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Dicas para otimizar tempo e produtividade na oficina

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Saiba como gerenciar a equipe de colaboradores da oficina para melhorar a produtividade e, consequentemente, aumentar os seus lucros

 

Tempo é fundamental em qualquer área de atuação, seja dentro ou fora do escritório. Um equipe despreparada ou desorganizada pode levar o dobro do tempo que seria esperado para executar uma tarefa. Isso significa que a sua lucratividade está indo embora junto com a produtividade da empresa. Confira a seguir algumas dicas para otimizar o tempo na oficina.

 

1. Controle os acessos ao celular

É normal dar aquela conferida nos e-mails ou nas mensagens do WhatsApp ao longo do dia, mas isso não pode atrapalhar a produtividade da sua equipe. Se preciso, controle o uso do celular no horário de trabalho para que aquele minuto para ler um e-mail não se transforme em 20 minutos ou até mais vendo postagens nas redes sociais ou respondendo os memes nos grupos do WhatsApp.

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2. Trabalhe em um espaço organizado

Seja a mesa do escritório ou o carrinho de ferramentas, organização é fundamental para que o trabalho flua mais naturalmente. Afinal, quem nunca perdeu um tempão procurando uma ferramenta ou um documento sem saber onde estava?

 

3. Divida as tarefas

Saiba trabalhar em equipe e estimule esse comportamento em todos os seus colaboradores. Não adianta uma pessoa estar repleta de demandas e não conseguir entregar. Divida as tarefas de modo que todos consigam cumprir os serviços nos prazo estipulados.

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4. Classifique os serviços da oficina

Determine quais serviços são urgentes, quais são secundários e quais podem ser feitos em outro momento, assim como avalie o tempo de execução de cada um entre curto prazo, médio prazo e longo prazo. Assim fica mais fácil dividir as tarefas entre a equipe, respeitando os prazos combinados com os clientes. Serviços que são urgentes ou que demandam mais tempo podem exigir mais pessoas trabalhando nele, enquanto serviços simples e rápidos podem ser feitos por uma única pessoa ou talvez até no dia seguinte.

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5. Treinamento e ferramental adequado

Conforme falamos no início desta reportagem, uma equipe despreparada também pode prejudicar a produtividade e, consequentemente, os lucros da oficina. Tenha certeza que a equipe está apta a desenvolver um determinado serviço e que possua as ferramentas necessárias para isso. Um bom medidor pode ser a quantidade de atendimentos em garantia que você tem na sua oficina: se muitos clientes retornam para corrigir um problema no serviço entregue, pode ser a hora de avaliar o treinamento que seus mecânicos já possuem e investir em especializações para eles.

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