Argentina, Emirados Árabes e México para exportá-lo.

 

ed-268-evento

 

DAYCO/NYTRON

 

A empresa lançou na Autop os kits de distribuição com bomba d’ água. No total são 21 códigos para veículos da linha Ford, GM, VW, PSA Peugeot Citroën, Renault, entre outros. “Na Autop estamos divulgando este produto para criar a cultura entre os clientes nordestinos de adquirir os kits. Além disso, temos o kit de distribuição do Chevrolet Cruze, VW Amarok, a correia sincronizadora do up!. E da Nitron temos mais de 500 códigos entre polias e tensionadores”, conta Luiz Gustavo Zappa, gerente nacional de vendas. Segundo ele, participar de uma mostra como a cearense é muito importante, “assim nos aproximamos de nosso principal consumidor, o aplicador”

 

ed-268-evento

 

DS INDÚSTRIA

 

A empresa levou para a Autop 2016 a recém-lançada linha de sensor de nível, os sensores de posicionamento do pedal do acelerador, uma inovação, pois até então só era possível encontrar o pedal completo. Ainda entre os lançamentos, a flange do módulo, sensores de detonação, rotação MAP, TPS (Sensor de Posição da Borboleta) e toda a linha que a DS fabrica e comercializa. “Comparada à edição de 2014, a Autop surpreendeu. Houve melhora na estrutura e no posicionamento da feira, e isso refletiu no movimento. Tivemos muitas visitas no estande e bastante trabalho”, avalia Higor Mattos,
Supervisor de marketing da DS Indústria.

 

ed-268-evento

 

EATON

 

Na Autop 2016, a Eaton levou a caixa automatizada Torqshift que equipa os caminhões Ford. Também mostrou a embreagem sinterizada e o portfólio completo das peças e itens que fornece para o mercado de reposição. “A receptividade no Nordeste é muito boa. Sabemos que a carência de informação é grande, mas a Eaton procura disponibilizar todas as informações, tanto técnicas como comerciais. Assim, procuramos estar presente nos frotistas e eventos como este com os técnicos para divulgar o conceito dos produtos”, declara Fernando Piton, gerente nacional de vendas da empresa.

 

ed-268-evento

 

FREMAX

 

A indústria especialista na fabricação de discos e tambores de freios mostrou os kits de discos e tambores com rolamento. Marcelo Campos, gerente comercial da Fremax explica que, “os discos e tambores são entregues com o rolamento, anel do ABS e anel elástico já aplicado e ajustado, é uma maneira de facilitar o trabalho do mecânico que não precisa fazer a montagem, ou procurar estas peças individualmente”.

 

ed-268-evento

 

GAUSS

 

A fabricante de peças automotivas elétricas esteve na feira para lançar a linha de bobinas de ignição, que deve começar a fabricar com mais intensidade daqui a alguns meses. “A feira traz um público muito selecionado, uma visita muito técnica aos nossos estandes”, afirma Douglas Manguino, gerente Comercial da Gauss. “O Ceará é um grande estado para nós no Nordeste. A gente considera a Autop uma feira fundamental para o nosso desempenho aqui na Região”. Ele ainda opina que o Brasil passa por uma situação difícil, mas que quem trabalha forte na reposição não tem do que reclamar. “Nossos negócios estão crescendo. Carro usado começou a vender mais em função do recuo do carro zero km”, afirma Douglas, estimando que a Gauss vá fechar 2016 com crescimento de até 23%.

 

ed-268-evento

 

GENERAL MOTORS

 

A General Motors aproveitou a Autop para divulgar o e-commerce de peças genuínas “Peça Chevrolet”, o primeiro de uma montadora no mercado brasileiro. “O projeto Peça Chevrolet busca justamente aproximar público reparador e autopeças dos nossos concessionários. A gente conseguiu reunir todo mundo aqui”, comemorou Marcelo Santiago, gerente de e-commerce da GM do Brasil. “Acredito que a Autop é a feira mais importante do Nordeste brasileiro”, disse.

