A DPaschoal alerta os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva de veículos e passa a oferecer o serviço de checagem gratuita nos veículos de seus clientes, para contribuir com a iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que instituiu na capital paulista o “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”, em junho.
A empresa explica que a ação conscientiza as pessoas sobre a importância da análise preventiva dos veículos para melhora do trânsito, para prevenção de acidentes, com benefícios ao meio ambiente. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), em março de 2007 foram removidos na capital paulista uma média diária de 299 veículos com defeitos mecânicos, 101 com falhas elétricas e seis por falta de combustível.
“Os consertos inesperados, na maioria das vezes têm um gasto superior ao custo da revisão periódica e podem provocar acidentes e outros transtornos”, afirma Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da DPaschoal. O condutor pode evitar os imprevistos de maneira prática com a revisão de alguns componentes, como sistema de freios, que envolve pastilhas e fluido; pneus, como a verificação da profundidade do desenho da banda de rodagem, que quanto mais raso o sulco menor a aderência ao solo, além de sua calibragem correta.
A empresa acrescenta que no caso das rodas, estas devem ser trocadas quando estiverem tortas, amassadas ou enferrujadas. As palhetas do pára-brisa em más condições diminuem a visibilidade do condutor em dias de chuvas e por isso é indicada a troca uma vez ao ano. Com relação ao motor, é importante conferir os níveis de água e óleo. O aquecimento desse equipamento pode ser uma ocorrência de grande probabilidade quando aos níveis desses dois itens . Além disso, sob condições extremas, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor pode fundir. Óleos muito antigos também podem prejudicar seu desempenho.
ALém desses itens, também é necessário realizar alinhamento de direção e balanceamento de rodas, verificar as condições gerais da suspensão, as condições da chave de rodas, macaco e triângulo, checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras, verificar a bateria, além de outros itens.