Fabricante de sistemas de transmissão, a Eaton apresentou quatro novas transmissões desenvolvidas pela empresa para caminhões leves, médios e semipesados, além de micro-ônibus e ônibus urbanos. Destas, três são caixas automatizadas e uma é de dupla embreagem. As novidades estão sendo apresentadas a montadoras e frotistas durante o evento “Eaton Experience 2016”, que acontece de 11 a 25 de abril, na planta de Valinhos/SP.
As novas transmissões são a Procision (caixa de 7 velocidades com dupla embreagem), EA-6X06 (caixa automatizada de 6 velocidades), UltraShift PLUS PV e UltraShift PLUS MHD (ambas também automatizadas).
A transmissão Procision, segundo a Eaton, é focada para o uso em ônibus urbanos. Em relação às transmissões automáticas já existentes, a transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades proporciona menor consumo de combustível com o mesmo conforto por meio de sua tecnologia de dupla embreagem (dual clutch), que evita a interrupção de torque durante a troca de marchas. Para o motorista, a vantagem está na operação, quase idêntica a de uma caixa automática.
Ainda no segmento de transporte de pessoas, a transmissão UltraShift PLUS PV é destinada a ônibus urbanos médios (12-18 toneladas). Esta transmissão automatizada de 6 velocidades permite melhoria no custo operacional da frota com o aumento da economia de combustível e redução do valor de manutenção, afirma a fabricante.
Outra novidade da Eaton é a transmissão automatizada de 6 velocidades EA-6X06, voltada para aplicações com alta densidade de trocas de marcha causada pela enorme quantidade de “anda e para” do tráfego dos grandes centros urbanos brasileiros. Sua aplicação visa veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus.
Na linha da UltraShift PLUS, após o lançamento dos modelos para aplicações rodoviária e coleta de resíduos com a linha TorqShift da Ford, a empresa lança a transmissão UltraShift PLUS MHD vocacional para aplicações em caminhões semipesados 6×4 e 8×4, betoneiras, basculantes e canavieiros. Para esta caixa, a Eaton desenvolveu reforços para a severidade das aplicações.
Dentre as novidades apresentadas, três delas serão fabricadas em solo brasileiro: EA-6X06, UltraShift PLUS PV e UltraShift PLUS MHD, sendo que a EA-6X06 e UltraShift PLUS foram totalmente desenvolvidas pela engenharia do Grupo Veículos, em Valinhos. “A Eaton tem investido continuamente em desenvolvimento de soluções de tecnologia customizadas para as necessidades específicas do mercado brasileiro, proporcionando vantagens competitivas para as mais diversas operações de transporte de carga e passageiros”, comenta Amaury Rossi, diretor de Negócios da empresa.
Além das transmissões, portfólio de bloqueios automáticos de diferencial também tem novidades. A tecnologia transfere o torque da roda que tem menor atrito para a que tem maior contato com o solo. Para caminhões, dois modelos: o No Spin e o Detroit Locker, que, como explica a Eaton, garantem desempenho superior em veículos vocacionais e off-road como canavieiros, madeireiros e basculantes. A fabricante ainda oferece os bloqueios de diferenciais Mlocker e Elocker para veículos como picapes e jipes.
legal……