 

ed-268-evento

 

MANN+HUMMEL

 

A fabricante de filtros automotivos lançou produtos para linhas leve e pesada, incluindo o filtro de combustível para veículos Audi e filtro de ar para motores VW de caminhões e ônibus. Ainda durante a feira, a Mann+Hummel anunciou a compra da marca Wix, concluída no mês de agosto. “A Autop para nós da Mann+Hummel é feira muito importante porque o Nordeste é a região que mais vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Todas as empresas que olham para o mercado procurando novas oportunidades de crescimento, tem que olhar para o Nordeste com uma atenção diferenciada”, declarou o diretor de vendas de reposição e marketing, Pedro Ortolan. “Acreditamos realmente que a feira é uma excelente oportunidade para nós estarmos mais próximos do mercado”.

 

ed-268-evento

 

MOBENSANI

 

A Mobensani mostrou os coxins fabricados em alumínio com a logomarca gravada. O procedimento era feito nas peças de borracha e agora passa a integrar também as partes de alumínio. Além disso, apresentou o promotor técnico Mairton Rodrigues, responsável pela região Nordeste. “O Mairton vai dar apoio aos nossos distribuidores, ele começa pelo estado do Ceará e depois expande seu trabalho para outras regiões”, explica Simone de Azevedo, diretora comercial da Mobensani. A executiva também elogiou a organização do evento. “Como os distribuidores não estiveram com estande, as fabricantes ganharam mais visibilidade”.

 

ed-268-evento

 

NGK

 

A fabricante de velas NGK utilizou seu espaço na Autop para mostrar a linha G-Power. “É uma opção para os veículos que estão no mercado e não utilizam as velas de iridium, adotadas nos novos motores. Elas trabalham com eletrodo mais fi no, isso facilita a ignibilidade e proporciona melhor queima. Assim, a partida é mais fácil, o motor responde melhor, reduz emissões e melhora o desempenho. Além disso, ampliamos nosso portfólio de bobinhas e velas aquecedoras”, relata Marcos Mosso, do departamento de marketing da fabricante de velas. O executivo avalia que o público foi semelhante ao da edição de 2014 da Autop. “A aceitação do novo produto é boa, várias pessoas perguntaram, solicitaram catalogo de aplicação, as pessoas querem melhorar a performance do carro de maneira simples, o que é possível ao trocar apenas um componente”, finaliza.

 

ed-268-evento

 

RADNAQ

 

Presente na 15ª edição da Autop, a Radnaq Produtos Automotivos, levou para a mostra sua linha de tintas em spray, tintas de alta temperatura e luminosas. Também mostrou a linha car care composta por perfumes de aromas importados e os odorizantes Smell. O “monta pneu”, uma pasta especifica para borracheiros e industrias que necessitam de produto para fixação de borracha. “Fizemos parcerias no estado do Ceará, Bahia, Belém, Macapá e ainda atendemos os distribuidores que trabalham com a empresa. A feira foi excelente, tanto comercial como institucional”, comemora Stefani, diretor da Radnaq.

 

ed-268-evento

 

SCHADEK

 

Fabricante de autopeças do interior de São Paulo, a Schadek esteve na Autop não só para promover sua linha de bombas de combustível lançada em 2015, mas também para visitar seus clientes na região. “A feira está sendo um sucesso, mais do que a gente esperava”, contou Rodrigo Favero do setor de vendas da empresa. Outros destaques do estande eram as novidades para as linhas Volvo, Scania e Mercedes. “Estamos retomando o consumo e a confiança. O primeiro semestre foi difícil para todo mundo”, avalia Rodrigo. “Já sentimos o mês de julho melhor. Acredito que daqui até dezembro o crescimento será maior”.

 

ed-268-evento

 

TECFIL

 

A fabricante de filtros automotivos mostrou na Autop 2016 mais de 30 novos produtos. Distribuiu catálogos, realizou palestras, levou o piloto da superbike Danilo Lewis da categoria 600cc Super Sport Pro. “Recebemos caravanas dos estados vizinhos e cidades do interior do Ceará, conversamos com os distribuidores, o mercado do Nordeste é nosso carro chefe em vendas, por isso fazemos questão em participar”, ressalta Roberto Rualonga, gerente de assistência técnica da empresa.

