A DuPont anunciou ter substituído o aço por sua resina de nylon DuPontT Zytel® em peças do sistema de exaustão de todos os veículos Volkswagen fabricados sobre a atual plataforma do Golf. Essa tecnologia, segundo a empresa, reduziu o peso dos componentes em cerca de 50%, fato que proporciona economia de combustível e conseqüente redução de poluentes.
A empresa explica que no lugar do novo suporte para o catalisador do Golf, que enfrenta temperaturas de até 175 graus C devido à proximidade do motor, era usada anteriormente uma peça complexa de metal e borracha, que exigia um processo de manufatura com várias fases. O novo componente é uma novidade mundial, pois a transição de metal para plástico nunca havia sido testada em peças como essa. Além da redução de aproximadamente 50% no peso, o novo design feito em plástico com Zytel® também torna a manufatura mais eficiente e simples, com apenas uma fase.
Keith J. Smith, vice-presidente e gerente geral de Polímeros de Engenharia da DuPont, comentou que uma das maiores prioridades dos fabricantes de equipamentos (Original Equipment Manufacturers – OEMs) automotivos é a redução do peso, tendo em vista a economia de combustível e a diminuição de emissão e que as normas Euro 5 e a EPA 2010 impõem desafios nos novos projetos de chassis, sistemas e motores. “A DuPont está aplicando sua ciência de polímeros e seu amplo portfolio de resinas de engenharia de alto desempenho nos novos projetos em que os plásticos apresentam o mesmo desempenho dos metais, oferecendo redução de peso sem sacrificar a funcionalidade”.
De acordo com Keith Smith, o foco na redução de peso do equipamento irá resultar em novas tecnologias de transmissão nos futuros designs de motores, que por sua vez serão menores e irão contribuir para a economia de combustível. A edição 2007 do Relatório sobre Economia de Combustível da EPA indicou que progressos estão sendo conquistados e confirma que o ganho na economia média de combustível em 2005 e 2006 foi mantido em 2007.