Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Dicas para trocar a pastilha de freio na Fiat Strada

Cobreq pastilha de freio Strada

Empresa lista os cuidados e os pontos de atenção na montagem e desmontagem da pastilha de freio na nova Fiat Strada

 

A Cobreq oferece no mercado de reposição pastilha de freio nos modelos N-772 e N-2129, respectivamente com e sem isolador de ruído, destinados à nova Fiat Strada. Para ajudar os mecânicos na hora de substituir o componente, a empresa lista algumas dicas na hora da montagem e desmontagem.

“A pastilha de freio é uma das peças mais importantes de todo o sistema. É por isso que, além da qualidade do produto é essencial que a montagem e desmontagem da peça seja feita da forma correta, respeitando todas as etapas e detalhes recomendados, dessa forma é possível proporcionar uma experiência segura ao condutor. Desenvolvemos um material com essas dicas, justamente para facilitar o trabalho dos profissionais e também para garantir a melhor eficiência da pastilha”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.

O primeiro ponto de atenção, segundo a empresa, é que as pinças de freio, dos dois modelos de pastilha, possuem 2 pares de “molas de retorno”, que são móveis e montadas por baixo. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado com as molas no processo de montagem e desmontagem, uma vez que elas são responsáveis pelo retorno das pastilhas quando o freio não está acionado.

Desmontagem das pastilhas

Ao retirar as pastilhas, a Cobreq explica que é preciso fazer a remoção cuidadosa da mola estabilizadora externa, soltar o pino deslizante e bascular a pinça, para então ter acesso às pastilhas. A recomendação é utilizar as duas mãos para conseguir desencaixar as “molas de retorno”, puxando para o sentido do eixo. Então, dê preferência por retirar a pastilha externa e depois a interna.

Montagem das pastilhas

Na hora da montagem, a dica é primeiro avaliar as condições gerais dos freios, incluindo limpeza, lubrificação, pinos deslizantes e borrachas, dando atenção às “molas de retorno”, que não podem estar torcidas nem amassadas. No caso da pastilha N-772, remova os papéis protetores dos isoladores antirruído e instale a pastilha interna e externa.

Já para as pastilhas N-2129, sem isolador de ruído, é só começar o processo de montagem na etapa de instalação interna e externa. Com o posicionamento e espaçamento ideal entre as pastilhas, encaixe as molas de retorno uma a uma. Por fim, retorne a pinça para a posição original, aperte o pino deslizante e instale a mola estabilizadora externa.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php