 

ed-268-evento

 

URBA e BROSOL

 

O estande das marcas expôs o portfólio de válvulas termostáticas, sensores de pressão e sensores de temperatura da linha Urba e também toda a linha Brosol. Claudio Coppia, diretor Comercial, exaltou sobre a força das marcas e o volume de negócio que a Autop proporcionou. “O pessoal vem vindo nos procurar e está interessado em fazer negócio”, comentou Claudio durante a feira. “Todo mundo fala de crise, mas nós, graças a Deus, estamos indo passo a passo. Estamos em fase de crescimento e com boas perspectivas”.

 

ed-268-evento

 

Projeto Atualizar O Mecânico

 

ed-268-evento

 

Promovido dentro do estande da Revista O Mecânico, o projeto Atualizar O Mecânico segue com a missão de levar conhecimento técnico para os mecânicos exercerem sua profissão de maneira correta e agradar o cliente com diagnósticos precisos e serviços de qualidade. Na Autop 2016, que aconteceu em Fortaleza/CE de 10 a 13 de agosto, o Atualizar comemorou a realização de sua 20ª edição. A ação contou com a parceria das empresas, BorgWarner, Delphi (a qual participou pela primeira vez), Gates, Hengst e Max Gear. Elas levaram palestrantes conceituados, os quais agradaram os visitantes. Nos quatro dias da mostra cearense, 630 pessoas assistiram as palestras nas salas de aula montadas no estande, o que foi motivo de orgulho para todos os participantes. Com este número, o Atualizar ultrapassou a marca de 10 mil mecânicos treinados em toda a história do projeto.

 

ed-268-evento

 

Israel Oliveira dos Santos trabalha na Auto Elétrica Circuito na cidade de Sobradinho, na Bahia. Ele viajou para Fortaleza exclusivamente para prestigiar a Autop. Não contente, ele passou pelo estande da Revista e viu palestras de todas as empresas do Projeto Atualizar. “Todas as palestras foram interessantes. Foram excelentes”, afirmou. “Neste setor, a gente sempre tem que estar procurando a atualização. Tem que correr atrás”. Quem acompanhou a jornada de Israel foi Paulo Lopes da Silva, da Loespa Peças e Serviços, localizado na cidade de Casa Nova/BA. “Participei e vi muita coisa interessante da parte de refrigeração e de correia dentada. Muita coisa importante que foi cabível ao nosso conhecimento”, apontou Paulo.

 

ed-268-evento

 

Osmídio Pereira Neto veio da cidade de Buritizal/AP, especialmente para a Autop. Mecânico, instrutor e consultor técnico no Centro de Treinamento Automotivo do Amapá, ele coordenou a visita de outros sete donos de oficina, mostrando a eles os principais avanços no setor de reparação. Leitor da Revista O Mecânico desde 1995, ele afirma que indica a leitura a seus alunos desde o primeiro dia de aula, recomendando o download pelo aplicativo do celular. “Sou apaixonado pela Revista. Ela é uma ferramenta de trabalho da gente”, declarou. Osmídio e seus colegas viram a palestra da BorgWarner sobre motor de Partida, alternadores e reman. “Show mesmo, gostei, foi excelente. De zero a dez, nota dez”, cravou.

 

ed-268-undercar

 

Roberto dos Santos Barbosa, da Aliança Transportes, já tinha participado do Projeto Atualizar na Autop em 2014, assistindo à palestra da Spaal. Nesta edição, ele voltou ao estande da Revista para conferir a palestra da Delphi sobre injeção eletrônica. “Foi muito proveitosa a palestra que assisti. E ainda vou assistir mais. De hoje até sábado eu quero ver mais umas duas ou três palestras”, disse Roberto na quinta-feira, 11/08, e cumpriu sua palavra. “As pessoas que vêm dar instrução são pessoas da fábrica preparadas para isso, com todo material informativo, e dão jeito em qualquer dúvida”, elogiou.

