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DPaschoal lança ferramentas digitais para aprimorar serviços de manutenção preventiva



A DPaschoal lança no mercado a iniciativa “Medir e testar antes de trocar”, projeto que faz parte de um conceito mais amplo que é o Economia verde, lançado há 12 anos. Com foco na conscientização, a empresa conta que a ação disponibiliza, por meio de visitas às suas lojas, algumas ferramentas digitais para ajudar o motorista a manter as manutenções preventivas de seu veículo em dia.

A empresa, que completa 70 anos como especialista em pneus neste ano, desenvolveu um algoritmo para calcular todos os dados a respeito de amortecedores, freios, bateria e carbonização do motor a partir do momento que o carro passa pela revisão preventiva, serviço que é oferecido gratuitamente em sua rede de atendimento.

Com esses dados o aplicativo AutoCard avisa o motorista quando é a hora de trocar itens comprometidos, qual foi a última vez que algum processo foi realizado e qual é o prazo de validade para determinados procedimentos como, por exemplo, a troca do fluido de freio.

Além dessa tecnologia, a empresa também disponibiliza a ferramenta denominada Audio Shock que avalia amortecedores. Um fone é acoplado ao amortecedor, que vai conectado a um celular onde o aplicativo da empresa faz a análise da saúde do componente. O Instrutor de Treinamento, Danilo Ribeiro, explica que “através desse método, são emitidas ondas sonoras, como um “eletrocardiograma” do amortecedor que julga a pressurização da peça. O mecânico impulsiona o carro para baixo para que essas ondas sejam emitidas. Depois de mais ou menos 2 minutos fazendo esse procedimento já é possível verificar no app os resultados. Se tiver uma variação muito grande nas ondas é porque está na hora de trocar o item”. Segundo o técnico, depois de uma série de análises observadas pela ferramenta, os amortecedores apresentam problemas, de acordo com o uso, a partir de 50 mil km rodados, em média.

Além da modernização de suas ferramentas de análise e forma de relacionamento com os clientes finais, a DPaschoal também tem trabalhado para criar um sistema de cooperação com a concorrência. Por meio de um portal focado no fornecimento de peças, a empresa quer gerir um sistema onde não seja necessária a estocagem de produtos em grande escala, mas que essa rede de fornecedores consiga atender à necessidade dos centros automotivos de acordo com a localidade e tipo de peças.

O sistema calcula todas as variáveis da peça que o cliente precisa e ajuda que ela chegue o mais breve possível ao centro automotivo – o ideal que seja em torno de 24h. Segundo o presidente da DPaschoal, Luís Norberto Pascoal, a empresa busca facilitar a rede de negociação e de produtos como um todo, para assim ter uma evolução no setor. “Vemos que tanto nós quanto nossos concorrentes estão perdendo clientes pela falta da agilidade e é justamente nisso que nosso sistema que ajudar toda a cadeia comercial” explica.

A DPaschoal tem hoje 5 CTTI (Centro de tecnologia treinamento e inovação), três no estado de São Paulo em Campinas, Ribeirão Preto e Ipiranga, um em Porto Alegre/RS e outro em Curitiba/PR. Com relação ao espaço físico, o CTTi de Campinas tem o prédio dedicado para treinamentos enquanto os demais são espaços de treinamento compartilhados com as respectivas lojas. A empresa conta que estão em processo de abertura 2 novos CTTi’s (espaços de treinamento compartilhados): Florianópolis/SC e Uberlândia/MG.
Quanto as lojas, a DPaschoal conta com 163 centros automotivos próprios em 8 estados (MG, SP, RJ, ES, PR, SC RS, GO).

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