 

ed-268-evento

 

Veja a seguir o que cada empresa participante levou para o Atualizar:

 

BORGWARNER

A BorgWarner levou ao Projeto Atualizar palestras sobre Motores de Partida, Alternadores e Remanufaturado; Conjunto Central dos turbos e remanufaturamento de turbo; e sistema de arrefecimento, com dicas importantes na hora da troca das válvulas termostáticas. “O profissional que participa das palestras do Projeto Atualizar O Mecânico adquire conhecimento técnico e torna sua oficina mais ágil e com o mais importante, que é a qualidade no serviço para o cliente. Para atender bem o cliente com uma frota tão diversificada, é preciso ter um ótimo conhecimento técnico para garantir a excelência no serviço e a confiança em um fabricante de peças originais”, afirmou o chefe de vendas Aftermarket Emerson Brasil.

 

ed-268-evento

 

Mecânico há 25 anos, José Alves Araújo participou da palestra de arrefecimento promovida pela BorgWarner. “Tudo que a gente aprende sempre é bom. Eu tinha dúvida sobre a válvula termostática, pois uns falam que é para tirar e outros não. Na palestra o técnico explicou que não é para tirar, assim ampliei meus conhecimentos”.

 

ed-268-evento

 

ed-268-evento

 

DELPHI

ed-268-evento

 

A Delphi participou do Projeto Atualizar da Revista O Mecânico com palestras sobre injeção eletrônica e o resultado agradou. “Foi além da minha expectativa. Nossas palestras tiveram número muito superior ao esperado. Com certeza irá trazer bons negócios para a empresa. Se não fosse a parceria com a Revista o Mecânico, não participaríamos da Autop”, afi rma Fábio Ribeiro, diretor de qualidade da Delphi.

 

ed-268-evento

 

Participante da palestra da Delphi sobre injeção eletrônica, a engenheira mecânica Géssica Nogueira trabalha na GL Equipamentos, que atua há 15 anos no ramo de locação de geradores e compressores diesel. Ela participou da palestra para ampliar os conhecimentos. “Foi muito bom, conheci a visão geral da tecnologia, passei a entender as coisas que eu via acontecer”.

 

ed-268-evento

 

GATES

Presente no Projeto Atualizar, a Gates realizou palestras sobre correias. “O Projeto Atualizar é fenomenal, todos os dias as salas de palestras estavam cheias, muitas pessoas interessadas, fi zeram perguntas e participaram bastante. Para a fábrica o retorno é fantástico, porque tivemos o contato direto com o cliente final, que é o mecânico, para eles é informação e para nós comunicação, assim todos ganham”, avalia Luciano Santana Barbosa, técnico e palestrante da empresa. O técnico apurou que a maior dúvida dos participantes estava concentrada na troca da correia sincronizadora e tensionadores.

 

ed-268-evento

 

Com 21 anos de experiência no trabalho de mecânico, José Vandi Junior trabalha em uma oficina da Rede Bosch Car Service, em Cascavel, no Ceará e acompanhou a palestra sobre correia dentada, ministrada pela Gates. “A palestra foi muito boa, o instrutor conhece bem o assunto, consegui esclarecer várias dúvidas, detalhes técnicos como o travamento da correia, ajuda muito na minha profissão”.

 

ed-268-evento

 

ed-268-evento

 

HENGST

ed-268-evento

 

A Hengst mais uma vez marcou presença no Projeto Atualizar falando aos mecânicos sobre sistemas filtrantes. “A Revista O Mecânico já é nosso parceiro de longa data. Eu acho que é fundamental, não somente aqui na Autop, mas nós estamos no Brasil inteiro junto com o Projeto. O resultado que a gente tem é sempre positivo, divulgando a marca, divulgando a tecnologia. Eu acho interessantíssima essa abordagem. Ela não é somente comercial, ela é técnica. Ela também busca o cliente final, o consumidor final, então ela cria demanda do mercado”, observou o diretor-presidente da Hengst do Brasil, Luiz Mirara. “Para nós, que somos uma empresa de tecnologia pura e equipamento original, ainda não muito conhecida em muitos pontos do mercado, é fundamental. Eu acho que o projeto aqui, no Nordeste, ele funciona muito bem, porque o mecânico vem realmente buscar, ele é carente de informação. Acho que tem tudo a ver com as características desta feira, onde você vê essas fi las, as palestras superlotadas, gente até de pé… Fantástico!”

 

ed-268-evento

 

O gerente da oficina JF Moto e Autopeças do Piauí, Everardo de Carvalho Silva, assistiu à palestra de filtros ministrada pela Hengst. “Participei da palestra para tirar dúvidas, conhecer a marca. Em determinadas regiões uma marca é mais conhecida que a outra. Nesta palestra consegui atualizar meus conhecimentos”.

 

ed-268-evento

 

MAX GEAR

ed-268-evento

 

A Max Gear Indústria de Autopeças, apoiou o Projeto Atualizar da Revista O Mecânico e promoveu palestras com Roberto de Campos Arazera, sobre eixo diferencial. “Participar das ações da Revista O Mecânico é sempre um enorme prazer. Eu entendi o que é a ‘força da palavra’, desde a participação anterior na Autopar. Percebi o interesse que o profissional mecânico tem em ampliar seus conhecimentos. A Revista O Mecânico proporciona um espaço organizado, acesso facilitado, tratamento de primeira, pessoas qualificadas, altamente organizado, eu gosto muito desta estrutura”, afirma Marcelo Sidoti, Diretor Comercial da empresa. Ele exalta o interesse dos participantes. “Quando você olha uma sala que tem espaço de 30 lugares, em uma feira onde outras empresas oferecem diversão, no estande da Revista O Mecânico, as pessoas estão em pé e sentadas no chão para acompanhar uma palestra do seu técnico as 20h30, isso é motivo de sucesso. Nós fazemos palestras em outras partes do Brasil e temos dificuldade para reunir pessoas. A quantidade dos profissionais que participaram e o resultado é gratificante, nos deixa orgulhosos de participar de uma ação como esta”, finaliza o executivo.

 

ed-268-evento

 

José Filho, acompanhou a palestra de Max Gear sobre transmissão. Ele trabalha na Control Car, especializada em injeção eletrônica, que amplia a área de atuação e passa a atender também reparos em transmissão. “A palestra foi muito interessante. Abordou assuntos que tiraram as dúvidas que surgem no dia a dia. Vai ajudar bastante na minha profissão”.

 

ed-268-evento

 

MOTRIO (RENAULT DO BRASIL)

ed-268-evento

 

A Renault trabalha para divulgar a marca Motrio, a sua linha de peças de reposição. “Esta é a segunda participação da Motrio no Projeto. Participamos primeiramente na Autopar, no Paraná, e agora estamos aqui em Fortaleza. Consideramos o projeto muito produtivo, porque é o momento que a gente tem para falar com o nosso público final, que é o reparador independente. É um público que a gente tem uma certa dificuldade para chegar até ele, e esta e uma ótima oportunidade para esse relacionamento, conhecer o nosso público e conseguir falar com ele de uma forma aberta. Porque, se a pessoa veio para a feira, é porque ela quer escutar e está receptiva ao assunto, então é um momento muito propício para falar com esse público”, explica a analista de Marketing da Motrio, Patrícia Tesolin. “E a região Nordeste é importante para os planos de crescimento da Motrio. É mais interessante, porque é um público que falamos menos. Geralmente as ações de comunicação são mais concentradas no Sudeste e Sul. O público do Nordeste acaba fi cando esquecido mesmo pelo mercado em geral. Então, estar no Nordeste é muito bom. É um desafio, porque conhecemos menos esse público. E é uma ótima oportunidade para que eles conheçam nossos produtos”.

 

ed-268-evento

 

Valdemir Albano, de Fortaleza, é especialista em lubrificação de veículos e acompanhou a palestra da Motrio. “Tirei dúvidas, aprendi a teoria. Recebi informações sobre viscosidade do óleo, os tipos de lubrificantes, tempo de troca, a maneira correta de trocar o óleo. São informações importantes que vou utilizar no trabalho.

 

ed-268-evento

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php